50 livros sobre vendas imprescindíveis para vendedores - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Os livros são verdadeiras ferramentas de transformação pessoal e profissional, com eles é possível aumentar os conhecimentos e habilidades. Por esses motivos, separamos uma lista com 50 livros sobre vendas para te inspirar!

1 – Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Escrito por Dale Carnegie, essa é uma das maiores obras sobre relacionamento interpessoal do mundo, certamente é uma leitura obrigatória para todo vendedor. 

O livro é referência para muitos profissionais da área comercial e empresarial, ele dá conselhos e aborda técnicas para você melhorar em sua carreira e vida pessoal.

2 – Como vender qualquer coisa a qualquer um – Joe Girard

Como vender qualquer coisa a qualquer um

A obra conta com a experiência de Joe Girard (autor principal), vendedor premiado pelo Guinness Book (edição anual de recordes de performance humana e extremos da natureza) e intitulado como “o maior vendedor do mundo”. Nesta obra, ele revela as estratégias que usou para alcançar esse título.

Alguns tópicos abordados são: como vencer a resistência dos clientes; como transformar seus contatos em clientes fidelizados; como fechar vendas em baixas temporadas, entre outras. 

3 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Richards Covey

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Essa obra foi considerada um dos livros de negócios mais importantes do século XX, além de ser um best-seller. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” foi escrito por Stephen Richards Covey, que listou essas estratégias há mais de 30 anos, mas que continuam atuais. 

O autor ensina princípios que te ajudam a promover ações em felicidade, que, se você as implementar em sua vida, poderão aumentar a satisfação pessoal. 

4 – Gatilhos mentais – Gustavo Ferreira

Gatilhos mentais

A obra é referência em copywriting (estratégia de produção de conteúdo focada em convencer uma pessoa a realizar uma ação específica a partir de um texto persuasivo), mas também influenciou como vendedores realizam negociações. Nela, você tem a possibilidade de aprender, com conhecimento do Gustavo Ferreira, 32 gatilhos mentais para impulsionar suas vendas.

5 – Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

Quem pensa enriquece

Esse livro tem como objetivo mudar a sua forma de pensar, as suas atitudes e ideias frente a algo. 

Escrita por Napoleon Hill, a obra é considerada um clássico sobre sucesso profissional, e conta com com exemplos contemporâneos para contribuir para sua desenvoltura em vendas.

6 – Quem vende enriquece – Napoleon Hill 

Quem vende enriquece

Como ser um bom vendedor se não souber vender suas ideias, projetos e a si mesmo? Essa obra proporciona a oportunidade de você participar do mercado de forma diferenciada. Napoleon Hill desvenda segredos e técnicas para vender mais e melhor. 

Esse livro aborda as vendas de maneira verdadeira, ensinando como planejá-las, usar melhor seu tempo e, além disso, como criar o hábito de sempre fazer mais. 

7 – Como convencer alguém em 90 segundos – Nicholas Boothman

Como convencer alguém em 90 segundos

Esse livro gera a oportunidade de você, leitor, aumentar sua comunicação de sucesso. Nicholas Boothman te ensina a transformar as conexões momentâneas em vínculos duradouros,  que são oportunidades de negócios.

Usando o rosto,o corpo, a atitude e a voz, você consegue gerar uma impressão positiva no outro e criar credibilidade na conversa.

8 – A venda desafiadora – Matthew Dixon e Brent Adamson

 A venda desafiadora

Para Matthew Dixon e Brent Adamson, o sucesso em vendas vai além do relacionamento com o cliente, é preciso desafiá-lo. 

Com base em estudos com milhares de representantes comerciais, os autores dessa obra trazem técnicas e estudos que ajudam os vendedores a melhorarem o relacionamento com o consumidor saindo do convencional.

9 – Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill

Mais esperto que o diabo

Mais uma obra de Napoleon Hill nessa lista. Agora, essa, tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem seus potenciais. A ideia é desvendar as armadilhas mentais que cada ser humano pode ter e como parar de se auto sabotar.

A partir desses ensinamentos, você poderá viver com mais alegria e liberdade.

10 – A máquina definitiva de vendas – Chet Holmes

A máquina definitiva de vendas

Apenas trabalhar mais não significa trabalhar melhor. Este livro, escrito por Chet Holmes, traz essa ideia alinhada ao conceito de aplicar mais inteligência na vida profissional. 

O autor emprega seus conhecimentos e experiências para te ensinar como vender mais, porém de maneira esperta. Essa obra é destinada a todos da área comercial, desde gestores a vendedores.

11 – Os segredos do lobo – Jordan Belfort

Os segredos do lobo

Jordan Belfort, imortalizado por Leonardo DiCaprio no filme “O lobo de Wall Street”, ensina seu método chamado “Sistema em linha reta” para vendedores, como influenciar as pessoas à compra e como fazê-las tomar decisões.

Jordan também revela como aumentar o índice de fechamento e como, a partir da decifração do código de vendas, fidelizar seus clientes para a vida toda. 

12 – Os 25 hábitos em vendas dos mais bem sucedidos vendedores – Stephan Schiffman

Os 25 hábitos em vendas dos mais bem sucedidos vendedores

Escrito por Stephan Schiffman, esse livro mostra como a implementação de simples hábitos no seu dia a dia podem transformar sua performance em vendas. 

O autor se baseia no sucesso dos mais bem-sucedidos vendedores estadunidenses e monta essa lista para você, destrinchando um hábito em cada capítulo. 

13 – O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

o homem mais rico da babilonia

Um dos livros sobre vendas clássicos com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo. Nesta obra, George S. Clason fala sobre como multiplicar suas riquezas e solucionar os problemas financeiros. Tudo isso com base no sucesso dos antigos babilônios. 

O autor ensina administrar seu dinheiro em diferentes tempos e como fazê-lo lucrar. 

14 – Vender é humano – Daniel H. Pink

Vender é humano

Em todos os momentos da vida, nós, como seres humanos, tentamos vender e persuadir o outro a respeito de algo, seja influenciar alguém a estudar ou transmitir uma ideia. E é isso que Daniel H. Pink passa nesse livro, que é da natureza humana tentar convencer o outro.

15 – Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? – Barbara e Allan Pease

Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?

Barbara e Allan Pease, autores desse livro, passam por diferentes países e consultam cientistas para falar sobre o assunto: as diferenças no modo de pensar entre os homens e as mulheres. 

O propósito da obra é melhorar o relacionamento entre os diferentes sexos, ou seja, você pode aprender a se relacionar melhor com seus clientes e com as outras pessoas da sua vida. 

16 – As armas da persuasão – Robert Cialdini

As armas da persuasão

Uma pessoa fica mais propensa a dizer “sim” e concordar com algo quando se identifica com outra. É sobre isso que o psicólogo e professor de marketing, Robert Cialdini, fala em seu best-seller.

Os vendedores podem aproveitar o estudo de Cialdini para aprender as técnicas e os principais pilares da persuasão e aumentar o sucesso de  suas negociações, fazendo com que vendam mais, mas sempre ajudando o cliente.

17 – Do fracasso ao sucesso em vendas – Frank Bettger

Do fracasso ao sucesso em vendas

Quer saber o que fez Frank Bettger ir de um vendedor de seguros fracassado para um dos vendedores mais bem pagos dos Estados Unidos em pouco mais de 10 anos?

Nesta obra, o autor conta seus maiores segredos para conquistar a vida que sempre quis no auge dos seus quarenta anos. Ele revela suas experiências e explica os princípios infalíveis que desenvolveu e aperfeiçoou para alcançar o sucesso no mundo das vendas!

18 – Receita previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

Receita previsível

A Salesforce.com e a HyperQuality aumentaram suas receitas em mais de 300%. Mas como isso foi possível? 

Esse livro, escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, aborda esse segredo. Ele desvenda como o processo de vendas outbound contribui para o avanço de seus negócios. 

19 – Alcançando a excelência em vendas – Neil Rackham

Alcançando a excelência em vendas

Neil Rackham explica a razão dos formatos tradicionais de vendas não funcionarem para as grandes empresas. 

Mas, além disso, ele revela como usar a metodologia SPIN Selling, cujo objetivo é melhorar o processo comercial, guiando o consumidor pelas etapas da venda.

20 – Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

os segredos da mente milionária

Como suas finanças estão? Como está sua mentalidade financeira? T. Harv Eker aborda, nessa obra, os segredos e metodologias para você controlar o dinheiro, e não o contrário. 

Uma das ideias do livro é não evitar os problemas, mas crescer e se tornar maior que eles. 

21 – Previsivelmente irracional – Dan Ariely

Previsivelmente irracional

Nós, como seres humanos, tomamos decisões irracionais a todo o momento. E é isso que esse livro traz. Dan Ariely mostra como romper com os padrões de pensamento e como essa atitude nos faz tomar decisões melhores na vida. 

A obra já ficou na lista dos mais vendidos no The New York Times e, certamente, este é um dos livros sobre vendas indispensáveis para você. 

22 – A tríade do tempo – Christian Barbosa

A tríade do tempo

Christian Barbosa, autor brasileiro, é considerado referência quando o assunto é gestão de tempo. Nesse livro, ele dá a possibilidade de você encontrar a solução para ter a vida bem gerida e equilibrada. 

A obra se baseia em uma pesquisa com mais de 42 mil pessoas no mundo. Tudo isso para tornar a sua vida mais produtiva.

23 – Mindset – Carol S. Dweck

Mindset

O que é ter uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa? Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, popularizou o termo “Mindset” e explicou a diferença entre o pensamento voltado para evolução e o pensamento estacionário. 

O mindset não é somente personalidade, é uma característica que guia os seus resultados e sucessos.

24 – A pergunta definitiva – Fred Reichheld

A pergunta definitiva

“Você nos recomendaria a um amigo?”. Fred Reichheld, nessa obra, te ajuda a aprender como fidelizar os clientes e transformá-los em verdadeiros promotores que geram lucro e mais vendas. 

Ficou curioso sobre como alcançar esse patamar? Leia este livro sobre vendas e aprenda como melhorar seu relacionamento com os consumidores a ponto de trazê-los para perto.

25 – Vendedor minuto – Dr. Spencer Johnson

Vendedor minuto

Dr. Spencer Johnson, nesse livro sobre vendas, mostra como aumentar seus resultados, passando por cada etapa do processo de negociação. A obra se baseia na experiência e vida de referências em vendas.

26 – Seja obcecado ou seja mediano – Grant Cardone

Seja obcecado ou seja mediano

Grant Cardone usa a sua experiência de vida para trazer o assunto: como atingir seus objetivos e ter sucesso. 

Cardone passou por momentos difíceis, como o desemprego e o vício em drogas. Mas, deu a volta por cima e tornou-se um empreendedor milionário e autor deste livro que te dá a oportunidade de conhecer os segredos dele.  

27 – Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões – Roger Fisher e William Ury

Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões

Essa obra já ajudou milhares de pessoas a negociarem melhor. Escrita por William Ury e baseada em um projeto de Harvard sobre negociação e mediação de conflitos, o livro ajuda, de maneira prática, a negociar e ter resultados positivos para as duas partes. 

Todos os ensinamentos da obra são acompanhados por exemplos reais, o que melhora a didática e te ajuda a compreender melhor a situação. 

Certamente essa leitura pode contribuir para o seu sucesso em vendas.

28 – Psicologia aplicada na arte de vender – Donald A. Laird

Psicologia aplicada na arte de vender

A psicologia aplicada às vendas consiste em entender o cliente como outro ser humano com vontades e carências. Ao fazer isso, é possível vender mais e melhor a ele. 

O livro, escrito por Donald A. Laird, é um guia prático para o vendedor estudar e aplicar no seu dia a dia.

29 – A arte da guerra – Sun Tzu

A arte da guerra

Escrito por um general chinês chamado Sun Tzu por volta de 500 a.C, esse livro ainda se mantém atual e aplicável, pois revela conhecimentos sobre a natureza humana e diversas estratégias. 

Aplicado às vendas, a obra pode contribuir para melhorar o relacionamento cliente-vendedor e aprimorar a sua tática para vender.

30 – Comece pelo porquê – Simon Sinek

Comece pelo porquê

Simon Sinek trouxe, nessa obra, como um líder deve liderar. Para isso levantou alguns questionamentos, como: por que alguns são mais inovadores, organizados e até lucram mais que outros? Por que as pessoas são diferentes?

O autor mostra que o propósito de cada um e a motivação individual contam muito para o sucesso. Apenas após compreender estes conceitos é possível liderar de maneira assertiva. 

31 – Como as gigantes caem – Jim Collins

Como as gigantes caem

“Toda instituição é vulnerável, por mais excelente que seja seu desempenho hoje. Qualquer um pode cair e, mais cedo ou mais tarde, a maioria cai.”

Jim Collins afirma que a maioria das empresas fracassa, pois segue os mesmos padrões.No caso, as companhias  normalmente seguem 5 estágios para o insucesso. 

Neste livro, você vai conhecer detalhadamente cada uma dessas etapas e entender o que não fazer para evitar o fracasso.

32 – Negocie como se sua vida dependesse disso – Chris Voss

Negocie como se sua vida dependesse disso

Você já pensou em aprender como os agentes do FBI negociam e convencem as pessoas? Agora é sua chance!

Chris Voss, ex-agente do FBI, revela como negociar de acordo com as técnicas que ele aprendeu e usava em campo.

33 – The closer’s survival guide – Grant Cardone

The closer's survival guide

Escrito por Grant Cardone, essa obra traduzida como “O Guia de Sobrevivência do Closer” prega que você não é pago para vender, mas para fechar a venda. 

Ou seja, você precisa ser capaz de levar o cliente a dizer “sim, eu compro”, pois caso contrário, você perdeu a venda. E esse guia pode te ajudar a alcançar mais fechamentos.

34 – A bíblia de vendas – Jeffrey Gitomer

A bíblia de vendas

Considerada a melhor obra sobre vendas já publicada, ela não poderia faltar na lista dos 50 livros sobre vendas da sua biblioteca. Escrito por Jeffrey Gitomer, autoridade no assunto, a publicação revela os mandamentos do seu sucesso comercial.

A chamada bíblia de vendas tornou-se best-seller por mais de uma década. 

35 – Objeções: como se tornar um mestre na arte e na ciência de superar um não – Jeb Blount

Objeções: como se tornar um mestre na arte e na ciência de superar um não

Escrito por Jeb Blount, o livro trata sobre algo natural do ser humano, as objeções. As pessoas são programadas para evitar a rejeição. No entanto, o sucesso na área comercial depende disso. 

Quando um vendedor se sente rejeitado, é possível que ele fracasse pelo medo, e é exatamente sobre isso que a obra trata. Quer aprender a não se abalar ao receber um “não”? Então, dentre os livros sobre vendas, essa é uma leitura obrigatória para você. 

36 – Prospecção fanática – Jeb Blount

Prospecção fanática

Também escrito por Jeb Blount, o livro tem como subtítulo “o guia definitivo de conversas para iniciar vendas e encher o funil aproveitando ao máximo redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias”. 

Ou seja, é um guia prático que ajuda no desenvolvimento de empresas e na prospecção de novos clientes. 

37 – O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

O lado difícil das situações difíceis

Como construir um negócio quando não existem respostas prontas: essa é a proposta da obra escrita por Ben Horowitz.

Ben é um dos empreendedores com grande relevância no Vale do Silício e, nessa obra, usa  sua experiência para te ajudar a resolver problemas difíceis e alcançar o sucesso. 

38 – Sucesso em vendas – Marcelo Ortega

Sucesso em vendas

Marcelo Ortega, que possui mais de 25 anos em vendas, revela nesse livro como gerar resultados positivos. 

A obra é um verdadeiro guia para profissionais de vendas, contendo técnicas e histórias reais de sucesso e fracasso. Nesse livro sobre vendas, você tem a oportunidade de aprender com situações verdadeiras. 

39 – Alta performance em vendas – Dale Carnegie e Oliver Crom

Alta performance em vendas

Mais uma obra escrita por Dale Carnegie.

A alta performance em vendas consiste em ser mais produtivo, alcançar resultados satisfatórios e sucesso profissional e pessoal. Nesse livro, você pode aprender tudo isso, além de como se relacionar positivamente com os outros.

40 – O livro verde da persuasão – Jeffrey Gitomer 

O livro verde da persuasão

Jeffrey Gitomer te ensina, nesse livro, como se portar, falar, apresentar, influenciar, convencer e persuadir o outro. 

A persuasão é uma técnica presente na vida dos vendedores e, quanto mais trabalhada, melhores poderão ser seus resultados, aumentando sua performance, confiança em si mesmo e sua relação com as pessoas. 

41 – O livro vermelho das vendas – Jeffrey Gitomer

O livro vermelho das vendas

Também de Jeffrey Gitomer, nesse livro o autor mostra porque as vendas ocorrem e oferece elementos para te ajudar a fazê-las acontecerem. Com ele, o leitor irá descobrir importantes  ensinamentos que fazem a diferença entre todos os vendedores do mundo. De acordo com o autor, a diferença entre o sucesso e a mediocridade é a filosofia.

42 – O livro negro do networking – Jeffrey Gitomer

O livro negro do networking

O livro negro em vendas é aquele que contém os contratos, registros e redes de relacionamentos importantes ( e às vezes secretos) do vendedor. No entanto, muitos profissionais não usam essa ferramenta adequadamente e a deixam apenas como registros e papeladas.

Nessa obra, Jeffrey Gitomer, mostra como transformar essas oportunidades em uma ferramenta para o sucesso. 

43 – O maior vendedor do mundo – Og Mandino

O maior vendedor do mundo

Escrita por Og Mandino, nesta obra é contada a história de Hafid, um comerciante que teria vivido há cerca de dois mil anos. 

Após anos de sucesso e soberania sob um império comercial, ele começou a ensinar um aprendiz: Erasmo. E, assim, a obra vai se desenvolvendo. 

O livro é uma ferramenta inspiradora e que pode te ajudar, como vendedor, a se tornar cada vez melhor.

44 – A arte de influenciar pessoas – John C. Maxwell

A arte de influenciar pessoas

John C. Maxwell, orador, conferencista, pastor e escritor te ensina como passar de “gente boa” para um especialista em pessoas, conseguindo influenciá-las. 

Na obra, o autor revela os segredos do sucesso nas relações entre as pessoas e ensina a aumentar o carisma e influência. 

45 – Conversas difíceis – Bruce Patton

Conversas difíceis

Como discutir o que é mais importante? Essa é a pergunta que Bruce Patton responde nesse livro. 

Após quinze anos de pesquisa, o autor reuniu todas as informações e fez um guia completo de como ter diálogos delicados com menos estresse.

46 – Estratégia de vendas – Sun Tzu

Estratégia de vendas

A Arte da Guerra já foi abordado aqui. Essa outra opção de leitura é uma versão adaptada da clássica obra do general chinês Sun Tzu para te levar à vitória na área comercial. 

Escrito por Gerald A. Michaelson e Steven A. Michaelson, o livro dá ideias que contribuem para seu relacionamento com o cliente e te ajudam a se destacar frente aos concorrentes. 

47 – O desafio da venda por telefone – Walter Coelho

O desafio da venda por telefone

Escrito por Walter Coelho, o livro de vendas aborda a dificuldade de vender por telefone,  uma prática que é muito comum atualmente, e que muitos vendedores vivenciam. 

A obra conta com casos e exemplos reais, além de modelos de como abordar um cliente por telefone, como contornar as objeções, como negociar e muito mais.

48 – O vendedor Pit Bull – Luis Paulo Luppa

O vendedor Pit Bull

Luis Paulo Luppa traz, nessa obra, que o trabalho duro gera resultados na vida do vendedor. O objetivo do livro é ajudar na rotina do profissional de vendas ao construir um referencial de argumentos e técnicas de venda para alcançar o sucesso. 

49 – Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa – Eduardo Ferraz

Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

Negociar é uma habilidade essencial para qualquer vendedor e, para realizar isso, é necessário estudo e técnica. 

Nessa obra, Eduardo Ferraz aborda como negociar em situações delicadas, mas, além disso, como tratar e falar com o outro.

50 – Negociações eficazes – Jeff Weiss

Negociações eficazes

Escrito por Jeff Weiss, essa obra é considerada outra leitura indispensável para os profissionais de vendas. Com o selo de qualidade da Harvard Business Review, o autor mostra o passo a passo para alavancar a sua carreira. 

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