Metas: o primeiro passo para o sucesso nas vendas

Metas: o primeiro passo para o sucesso nas vendas

De uma maneira ou de outra, toda empresa busca alcançar melhores resultados para atingir seus objetivos e metas. Para organizar as etapas de qualquer processo, porém, há uma pergunta desafiadora que surge – em vários momentos da vida profissional ou pessoal – e exige uma boa resposta: aonde quero (ou queremos) chegar? Esse questionamento é elementar para projetar um conjunto de situações que, juntas, poderão levar qualquer empreitada ao sucesso .

Aliada a esta pergunta, surge um dos maiores ensinamentos para todo e qualquer processo, deixado pelo engenheiro de controle de qualidade e expert em administração, o japonês Kaoru Ishikawa: “só é gerenciado aquilo que pode ser medido”. Ou seja, o verdadeiro “pulo do gato” que amarra o sucesso de todo projeto vitorioso nada mais é do que a meta, essencial para o êxito dos vendedores.

O fator mais valioso para a definição de rumos, rearranjo de caminhos e escolha de ferramentas de ação e controle é estabelecer metas para vendedores de forma clara e precisa, que devem ser alcançadas por uma série de variáveis. Além de resultados relevantes para a empresa, é necessário construir um histórico de eficiência que potencialize o posicionamento da marca no mercado.

Estabeleça prioridades e etapas

A todo o tempo, definido o objetivo maior – a meta –, é preciso reunir os recursos para estabelecer prioridades. É importante, também, desdobrar a meta em submetas – que, cumpridas juntas, uma após a outra, levarão ao resultado principal. As submetas podem ser nomeadas e distribuídas pelas etapas do projeto. Cada uma terá uma característica peculiar, observando o foco para atuação na solução de problemas que possam desvirtuar o andamento da estratégia.

É essencial se atentar à disposição das submetas entre os colaborares.  Distribua de forma estratégica e procure extrair o melhor de cada um, respeitando os seus limites e conhecimentos. Pequenos passos, que levarão a caminhada completa, precisam se adequar ao perfil de cada vendedor.

Traduzindo: a meta pode ser fechar dez novos contratos. Ou, então, alcançar um determinado valor de vendas em um período específico. Pode ser até mais simples: reunir uma quantidade de prospects para conhecer o novo produto – e, a partir daí, iniciar os esforços de venda. Para alcançar cada um desses exemplos, a determinação de etapas é imprescindível.

Seja claro e objetivo

A clareza de todo o processo, para o alcance de um bom resultado, deve sempre ser norteada pela objetividade, pela lógica da execução de cada etapa e a observância contínua do comportamento de cada indicador, que refletirão diretamente na apresentação dos índices de controle e mensuração.

Além de monitorar o progresso, estabeleça prazos para manter o foco na meta mais relevante em determinado período. Ressalte também as habilidades que a sua equipe precisa desenvolver para ter um aperfeiçoamento ao longo desse processo. O aprendizado é um dos benefícios adquiridos em objetivos alcançados.

Organize todo o processo

A organização é um ponto crucial para trilhar o trajeto desejado. Os vendedores precisam saber aonde querem chegar, por isso, a visão abrangente das metas prioritárias é uma chave que deve estar ao alcance de todos. Por exemplo, especificar o quanto já foi vendido é uma forma de deixar claro que todo o esforço está valendo a pena.

Faça mudanças quando necessário

E quando nem tudo estiver conforme o planejado, a persistência é essencial. Nessas situações, você precisa parar e analisar o que está impedindo de alcançar a meta. Realize essa avaliação com os seus vendedores, para assim definir uma solução em conjunto. Adaptar uma meta, buscar conhecimento técnico ou se desafiar mais: o intuito é preencher o espaço em branco.

O medo de errar não pode impedir com que você faça o que é necessário. O fracasso se torna realidade quando você desiste de tentar. A confiança mediante os obstáculos é primordial para transformar expectativas em resultados palpáveis.

Metas devem ser sempre desafiadoras, em quaisquer que sejam os ambientes onde elas estejam inseridas, criando assim o sentido de busca, de superação e de quebra de paradigmas, levando ao resultado, dando sentido de real satisfação à conquista daquilo que nos debruçamos a fazer acontecer.

­­­­Por fim, não deixe passar em branco quando a meta for realizada. A premiação fica à critério da sua criatividade. Saber reconhecer também o empenho dos outros vendedores é um estímulo para que cada um faça o seu melhor. A conquista celebrada é uma motivação para que os próximos desafios sejam encarados positivamente.

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