Hyundai Grupo Geração aumenta a rentabilidade com o desenvolvimento do IEV - IEV - Instituto de Especialização em Vendas
Hyundai Grupo Geração aumenta a rentabilidade com o desenvolvimento do IEV

Hyundai Grupo Geração aumenta a rentabilidade com o desenvolvimento do IEV

A Hyundai Grupo Geração é uma companhia que atua em 15 concessionárias localizadas no estado de Santa Catarina. Hoje, a empresa tem cerca de 390 colaboradores, liderados pelo diretor Jair João de Souza Nonnemacher. 

Souza, como é mais conhecido, está à frente do Grupo Geração há 8 anos. Ele atuou em outra companhia por 20 anos, onde, com esforço e dedicação, começou como motoboy até alcançar o cargo de diretor.

O Grupo Geração atua com os produtos das marcas Hyundai, Caoa Hyundai e Caoa Chery. Para duas rodas, o grupo atua com a Yamaha, e agora estão incluindo o ramo de bicicletas no negócio. 

Para ele, o diferencial da companhia é entender que o que vendem é mais do que um produto, mas um investimento. “Nossos produtos de quatro rodas têm cinco anos de garantia. Se eu estou dando esse tempo é porque eu acredito no produto”, explica Souza.

Assim, ao trabalhar para oferecer excelência, o grupo procura sempre estar se aperfeiçoando.

“O IEV foi a única empresa que me forneceu aquilo que eu procurava”

Souza conta que o Grupo Geração sempre investiu em desenvolver seus colaboradores, mas os resultados não eram duradouros. “Nós contratávamos alguma empresa ou pessoa que fosse referência no mercado para dar dicas e fazer palestras motivacionais por um ou dois dias. Isso motiva muito o gerente, o vendedor e a equipe no momento em que está acontecendo, mas depois não tem continuidade”. 

Com o passar do tempo, o diretor sentiu a necessidade de treinar os times de forma duradoura e contínua, mas a partir de um projeto diferente dos que já foram feitos na empresa. 

Assim, ele conheceu o Instituto de Especialização em Vendas por meio da franqueada Vivian Duarte, que apresentou o PDC (Programa de Desenvolvimento Comercial) a ele em 2019. O PDC desenvolve toda a área comercial das empresas, levando inovação e técnicas para equipes de vendas e lideranças.

O IEV mostrou uma proposta totalmente diferente, que eu vinha procurando há muito tempo. Eu queria que a equipe fosse treinada e fosse acompanhada nesse período. Essa foi a proposta que o IEV ofereceu e, com certeza, fez muito bem”, esclarece.

Para isso, a companhia passou por uma reunião estratégica com um especialista em vendas. A partir dessa análise, os especialistas do IEV ajudam a mapear os desafios da equipe comercial, desde a liderança até os vendedores. 

Esse foi o primeiro passo decisivo que o Grupo Geração deu para alcançar resultados na área de vendas. Ao descobrir os principais bloqueios, a empresa recebeu um plano personalizado para superá-los.

Os resultados dos treinamentos foram tão expressivos que o Grupo Geração manteve a parceria com o IEV por dois anos.

“O trabalho que começou em 2019 se concretizou em 2020 e está perdurando em 2021”

Para Souza, o valor do aprendizado é sentido de forma constante na empresa. É um conhecimento duradouro para todos os colaboradores. 

“Comparando 2020 com 2021, é interessante observar que está perdurando o que foi aprendido. O nosso resultado dos primeiros três meses de 2021, comparado com os três primeiros meses de 2020, já é maior em resultado operacional”, ele observa. 

Do mesmo modo, os resultados comerciais estão tendo um crescimento contínuo. “Nossas vendas subiram. As vendas de veículos e a rentabilidade aumentaram (em 2020)”, compartilha o diretor.

Superação dos resultados na pandemia

O acompanhamento do Instituto de Especialização em Vendas fez toda a diferença quando a pandemia começou, em 2020. “Hoje, nós conseguimos colocar em prática 20% do que aprendemos, mas esses 20% já fizeram um diferencial enorme”, conta Souza.

“Nós tivemos uma crise por conta da pandemia e ficamos fechados por dois meses. Só que o nosso resultado operacional foi bom. Era para termos um mês bem abaixo do esperado nos nossos números (em 2020), só que tivemos um aumento. Se continuássemos na média já estava bom (por conta da crise), mas tivemos esse crescimento”, ele observa.

Além do sucesso em geral, os ganhos do negócio superaram as expectativas do ramo. “No faturamento de veículos, nós crescemos, vendemos menos, mas a nossa lucratividade aumentou. Ou seja, nós tivemos um resultado muito melhor. E isso comparando 2019 com 2020”.

“Então, mesmo com a pandemia, a gente conseguiu rentabilizar a empresa muito mais. Isso se deu porque o treinamento favoreceu a comunicação e o rendimento do negócio, a gente entendeu muito mais o que estávamos fazendo”, completa.

A diferença da gestão por indicadores 

Para ele, o IEV desenvolve mais do que conhecimentos sobre vendas e liderança, mas em outras habilidades essenciais para o sucesso de um negócio. Ao compreender isso, todos os times renovaram suas visões sobre vários conceitos. 

“O IEV tornou a nossa equipe mais suscetível a mudanças. Atualmente, eu sinto uma maior facilidade em implantar processos e novidades na empresa. Eu, hoje, também gerencio por indicadores. Antes gerenciava de outra forma”.

Além disso, ele conseguiu aperfeiçoar a comunicação com os times a partir de técnicas aprendidas com o IEV. Atualmente, o diretor trabalha com confiança e olhar sobre os resultados. “Antes, eu tratava as equipes da mesma forma. Hoje, depois de ter traçado um perfil de cada um, eu comecei a tratar os gerentes de forma diferenciada. Isso começou a facilitar até os treinamentos”. 

Desenvolvimento da comunicação no Grupo Geração 

grupo geração

Alinhar o diálogo com equipes (especialmente quando são grandes) não é simples. Com o IEV, esse foi um dos desafios que Souza e o Grupo Geração conseguiram superar. 

“Outra coisa que a gente mudou bastante foi a comunicação entre as equipes. Nós começamos a falar uma língua só. Como eu também participei do treinamento, eu sei que isso é muito do IEV e que conseguimos implantar no nosso dia a dia”, comenta o diretor.

“Hoje, tudo que falamos em reunião e todas as propostas que colocamos em prática são entendidas por todos”. 

Assim, Souza reconhece que os aprendizados sobre comunicação são muito importantes para a direção. “O remédio que eu dava para um, eu dava para todos. Só que um estava com dor de dente, o outro estava gripado, então não conseguia ter uma uniformidade nos resultados. Por isso, a gente evoluiu bastante nesse período”, completa.

Maior facilidade na gestão remota de unidades afastadas

Souza também considera que a melhora na comunicação facilitou a gestão dele em mais de uma maneira. Hoje, todo o Grupo Geração está integrado e alinhado. 

“Como nossas lojas estão dentro do estado de Santa Catarina, é complicado você gerenciar tudo. Temos lojas há 250 km uma da outra. Hoje, eu só consigo gerenciar tudo por conta dessa melhora na comunicação”.

“Tudo que foi ensinado e que a gente conseguiu absorver, estamos perpetuando durante o tempo. A ideia agora é turbinar esses ensinamentos, trazer para o dia a dia e melhorar cada vez mais”, ele comenta.

A diferença para sair fortalecido da crise

Os resultados do Grupo Geração também foram reconhecidos por concessionárias da região de Santa Catarina. Souza, inclusive, comenta que três empresas do ramo já os contataram para perguntar sobre o Instituto de Especialização em Vendas.

O diretor do Grupo Geração confirma que o estudo deve ser algo presente na vida dos profissionais de vendas e, também, que a praticidade desses conhecimentos faz toda a diferença.

“Eu já fiz faculdade, tudo que é ensinado na faculdade é a mesma coisa. Você aplica cerca de 20% do que foi aprendido, mas os 80% são a base para você ter uma melhora contínua. Foi isso que o IEV nos deu. Ele nos deu uma direção. Hoje, continuamos nessa pegada da evolução”.

“Não adianta fazer um curso maravilhoso, rico em técnicas e informações se não for absorvido pelas pessoas que estão fazendo. Nós vimos o investimento que a gente fez refletir no resultado da empresa como um todo. Claro, temos muito trabalho e experiência no ramo, mas houve uma grande contribuição do IEV. Nós saímos da crise mais fortes do que entramos”, ele finaliza.

Para Souza, o sentimento que o IEV deixa é de gratidão e a possibilidade de melhoria contínua. “Só quero agradecer ao IEV e a Vivian pelo excelente trabalho”.

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