Como vender mais na Black Friday 2021 - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Participar da Black Friday 2021 é uma oportunidade de impulsionar as suas vendas em uma das datas mais esperadas do ano pelos consumidores de todo o país.

De acordo com a Conversion (agência de marketing de conteúdo com foco em estratégias não pagas), a Black Friday 2020 foi a maior de toda a história. Mesmo com a pandemia, o consumo aumentou e, inclusive, transformou a forma como os brasileiros compram: 76,5% dos consumidores fizeram compras online devido ao isolamento social

Com esse cenário, a expectativa é de que, neste ano, as vendas continuem promissoras.

Mas como participar dessa evolução? O que fazer na Black Friday 2021 para vender mais? Veja, neste conteúdo, tudo que você precisa saber para impulsionar as suas vendas! 

O que é Black Friday e quando acontecerá

A origem desse termo é incerta, mas sabemos que ele nasceu nos Estados Unidos ainda no século 19. Em tradução livre do inglês, significa “sexta-feira” (Friday) “negra” (Black), e é um dia destinado às ofertas diferenciadas em todos os segmentos, principalmente no varejo.

Essa data tradicional estadunidense acontece após o Dia de Ação de Graças, que é sempre na 4° quinta-feira de novembro. Mesmo sendo originário do século passado, o evento ganhou grande repercussão apenas em 2001 e, desde então, vem sendo o maior dia de compras do ano em diversos países.

A Black Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro e promete aquecer a economia e movimentar o fluxo de clientes nas lojas e no comércio virtual. 

Como participar da Black Friday 2021

Antes de estruturar uma campanha de descontos arrebatadores, é essencial pensar estrategicamente para que a Black Friday 2021 seja uma oportunidade de bons negócios. 

Em primeiro lugar, é necessário entender qual é o perfil do seu consumidor e quais são os hábitos de compra dele. 

De acordo com o relatório Webshoppers, da Ebit, no primeiro trimestre de 2020 o e-commerce cresceu 31% em comparação  ao ano anterior. Além disso, bateu recorde em relação aos valores de vendas no comércio eletrônico, totalizando R$ 53,4 bilhões.

Essas informações mostram como a população está, cada vez mais, familiarizada com as compras online. 

No entanto, com a redução das medidas restritivas por todo o país, a expectativa é de que o comércio presencial também aumente o fluxo em comparação a 2020. Em resumo, as previsões para as vendas no Brasil neste ano são excelentes.

3 Dicas para vender mais durante a Black Friday 2021

Seja verdadeiro com as promoções

Na primeira vez que houve Black Friday no Brasil, em 2010, algumas lojas participaram, oferecendo descontos irreais. Ou seja, os comércios aumentavam o preço dos produtos ou serviços semanas antes da data e, depois, abaixavam como se estivessem aplicando descontos verdadeiros. 

Essa prática foi chamada de “tudo pela metade do dobro” ou de “Black Fraude”. Assim, os consumidores se sentiram enganados e ficaram insatisfeitos com as ofertas da data.

Por esses motivos, a população brasileira e órgãos reguladores, como o Procon, tendem a inspecionar os preços dos produtos ou serviços a fim de ver se as promoções realmente são verdadeiras. Para isso, hoje, existem inúmeros sites que revelam histórico de preços e condições mentirosas. 

Assim, é muito mais fácil descobrir uma farsa. Quando as ofertas não são reais, além de não ter sucesso nas vendas, é possível que o nome da empresa fique com má reputação, pois os consumidores tendem a divulgar o ocorrido. 

Portanto, pense antecipadamente sobre quais produtos ou serviços irá oferecer promoções; quais são os que chamarão mais a atenção dos consumidores e desenvolva um plano real de ofertas para a Black Friday.

Crie valor no que vende

A principal estratégia mercadológica da Black Friday é atrair clientes pelo preço baixo. Mas, em meio a uma competição, o que é preciso fazer para se diferenciar? 

Em um cenário onde todos os preços caem, para você conseguir se destacar e vender mais que a concorrência, é necessário proporcionar algo além do já visto no mercado: crie valor em cima do que vende, mostre para os possíveis consumidores que o seu produto ou serviço é algo que eles precisam, mas o segredo é fazer isso antes da Black Friday.

De acordo com o estudo “Black Friday 2021”, 92% dos brasileiros pesquisam os preços do que desejam comprar antes da data e, para 57% dessas pessoas, a antecedência da pesquisa chega a ser de até dois meses ou mais antes da data oficial.

Por esses motivos, é necessário ser verdadeiro quanto aos descontos e trabalhar o relacionamento com os consumidores antes do evento. Quando enfim chegar o período da Black Friday, é comum que essas pessoas que admiram e gostam da sua marca comprem de você, pois houve nutrição de um relacionamento duradouro. 

Invista no diferencial

O diferencial é um dos pontos mais importantes dentro da Black Friday 2021. Como visto, os brasileiros tendem a preferir comprar pela internet, ainda mais no cenário atual. Mas, as compras presenciais também recebem grande movimentação nessa época. 

De qualquer maneira, independente se você for vender online ou presencialmente, ofereça mais que o produto ou serviço, promova algo que se diferencie da concorrência. 

Por exemplo, se for uma venda virtual, alguns fatores de decisão para comprar algo podem ser:

  • Se há custos para o frete. Caso haja, qual é o valor dele;
  • O quão bem avaliado você é na internet;
  • O que o consumidor ganha ao comprar de você além do preço?

A ideia é sempre simplificar e proporcionar uma ótima experiência aos consumidores. Por outro lado, se a compra for presencial, alguns fatores de decisão para o fechamento podem ser:

  • O seu discurso de vendas;
  • Se a venda foi consultiva, que é aquela em que o vendedor age como um especialista para ajudar o cliente a solucionar um problema.

Essas foram as dicas para participar ativamente da Black Friday 2021 e impulsionar suas vendas. Mas, para realmente criar uma estratégia comercial além dessa data e melhorar todos os seus resultados, é necessário treinamento constante. 

Estude sobre os processos comerciais, sobre técnicas de vendas, como aplicá-las e como atualizar-se no mercado.

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