Dicas para vender mais na crise: como alavancar as vendas?  - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

O mercado está acostumado a passar por recessões econômicas e crises, por mais variadas que elas possam ser. Mas isso significa que as empresas devem se organizar para lidar com esses cenários, por mais adversos que sejam.

Afinal, todos os segmentos, uma hora ou outra, enfrentam altos e baixos. Encontrar dicas para vender mais é uma maneira de garantir que o desempenho do negócio não represente uma grande queda no faturamento da organização.

Os maiores segredos para esse momento é a adaptação e os processos bem estruturados. Tudo isso, é claro, sem falar do planejamento estratégico. 

Por mais que ninguém queira passar por esses momentos, toda empresa deve estar preparada para lidar com isso, como uma maneira de se precaver e aumentar o potencial do negócio.

Mas, afinal, como alavancar as vendas em tempos de crise? O que é necessário fazer para que sua empresa não seja definida por esses momentos? Confira algumas dicas que separamos para você. Boa leitura!

Como alavancar as vendas em tempos de crise? A importância do planejamento

É fundamental que os empreendedores estejam preparados para lidar com os diferentes cenários que sua empresa passa, tanto os positivos quanto os negativos. Mas, mais do que isso, é necessário ter um bom conhecimento do seu negócio e estar atento às principais tendências para que não seja consumido pelo atual estado do mercado.

Segundo o Ministério da Economia, mais de 1,4 milhão de empresas fecharam apenas em 2021. Os principais motivos para isso foram a crise e a falta de gestão.

Sabemos que a crise não podemos controlar, então como driblar este cenário? Como já falamos, com um bom planejamento estratégico.

Essa é uma ferramenta de gestão que orienta o caminho de uma empresa para alcançar os seus objetivos. Para isso, é necessário conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio, como uma maneira de identificar possíveis oportunidades ou ameaças.

Afinal, não adianta pensar em dicas para vender mais na crise se você não tem um processo organizacional bem estruturado. Até mesmo porque é preciso planejar estratégias que gerem um diferencial competitivo para se destacar e bater as suas metas.

Então, para saber como aumentar as vendas em tempo de crise, primeiramente é essencial entender que você deve estar preparado a todo momento para isso – mesmo quando o cenário é positivo.

Afinal, esse é o período mais tranquilo para criar projeções, preparar-se financeiramente ou até mesmo fazer investimentos que sejam mais proveitosos para o futuro, de acordo com os seus objetivos.

Uma maneira de entender quando a sua empresa está tendo resultados satisfatórios é por meio do acompanhamento das principais métricas e indicadores. Dessa forma, é possível conhecer com base em dados a realidade do seu negócio. Quer saber mais? Confira este eBook completo:

Agora que você já entende mais sobre a importância do planejamento em todos os momentos, confira as principais dicas para vender mais.

5 dicas para vender mais em tempos de crise

Faça um diagnóstico do negócio

A primeira dica para vender mais durante a crise é fazer um diagnóstico do cenário atual. 

Ou seja, é preciso entender onde a empresa está em relação a posicionamento de mercado, situação financeira, satisfação dos colaboradores e qualidade do serviço ou produto.

Além de olhar internamente para suas forças e fraquezas, a empresa deve analisar o mercado para identificar oportunidades e ameaças. Toda essa avaliação pode ser feita com ajuda da Análise SWOT.

Em inglês, a sigla quer dizer:

  • Strengths (Forças): quais são os pontos fortes da empresa que o diferenciam na disputa com concorrentes, como preços mais competitivos ou bom posicionamento de marca;
  • Weaknesses (Fraquezas): vulnerabilidades da empresa em relação aos concorrentes, como percepção negativa da marca ou pouco capital disponível para investimento;
  • Opportunities (Oportunidades): cenários externos que criam fatores favoráveis para a empresa, como uma tendência de aumento de consumo ou entrada de novos investidores;
  • Threats (Ameaças): todos os fatores externos que criam um ambiente desfavorável para a empresa e podem representar ameaças para o negócio, como a entrada de novos concorrentes ou crises de mercado.

Nos aspectos relacionados a forças e fraquezas, a empresa deve analisar o ambiente interno. Já quanto a oportunidades e ameaças, devem ser avaliados os fatores externos.

Aprimore o processo de vendas

Quando falamos do processo de vendas, nos referimos ao conjunto de informações, técnicas e orientações que guiam a força de vendas ao longo de todo o ciclo comercial. Ele engloba os processos organizacionais essenciais para a manutenção da fluidez entre as áreas. 

A ideia é que, com um documento orientativo que guie toda a área comercial, haja um aumento da produtividade, uma redução no índice de erros na gestão e, principalmente, que a equipe trabalhe com mais segurança e motivação.

Isso permite que os vendedores tenham maior eficiência e autonomia para realizar o seu trabalho, uma vez que estão seguindo as técnicas estabelecidas pelo gestor. 

Nisso, desde a preparação e planejamento, até o fechamento e pós-vendas, os colaboradores poderão se guiar por esses modelos, aumentando o seu potencial nas vendas.

Para saber mais sobre isso, baixe o eBook gratuitamente.

Reforce seu diferencial competitivo

Uma das principais maneiras de entender como aumentar as vendas em tempos de crise é pensando no seu diferencial competitivo, ou seja, a maneira que se destaca da concorrência.

Isso pode ocorrer de diferentes maneiras: preços mais baixos, bom custo-benefício, entrega rápida, serviço mais especializado no segmento, atendimento personalizado, compras onlines e tantas outras questões.

O importante é entender o que torna o seu negócio único para alavancar as vendas a partir disso.

Agregue valor às suas soluções

A ideia de valor, neste sentido, não está relacionada ao preço ou à quantia de dinheiro oferecida, mas sim o que suas soluções podem proporcionar ao cliente. 

Ou seja, envolve as expectativas que o consumidor tem, assim como o que ele ganhará ao adquirir o produto ou serviço.

Uma boa maneira de agregar valor é focando na experiência do cliente. Dessa forma, além de se sentir valorizado, terá a percepção de que tomou a melhor decisão por tudo o que foi vendido – mais do que um produto, mas um relacionamento com a marca.

Isso tem a ver não apenas com um bom atendimento, mas também nas vantagens que são ofertadas quando você realmente conhece o seu perfil de cliente.

Leia também: Customer Experience (CX): entenda a importância para o seu negócio

Construa parcerias interessantes

Parcerias são sempre bem-vindas quando pensamos em dicas para vender mais. É possível avaliar, dentro do seu segmento e de acordo com o perfil dos clientes, quais parcerias seriam interessantes de construir. 

Normalmente, isso é ainda mais positivo quando o produto da outra empresa complementa o seu. Dessa maneira, os dois lados podem sair ganhando.

Vale também pensar nos segmentos que não foram tão afetados pela crise em questão, pois eles poderiam representar uma chance ainda maior de alavancar as vendas.

Dica bônus: invista nos colaboradores

Não tem como aumentar as vendas em tempos de crise se os seus vendedores não são bem qualificados para isso. 

Afinal, eles devem vender bem em todos os momentos, mas nos períodos de baixa precisam conhecer as técnicas e estratégias certas para conseguir melhores resultados.

Mas, assim como o planejamento estratégico, você deve pensar nessa questão a todo momento e não apenas quando a fase ruim chegar. Até mesmo porque, se eles são treinados desde o começo, já estarão mais preparados para lidar com as adversidades.

Lembre-se de que os treinamentos de vendas são uma das principais maneiras de investir no potencial da sua empresa.

Aumente seu potencial de vendas com o IEV

Esperamos que esse guia com dicas para vender mais tenha te ajudado. Como você viu, mais do que grandes investimentos, é necessário organizar a casa para que você e sua equipe possam aproveitar melhor o tempo e o esforço investidos na área.

Quer um exemplo disso? A empresa de viagens Flytour Nova Prata conseguiu superar expectativas de conversão e manter faturamento em 70% em meio à pandemia.

Quando contrataram o IEV, o objetivo das sócias era aumentar a conversão e alavancar as vendas: 

“Nós tínhamos bons resultados, mas víamos que tinha muito orçamento não fechado, então a gente sabia que poderíamos crescer muito com o cliente que já estava aqui dentro. Então, por que a gente não estava convertendo? Nós tínhamos produto, tinha preço. O que estava faltando?

Entretanto, esse objetivo enfrentou ainda outro obstáculo: o cenário da pandemia. Com tantas viagens sendo canceladas ou adiadas, para continuar tendo resultados, a equipe da Flytour Nova Prata sentiu a diferença que implantar e seguir um caminho faz. 

“Nesse realinhamento de processo, a nossa taxa de conversão durante a pandemia subiu absurdamente. O nosso principal objetivo foi atingido”, ela comenta.

Confira o case completo: Empresa de viagens consegue superar expectativas e manter faturamento em meio à pandemia