Sua empresa está passando por um período de baixa de vendas? Você está com dificuldade em manter seus clientes? Eles foram comprar com o corrente? Calma! Não necessariamente isso é sinal de que está tudo errado com seu negócio, existem algumas reflexões que você deve fazer e que te levarão a soluções simples para este problema.
Vamos tentar entender por que seu cliente não está mais comprando com você?
Primeiro, é preciso lembrar o motivo pelo qual ele comprou seu produto. Reflita sobre a estratégia de vendas utilizada com o cliente, será que você não o tirou do concorrente para começar? Qual diferencial você prometeu a ele? Será que você cumpriu o combinado? Se as expectativas geradas na hora da venda não foram correspondidas, pode ser este o motivo da troca.
Digamos que o cliente até comprou mais vezes da sua empresa, mas em determinado momento ele parou. Medir qual o período exato em que ele desistiu dos seus produtos é fundamental. Veja se existe um padrão e se mais clientes desistem depois do terceiro ou quinto mês por exemplo. Com esse dado em mãos, identifique qual problema ocorreu naquele ponto exato e tente corrigi-lo. Essa reflexão pode levar até mesmo a outros diagnósticos que o seu negócio precisa fazer.
O sucesso do cliente, ou customer success, é quase tão importante quanto a conversão da venda, é ele que vai garantir que você fidelize sua clientela. Pense em como está sendo o seu acompanhamento com o consumidor depois que ele realizou a compra. Qual é o seu pós venda? Existe um canal de suporte? Com a facilidade das redes sociais, até mesmo disponibilizar um número de Whatsapp ou inbox do Facebook para eventuais dúvidas ou reclamações pode ser o ponto crucial para que você continue vendendo.
Não existem garantias de sucesso, mas um esforço constante para tentar melhorar seu atendimento e relacionamento com clientes com certeza te deixará mais perto dele. Muitas vezes tudo que você precisa é sentar e fazer uma análise simples das coisas que estão ao seu controle. E aí, já tem uma ideia das possíveis respostas?
Continue lendo: Como o E-commerce pode ajudar nas suas vendas físicas