Sabemos que trabalhar como vendedor é um grande desafio. Entre inúmeras atividades, a dinamicidade do trabalho faz com que o profissional tenha que ter uma série de conhecimentos e atitudes para se destacar na área. Nesse sentido, fica a dúvida: como ser um especialista em vendas?
Afinal, o mito de que uma pessoa precisa ter talento para ser um bom vendedor já caiu há alguns anos. Pelo contrário, é necessário ter motivação, preparação e estudo para ter sucesso no mundo comercial.
A especialidade de vendas pede exatamente isso: trata-se de um profissional que precisa saber o que quer, para alcançar resultados ainda melhores dentro da empresa em que trabalha. Mais do que isso, requer dedicação e alta performance.
Mas será que existe um curso de especialista em vendas? Como se destacar nessa área tão concorrida e se tornar o profissional que você deseja ser? É sobre isso que falaremos neste conteúdo. Boa leitura!
O que é especialista em vendas?
O especialista em vendas é um profissional que está sempre em busca de novos conhecimentos para expandir seus horizontes e tornar-se expert no segmento em que está inserido.
Por isso, é fundamental ter um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, também conhecido como CHA de vendas, que podemos entender como:
- Conhecimentos: os saberes teóricos que um profissional acumula, como a história da empresa e o mercado que está inserido, assim como as informações que vêm da experiência na área comercial, como as etapas de vendas ou ferramentas específicas;
- Habilidades: ser capaz de executar os conhecimentos, ou seja, colocar em prática o que aprendeu. Por exemplo, um bom planejamento nas vendas, prospecção de novos contatos, técnicas de abordagem, negociação, ter uma boa comunicação etc.;
- Atitudes: são ligadas ao comportamento de uma pessoa no dia a dia, como ser proativo, organizado, estudar com frequência e procurar resolver problemas.
Esses são apenas alguns exemplos e, é claro, o CHA não é padronizado para todos os profissionais de um mesmo cargo, até mesmo porque as pessoas são diferentes.
Então, é essencial avaliar o que você aprecia em pessoas que são referência para você e, a partir disso, encontrar formas de inserir esses atributos na sua rotina de trabalho.
Como se tornar o melhor especialista em vendas? 5 dicas efetivas
Agora que você já sabe o que é e quais são os principais conhecimentos, habilidades e atitudes de um especialista em vendas, confira 5 dicas sobre como se tornar um.
1. Especialização no setor desejado
Um vendedor especialista precisa justamente se especializar, não é mesmo? Então, descubra o setor com o qual você se identifica e busque treinamentos nessa área.
Em um primeiro momento, as instruções teóricas e o contato com professores é enriquecedor para a formação profissional.
Por sinal, dê preferência para cursos que emitam certificados, pois essa é uma forma de comprovar sua autoridade no currículo e conquistar oportunidades no mercado.
Aproveite os treinamentos para conversar com colegas e professores e pedir dicas sobre o setor, assim, você pode conhecê-lo mais detalhadamente.
2. Tenha bons relacionamentos interpessoais
Qualquer vendedor precisa ter um bom relacionamento com o cliente, certo? Para o especialista em vendas, isso é ainda mais importante. Construir boas relações é a base de qualquer profissional que deseja ser expert na sua área.
A propósito, é vital se conectar com as pessoas para entender o que elas precisam, estabelecendo uma relação de confiança. O que nos leva ao próximo ponto.
3. Ouça seu cliente e entenda o que ele quer
Não adianta ser um grande conhecedor do mercado e do segmento em que está inserido se você não ouvir, de fato, o que os clientes têm a dizer.
Tenha em mente que essa é a única maneira de realmente entender o que eles querem e quais são suas necessidades.
A escuta ativa é uma das técnicas de vendas com maior potencial para criar conexões. Isso significa receber as informações do seu consumidor de maneira empática, com plena atenção e com o objetivo de entender o propósito do outro.
4. Confie no seu potencial
Um especialista em vendas precisa ter autoconfiança. Se você não acreditar que está pronto para seus desafios, dificilmente conseguirá vencer as objeções dos clientes.
É comum que a insegurança bata uma vez ou outra, mas você não pode deixar que isso te paralise. Pare de questionar sua capacidade e lembre-se de todo o caminho que percorreu para chegar até ali.
Considere todos os outros desafios, clientes, empresas e, principalmente, tudo o que você aprendeu com as experiências anteriores.
Um cliente apenas irá comprar de você se sentir confiança no que você está vendendo. Logo, não duvide do seu potencial.
Aliás, uma boa maneira de ter mais certeza da sua competência está na próxima dica.
5. Procure desenvolvimento constante
Para qualquer profissional que deseja se destacar em sua área, a palavra-chave do sucesso é: capacitação. Um especialista em vendas online ou presencial não deve acreditar que já sabe tudo – porque, de fato, não sabe.
Sempre existirão novas técnicas, abordagens e estratégias para serem aprendidas. No fim das contas, o mercado evolui tão rápido que as tendências aparecem com uma grande velocidade.
A pessoa que não procura por cursos de especialista de vendas e que se acomoda está propensa a ser deixada para trás. Já ouviu sobre o termo lifelong learning? A tradução livre do termo para português significa “aprendizado ao longo da vida”.
Na prática, indica que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo. Essa premissa é essencial para o desenvolvimento profissional e, especialmente, para ser um especialista em vendas com grande potencial.
Como melhorar a performance para ser um vendedor especialista?
Vontade de crescer e competência são dois pontos favoráveis para quem deseja se tornar um vendedor de alta categoria, como vimos até agora. Mas somente essas qualidades não alavancam a carreira de ninguém.
Ter consciência sobre os próprios erros, com o intuito de aprimorá-los, fortalece seu desenvolvimento. No entanto, poucas pessoas sabem lidar com essa situação. Então, para se destacar na sua vida profissional:
- Tenha clareza sobre seus interesses;
- Identifique os pontos fortes e fracos;
- Fique atento às tendências do mercado;
- Procure por cursos e treinamentos para qualificação;
- Aprenda a priorizar o que é importante para você;
- Acompanhe seu progresso;
- Tenha constância e continue nessa jornada.
Para o IEV, vendas não é “jetinho”, mas é uma ciência. Sem a mentalidade, processo comercial e prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado.
Por isso, com a metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas.
Formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança, pois sabemos que a sorte não basta para te posicionar verdadeiramente no mercado.