Como fazer um treinamento de comunicação? 11 temas vitais!

De maneira prática e didática, você aprenderá como fazer um treinamento de comunicação em sua empresa. 

Para isso, distribuímos o conteúdo da seguinte forma:

  • conceito;
  • tipos de treinamento;
  • 4 dicas para tirar sua ideia do papel. 

?Bônus: 11 temas indispensáveis para a sua formação!

Parece interessante? ?

Continue a leitura e tire suas dúvidas! 

O que é treinamento de comunicação?

Um treinamento de comunicação reúne diversos materiais em formato de videoaulas, e-books e infográficos que visam melhorar e praticar a habilidade e competência da comunicação dos funcionários de uma companhia. 

Em diversos momentos, restringimos esse tipo de formação em apenas mais uma ferramenta para tornarmos as demandas mais leves e descontraídas.

Contudo, o treinamento de comunicação é útil para outras finalidades, e não somente para a troca de dados entre os membros de uma equipe. 

Afinal, a comunicação corporativa não ocorre só no ambiente interno. Ela também acontece entre os times e os consumidores, fornecedores e parceiros, em suas interações e negociações. 

Logo, para cada modelo de negócio, há um treinamento de comunicação mais específico. 

Entretanto, antes de colocar a mão na massa, recomenda-se fazer um estudo mais detalhado sobre esse ponto de necessidade e procurar o melhor tipo de capacitação para o seu negócio. 

De maneira geral, estes são os treinamentos de comunicação mais comuns nas empresas: 

  • treinamento de comunicação assertiva;
  • treinamento de comunicação interna;
  • treinamento de comunicação interpessoal;
  • treinamento de comunicação não-violenta.

?Aliás, assista este vídeo do Instituto CNV Brasil e aprenda mais sobre a Comunicação Não-Violenta: 

Por que aplicar um treinamento de comunicação? 

Entre os benefícios mais comuns de um treinamento de comunicação, podemos destacar:

  • capacita os funcionários da companhia para que eles possam atuar em equipe no alinhamento de suas demandas; 
  • otimiza as reuniões, pois o funcionário se comunica de maneira mais curta e eficaz; 
  • ensina o colaborador a conduzir uma apresentação em público, seja presencial ou remota; 
  • aumenta a autoestima do time, pois os funcionários se sentem mais seguros para tomarem qualquer decisão, seja de maneira verbal ou textual; 
  • equilibra o diálogo entre leigos e experientes, pois todos usam a mesma linguagem de comunicação. 

? Quer saber mais? Assista: 

Como fazer um treinamento de comunicação? Confira 4 dicas!

Uma vez que você já sabe o que é um treinamento de comunicação interna e quais são os seus benefícios, é hora de colocar o seu conhecimento em prática. 

Para isso, siga as seguintes dicas: ?

  • faça o levantamento de necessidades de treinamento;
  • crie um planejamento;
  • avalie a turma;
  • defina uma plataforma parceira. 

Vamos entender cada uma delas! 

1- Faça o Levantamento de Necessidades de Treinamento

Em síntese, o Levantamento de Necessidades de Treinamento é uma série de procedimentos e estratégias que ajudam a identificar lacunas para treinar e desenvolver os times de uma companhia. 

Isso inclui: ações e análises que destacam exatamente quais os segmentos e colaboradores que necessitam de capacitação. 

Durante o estudo, os líderes devem identificar quais os pontos de desalinhamento entre o que os funcionários precisam executar e o que sabem fazer, descobrindo carências e oportunidades de crescimento da equipe. 

Por exemplo, o estudo pode revelar a necessidade de um treinamento de comunicação interpessoal, com foco na solução de conflitos, que são gerados por falta ou má interpretação. 

Aliás, este estudo conduzido por Albert Mehrabian, psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia (UCLA) destaca que:

As comunicação não verbais, isto é, feitas por meio de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes nas empresas do que as outras. 

Nesse caso, você pode compartilhar diversas técnicas e exercícios sobre o potencial da voz, que é uma ferramenta poderosa no ambiente de trabalho. 

Ficou interessado em descobrir as necessidades da sua empresa? 

? Assista ao vídeo abaixo e confira dicas de como conhecer as carências da sua equipe: 

2- Crie um planejamento! 

Com as necessidades identificadas, o próximo passo é fazer um planejamento do seu curso. 

Neste momento, defina os seguintes pontos:

  • periodicidade das aulas;
  • apresentações;
  • formato (ao vivo ou gravado por meio de uma plataforma EAD);
  • indicadores de performance; 
  • exercícios avaliativos;
  • dinâmicas para estimular o envolvimento dos alunos. 

3- Avalie a turma 

Como fazer um treinamento de comunicação e avaliar os funcionários? Estimule o participante a criar uma apresentação em vários formatos, tais como: texto, vídeo e áudio. 

Dessa maneira, você entenderá se ele absorveu o conteúdo ou se será necessário trabalhar outros pontos. 

4- Defina uma plataforma parceira 

Por último, porém, não menos importante, indicamos que você hospede esse treinamento de comunicação em uma plataforma EAD para que ele seja acessível para toda a equipe, sempre que necessário. 

Isso irá economizar tempo, pois o material está acessível, seja para um processo de onboarding ou somente para estimular o aprendizado de quem já faz parte da empresa. 

Tudo certo com o treinamento de comunicação? 

Esperamos que até aqui você tenha aprendido tudo sobre treinamento de comunicação. Contudo, para te ajudar nessa missão, separamos alguns conteúdos indispensáveis em qualquer empresa. Veja só! ?

  • dicas para aquecer a voz;
  • modulação de voz;
  • expressão facial e corporal;
  • storytelling;
  • regras gramaticais;
  • concordância verbal;
  • ortografia;
  • gerundismo;
  • vícios de linguagem;
  • como eliminar os tics verbais;
  • o poder da empatia e confiança. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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