O novo cenário e próximos desafios das Franquias brasileiras

O franchising brasileiro passou por uma série de mudanças nos últimos anos, impulsionadas por fatores como a crise econômica, reformas trabalhistas e também inovações tecnológicas. A ABF, Associação Brasileira de Franchising, divulgou um panorama do cenário atual das franquias brasileiras, com base nos resultados de 2019, e quais serão os próximos desafios do setor.

De acordo com a análise, uma das principais mudanças foi no balanceamento entre os formatos de unidades. As franquias delLojas decaíram de 88% para 85%, enquanto outros modelos, como quiosques e home based,  cresceram 12% para 15%.

“É bem relevante quando vemos, na prática, os novos formatos acontecerem. O franqueador brasileiro é criativo, busca formas de atuar em diversos mercados, mas sem perder a identidade e o DNA da franquia”, comenta André Friedheim, presidente da ABF.

Os novos formatos contribuíram para que o franchising continuasse a abrir unidades, mesmo em período de crise. Isso porque as microfranquias são opções de expansão com investimento inicial de até R$ 90 mil.

Nos próximos anos, porém, deve haver um aumento na venda de franquias de maior porte, por conta da queda dos juros. Para se ter uma ideia, as franquias que mais cresceram no período analisado foram: Oggi Sorvetes (279%), Nutrimais (248%) e OdontoCompany (202%), sendo as duas primeiras de custo reduzido, mas a última não.

Em 2019, a OdontoCompany passou de 210 para 634 unidades. A Franquia, que tem sociedade com o Grupo SMZTO, recebeu o investimento do fundo para a América Latina da L Catterton, que impulsionou a consolidação de seu modelo.

Novas franquias, amparadas pela tecnologia, têm atraído alguns perfis de investidores. “Temos percebido muito interesse de participação de fundos nas franquias. Além disso, vemos movimentos de multifranqueados (franqueados com mais de uma unidade), que são uma tendência no mundo todo e ajudam a acelerar a expansão orgânica das marcas”, afirma Friedheim.

O desafio agora é chegar a regiões que ainda não fazem parte do franchising. Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 2.504 possuem franquias. O Nordeste, por exemplo, aumentou sua participação, mas possui apenas uma marca nativa, a Farmácias FTB – A Farmácia do Trabalhador do Brasil, sendo dominado por empresas de outras regiões. O sudeste permanece na liderança dos franqueadores.

A expectativa é que o setor continue a crescer, tendo a educação como ramo mais próspero para se investir, pois cada vez mais brasileiros buscam por cursos e complementos à sua formação.

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