Como aumentar as vendas no Natal é uma preocupação recorrente para o departamento comercial. Essa época do ano é uma das mais esperadas para impulsionar os resultados.
Essa data festiva, além de todo o valor religioso e cultural que carrega, também eleva os hábitos de compra das pessoas que têm o desejo de adquirir produtos e serviços novos para dar de presente a si mesmas e para seus entes queridos.
Por esse motivo, trouxemos 6 dicas de como aumentar as vendas no Natal e ter um sucesso em vendas!
6 dicas de como aumentar as vendas no Natal
1 – Prepare o seu time
A primeira sugestão, e uma das mais importantes, é preparar o seu time para atender às expectativas do público. Como esperado, é comum que o movimento de consumidores na loja aumente e toda a equipe comercial precisa estar preparada para isso.
Além de contar com colaboradores suficientes para ajudar cada comprador em potencial que adentrar à loja, eles precisam estar capacitados para fazer uma venda consultiva.
Essa técnica de venda [consultiva] consiste no profissional de vendas ser um verdadeiro especialista no que vende e ajudar o cliente a encontrar uma solução para um problema.
Se você atende uma pessoa que deseja comprar algo para um familiar, por exemplo, não basta perguntar o que seu cliente tem em mente, mostrar a direção de onde ficam os produtos na loja e deixá-lo à deriva. A ideia é fazer perguntas mais profundas, como:
- O que você pensou em comprar como presente?
- Quem é o familiar que você irá presentear?
- Qual o seu nível de proximidade com ele?
- Quais são os gostos e hobbies dele?
- O que ele mais gosta de consumir?
A partir de perguntas como essa, apresente soluções personalizadas ao cliente. Sendo assim, você consegue aplicar a técnica da venda consultiva.
Ao adotar essa prática, fazer vendas consultivas e prezar pelo bom atendimento, você transforma oportunidades em vendas concretizadas.
Existem, algumas outras técnicas de vendas para você aplicar em sua rotina comercial. Para colocá-las em ação, é necessário treinar a equipe constantemente.
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2 – Use a sua carteira de clientes
A carteira de clientes é uma ferramenta poderosa para você gerenciar os seus contatos e saber quais oportunidades existem em cada momento. Além disso, com ela é possível se planejar para saber quais ações adotar com cada consumidor.
Basicamente, na carteira de clientes você precisa mapear quais são os:
- Suspects: contatos que você tem, mas ainda não iniciou relação comercial;
- Ativos: aqueles que compram de você com uma frequência desejada;
- Pré-inativos: consumidores que estão perdendo o interesse pela sua marca;
- Inativos: aqueles que já deixaram de comprar de você.
Organizar a sua carteira de clientes é uma ótima forma de aumentar as vendas no Natal, porque você consegue traçar uma estratégia específica para vender para todos os consumidores mapeados. Por exemplo:
- Fazer campanhas específicas para o Natal e atrair os suspects;
- Criar oportunidades exclusivas para aqueles que já compram de você, como acesso a promoções antecipadas;
- Propor novas alternativas de produtos ou serviços para os pré-inativos;
- Fazer uma nova proposta comercial para os inativos com condições especiais e trazendo novidades que você vende.
Quando você cumpre esse processo, você consegue aumentar as suas oportunidades de negócios e, consequentemente, os seus resultados.
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3 – Garanta o estoque
Quando não há planejamento, o final de ano pode gerar problemas de estoque em diversas empresas. Como já falado, a época do Natal e do Ano Novo movimenta fortemente o comércio.
O aumento das demandas pede que os vendedores também se preparem para atender a todos os consumidores. Caso você venda produtos físicos, planeje-se para não faltar nenhuma opção para os clientes durante essa época.
Em algumas empresas o que pode acontecer é o estoque acabar nos dias próximos ao Natal e, nesse caso, quem ainda tiver o que vender, continuará lucrando. Portanto, se você quer saber como aumentar as vendas no Natal, uma das respostas é: esteja preparado para vender.
Imagine, quando o cliente pensa onde irá procurar o que deseja, será que você é uma opção que vem à cabeça dele como quem tem variedade de produtos e estoque?
Caso você venda um serviço, também é necessário estar preparado. Tenha todas as ferramentas que são importantes para realizar o seu trabalho, organize-se para atender o máximo de consumidores possíveis.
4 – Ofereça formas diferentes de pagamento
As compras de Natal podem pesar para alguns bolsos, por isso é frequente o uso de cartões de crédito nessa época do ano. Mas, somente ter uma maquininha de cartão é tudo que você pode fazer?
Crie outras possibilidades de pagamento e tente diferenciar-se da concorrência. Sempre procure facilitar a vida do cliente. Para isso, algumas alternativas são:
- Propor o parcelamento no crédito sem cobrar juros;
- Criar carnês próprios da empresa;
- Deixar o primeiro pagamento para o futuro.
5 – Entenda o senso de urgência
Em caso de empresas que vendem produtos pela internet, é necessário entender que o prazo de entrega é muito importante nessa época do ano.
Muitas pessoas podem deixar de comprar pela demora da entrega, pois deixaram as compras para a última hora, e, se você não tiver um envio rápido, esse é um fator que pode impedir o cliente de adquirir o que você vende.
Portanto, se você quer saber como aumentar as vendas no Natal, ofereça frete rápido. Ao adotar essa prática, você consegue diferenciar-se de outras marcas no mercado, o que te deixa à frente delas e aumenta as suas oportunidades de venda.
6 – Ofereça ofertas específicas para essa época do ano
Em último lugar da lista, mas não menos importante, os descontos na época do Natal e do Ano Novo são esperados pelos consumidores.
O desconto não pode ser uma prática considerada normal dentro das vendas, mas é possível trabalhá-lo estrategicamente. O importante é não diminuir o valor agregado do que você vende. Para isso, algumas estratégias para alcançar as expectativas do consumidor e não sair perdendo são:
- Dar brindes específicos para determinadas compras relacionadas ao Natal;
- Criar promoções como “leve três, pague dois”;
- Mudar as condições conforme o tipo de pagamento;
- Oferecer produtos com edição limitada para essa época do ano.
Outra estratégia específica para o fim de ano é participar das datas tradicionais de promoções, como a Black Friday. Ela acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro. Também há o Boxing Day, que é o dia 26 de dezembro, onde diversas empresas fazem promoções para vender o que ainda não foi vendido até o Natal.
Participar desses dias de ofertas te ajudará a aumentar as suas vendas no Natal.
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