Comissão, bônus e participação nos resultados são alguns termos ouvidos nos departamentos comerciais das empresas que implementam a remuneração variável.
Se você tem dúvidas sobre o que é remuneração variável, aqui vai uma definição sem rodeios:
Remuneração variável (RV) é um programa que as empresas criam para oferecer benefícios financeiros aos funcionários de acordo com o desempenho individual ou em grupo deles. O valor extra é somado ao salário fixo.
Cada empresa define como será o seu programa de RV, os valores, as metas a serem alcançadas, etc.
Para deixar as regras claras e evitar problemas de compliance (estar em conformidade com uma regra), existem leis federais que regulamentam a remuneração variável nas empresas.
Quer saber mais sobre remuneração variável? Continue a leitura para entender como funciona esse benefício e como usá-lo estrategicamente na sua empresa.
O que é uma remuneração variável?
Essa prática é regulamentada pelo artigo 7º da Constituição Federal, que estabelece quais são os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais no país.
Neste ponto, cabe uma diferenciação importante entre salário e remuneração. Salário é o valor fixo estabelecido no contrato de trabalho que o funcionário recebe todo mês.
Remuneração é a soma do salário fixo mais os benefícios oferecidos pela empresa (vale-alimentação, hora extra, vale-transporte, etc.).
Dessa forma, a RV inclui a remuneração total mais o valor que o colaborador recebe pelo seu desempenho de acordo com o tipo de remuneração variável escolhido pela empresa.
Qual o objetivo da RV?
Nos primórdios da indústria, a remuneração variável já teve como objetivo aumentar a produtividade, o que tornava o benefício um incentivo para se trabalhar mais e mais.
Hoje, a RV é vista como uma prática que valoriza a imagem das empresas, o que aumenta a competitividade do mercado, e também como uma ferramenta de motivação.
Na área de vendas, especialmente, a remuneração variável é bastante utilizada como um estímulo para melhorar o desempenho individual e também de equipes.
Se a empresa define metas para vendedores, acompanha o trabalho e dá suporte à equipe, os resultados podem ser analisados para que a remuneração variável seja aplicada de forma justa.
Para que isso aconteça, é importante definir, além do objetivo, o tipo de RV que será implementada.
Quais são os tipos de remuneração variável?
Dependendo do perfil da empresa, podem ser implementados diferentes tipos de remuneração variável.
O importante é que cada um seja definido de acordo com um objetivo claro e que as regras sejam comunicadas para toda a equipe.
Dessa forma, os tipos de remuneração variável são:
Comissão
A comissão é o tipo de remuneração variável mais adotado nos departamentos comerciais. É a empresa que determina como e quanto a equipe recebe, usando como base diferentes formas de comissionamento. São elas:
- Comissão a partir do lucro: o vendedor recebe parte do lucro gerado por uma venda;
- Comissão recorrente: o vendedor recebe um valor fixo pela venda efetuada;;
- Comissão por escalonamento: o valor recebido pelo vendedor aumenta de acordo com a meta;
- Meta coletiva: todos os vendedores recebem comissão, caso a meta seja batida.
Bônus
Outro tipo de remuneração variável bastante conhecido, o bônus costuma ser utilizado para bonificar um vendedor pela conquista de um cliente importante, por exemplo.
Então, o bônus é um extra pago dependendo de um contexto específico de vendas.
Programa de Participação nos Resultados (PPR)
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) é usado para bonificar os funcionários quando atingem uma meta de desempenho pré-estabelecida. Os resultados podem estar relacionados a projetos individuais aos quais um vendedor se dedicou ou também àqueles que envolvem trabalho em equipe.
Programa de Participação nos Lucros (PPL)
Diferente do PPR, o Programa de Participação nos Lucros (PPL) bonifica todos os funcionários com uma parte dos lucros da empresa. Esse tipo de remuneração variável não é tão utilizado, sendo mais comum em grandes corporações.
Importante: para implementar o PPR ou PPL é importante seguir as normas da Lei no 10.101, pois é necessário criar uma comissão interna, entre outros detalhes, para gerenciar o pagamento dos benefícios.
Experiências
Pode parecer estranho, mas a remuneração variável com experiências também é uma alternativa para valorizar o desempenho de vendedores e outros profissionais.
Inclui desde viagens até atividades locais como shows, restaurantes, passeios, etc. É uma maneira simples e rápida de valorizar as conquistas da equipe.
Leia também >>> Salário do departamento comercial: como remunerar vendedores.
Como implementar um programa de remuneração variável?
Um programa de remuneração variável precisa começar com a definição dos objetivos que a empresa deseja alcançar com essa iniciativa.
Depois, alinhe as metas da empresa e do departamento de vendas para criar as metas do programa. Assim, o vendedor entende o motivo pelo qual deve se empenhar para conquistá-las.
O terceiro passo é a escolha do tipo de RV. Se o objetivo é motivar a equipe com o processo de vendas, vale a pena pedir a opinião dos colaboradores para adequar o formato ao desejo deles.
Por fim, formalize as regras do programa em um documento e divulgue para toda a equipe. É importante estar em conformidade com a lei e explicar quando o benefício tem encargos ou não.
Vantagens e desafios para as empresas
A remuneração variável tem diversas vantagens. Ela pode ser incluída como benefício em uma vaga de trabalho, chamando a atenção de vendedores qualificados do mercado.
Também pode ser uma motivação para o vendedor, que vai contribuir com outras conquistas (pessoais ou profissionais) que ele deseja alcançar.
Outra vantagem é a união da equipe. Se o programa é bem estruturado e os critérios forem bem claros, o time comercial pode se unir mais, ajudando uns aos outros.
Ao decidir adotar a remuneração variável, as empresas devem ficar atentas para não fazer do benefício um fator gerador de ansiedade, cobrança excessiva, sobrecarga de trabalho e pressão constante.
Acompanhar o feedback da equipe e instruir os gestores é essencial para que o programa dê bons resultados.
Prepare sua equipe de vendas!
Para alcançar as metas do programa de remuneração variável, o departamento comercial precisa estar afiado em relação às técnicas de vendas mais atuais do mercado.
Com uma equipe bem treinada, é possível eliminar gargalos e focar nos processos que dão certo.
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