Seu cliente está parando de comprar? Saiba os motivos

Seu cliente está parando de comprar? Saiba os motivos

Sua empresa está passando por um período de baixa de vendas? Você está com dificuldade em manter seus clientes? Eles foram comprar com o corrente? Calma! Não necessariamente isso é sinal de que está tudo errado com seu negócio, existem algumas reflexões que você deve fazer e que te levarão a soluções simples para este problema. 

Vamos tentar entender por que seu cliente não está mais comprando com você

Primeiro, é preciso lembrar o motivo pelo qual ele comprou seu produto. Reflita sobre a estratégia de vendas utilizada com o cliente, será que você não o tirou do concorrente para começar? Qual diferencial você prometeu a ele? Será que você cumpriu o combinado? Se as expectativas geradas na hora da venda não foram correspondidas, pode ser este o motivo da troca. 

Digamos que o cliente até comprou mais vezes da sua empresa, mas em determinado momento ele parou. Medir qual o período exato em que ele desistiu dos seus produtos é fundamental. Veja se existe um padrão e se mais clientes desistem depois do terceiro ou quinto mês por exemplo. Com esse dado em mãos, identifique qual problema ocorreu naquele ponto exato e tente corrigi-lo. Essa reflexão pode levar até mesmo a outros diagnósticos que o seu negócio precisa fazer.

O sucesso do cliente, ou customer success, é quase tão importante quanto a conversão da venda, é ele que vai garantir que você fidelize sua clientela. Pense em como está sendo o seu acompanhamento com o consumidor depois que ele realizou a compra. Qual é o seu pós venda? Existe um canal de suporte? Com a facilidade das redes sociais, até mesmo disponibilizar um número de Whatsapp ou inbox do Facebook para eventuais dúvidas ou reclamações pode ser o ponto crucial para que você continue vendendo. 

Não existem garantias de sucesso, mas um esforço constante para tentar melhorar seu atendimento e relacionamento com clientes com certeza te deixará mais perto dele. Muitas vezes tudo que você precisa é sentar e fazer uma análise simples das coisas que estão ao seu controle. E aí, já tem uma ideia das possíveis respostas? 

Continue lendo: Como o E-commerce pode ajudar nas suas vendas físicas

Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram