Loja virtual: 5 segredos de um e-commerce de sucesso

Loja virtual: 5 segredos de um e-commerce de sucesso

O comércio online se tornou uma tendência promissora no Brasil. Segundo estudo conduzido pelo PayPal e BigData Corp, a expansão do e-commerce no país foi de aproximadamente 40% no último ano.

Devido ao risco de contaminação do coronavírus, o comércio físico começa a restringir suas atividades. Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) determinou o fechamento das lojas. Por conta deste cenário, se faz cada vez mais necessária uma boa presença de vendas online.

O sucesso de um e-commerce depende de estratégias específicas e dedicação. Dentre grandes marcas que se destacam, como Amazon, Alibaba, e as brasileiras B2W e Magazine Luiza, podemos retirar algumas maneiras de basear as operações.

1 – Investir em Tecnologia

A tecnologia e inovações constantes são essenciais para um e-commerce. Estar por dentro do que há de novo no mercado e saber quais são as tendências do setor é dever de quem investe nesse ramo.

O primeiro passo é a otimização da páginas e integração dos canais, permitir que o consumidor consiga encontrar facilmente o que quer. A Inteligência Artificial é uma grande aliada nesse sentido, com softwares capazes de organizar os produtos e Chatbots para ajudar no atendimento.

Com os itens escolhidos, o cliente e vendedor devem ter a garantia de um pagamento seguro. Os blockchains, do inglês “encadeamento de dados”, registra as movimentações, analisando e aprovando as transações de maneira otimizada.

2 – Logística

A evolução do e-commerce levou os consumidores à era da entrega imediata. Se antes esperava-se até meses para receber um produto em casa, hoje em dia essa realidade não existe mais para quem quer ser competitivo, por isso, os esforços em logística devem ser prioridade.

Com a forte tendência dos pedidos por aplicativos, passará a ser inaceitável entregas com mais de 5 ou 7 dias. Aproveite então para utiliza-los como aliados, garantindo a presença da sua loja nas principais plataformas.

3 – Apostar no Nicho

As grandes companhias de varejo online costumam dominar a venda de produtos mais genéricos, direcionados ao público de massa, pois têm estrutura para isso. Por essa razão, o conselho aqui é o inverso: a aposta em nichos costuma ser uma estratégia favorável às pequenas e médias empresas, que conseguem dar conta de atender um grupo de clientes mais específico com uma qualidade superior.

Os grandes canais de vendas geralmente possuem um volume maior de clientes insatisfeitos. Aí se evidencia a vantagem dos empreendedores que focam em nichos: eles conseguem oferecer uma qualidade muito superior nos produtos negociados e também criam uma relação mais próxima ao público. Isso torna mais fácil a consolidação da marca no mercado e a estruturação de uma imagem de autoridade no segmento.

4 – Marketing Digital

Sem tráfego dentro do seu site (pessoas navegando pela sua loja virtual), menos chances você terá de vender para elas. Além disso, é necessário que você engaje e retenha os clientes por mais tempo comprando seus produtos.

Sendo assim, é importante que você saiba investir em canais que irão te trazer retorno. Trabalhar as redes sociais para levar ao site? Enviar conteúdo por email? É preciso se dedicar à entender quais caminhos farão o seu cliente chegar mais rápido até você.

5 – Experiência do Consumidor

No final das contas, o que vai assegurar o sucesso do seu e-commerce é a Experiência do Consumidor, que pode ser traduzida na boa execução de todos os pontos anteriores.

Garantir um site navegável e seguro, sanar dúvidas, oferecer uma entrega rápida e um relacionamento especializado no pós-venda são os ideais a serem seguidos.

O e-commerce depende muito do feedback do cliente. Valorize a experiência, não só a positiva, que trará mais consumidores por indicação, mas também a negativa, para corrigir os problemas.

E aí, vamos seguir vendendo?

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