Como a Fertibom especializou o time comercial para sustentar resultados em meio à crise
A Fertibom é uma empresa especialista na produção de fertilizantes líquidos, arla 32 e água desmineralizada, localizada em Catanduva, São Paulo. Em 1994, quando foi fundado, o negócio comercializava fertilizantes líquidos.
Ao crescer e se expandir no mercado, a Fertibom foi a primeira empresa do Estado de São Paulo a obter autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para produzir biodiesel.
Assim, em seus 28 anos de história, a empresa sempre soube que, para estar acima do mercado, é necessário estar preparado para as demandas dele.
O gestor comercial do negócio, Lidio Pereira, conta que foi com essa mentalidade que a Fertibom decidiu desenvolver a equipe comercial com referências do setor comercial e torná-la especialista em vendas.
O passo inicial
Como sempre se interessou por desenvolvimento comercial, Lidio conta que conhecia e acompanhava o IEV há anos. Ele, inclusive, fez parte de uma das primeiras turmas de ensino presencial da maior escola de vendas do Brasil.
“As pessoas ficavam surpresas e me perguntavam: ‘você viaja mais de 200 km para ver o curso?’. Mas eu sempre falava que valia a pena. Então, eu estava buscando e queria crescer nessa área. Comecei com o curso de vendas, depois fui para gestão e fui amarrando as duas coisas”, o gestor comercial conta.
Ao saber a importância e a qualidade das especializações do IEV, ele pensou em levar essa base a toda a equipe da Fertibom. A ideia foi bem-recebida pelos líderes e pela equipe da empresa, que abraçaram a oportunidade de evoluir.
“O principal desafio era transformar o meu amadorismo e o da minha equipe. Queríamos mudar essa ideia de que venda é uma coisa nata, de que as pessoas já nascem com isso, e não é bem assim. Existem técnicas, tem que estudar, se não você acaba tendo erros primários. A especialização ajuda a gente a prever objeções, como trabalhar elas, como fazer uma checklist para entrar em contato com o cliente”, ele explica.
Dessa forma, o primeiro passo da Fertibom foi participar de uma reunião estratégica com um especialista do IEV. Dessa forma, todo o time teve acesso a um plano de ação e estratégias para desbloquear todo seu potencial em vendas.
Todo o potencial de vendas da Fertibom
Lidio conta que logo viu os impactos do treinamento na equipe. Isso porque, durante o projeto de desenvolvimento, os conhecimentos dos vendedores foram postos à prova pelos desafios de um cenário competitivo.
“Mesmo com os desafios, vendemos bem melhor. Isso é fruto desse desenvolvimento, negociação, levantamento de necessidades e venda consultiva. Isso fez a equipe amadurecer bastante”, ele compartilha.
Da mesma maneira, apesar de já ter se desenvolvido com os especialistas do IEV anteriormente, Lidio conta que, junto ao time, conseguiu aprofundar seus conhecimentos sobre gestão comercial. “A gente adquire essa maturidade. Você vai entendendo, no caso da gestão, alguns indicadores que você pode estar trabalhando, formas de remuneração, os pontos que você tem que estar mais atento, como lidar com as situações. Isso gera um crescimento pessoal e profissional”, ele pontua.
Os efeitos do treinamento
Além da mudança da equipe em relação às oportunidades do mercado, o gestor comercial conta que, hoje, vê que os vendedores conduzem as etapas da venda de maneira diferente. “Eu percebo que eles amadureceram bastante no levantamento de necessidades, eles conversam bem mais, argumentam bem mais. E também nas negociações, elas estão mais maduras. Percebo que eles aplicam mais técnicas de fechamento e principalmente os conhecimentos sobre tipos de perfil de cada cliente”, ele compartilha.
O desenvolvimento contínuo da Fertibom
Para o gestor comercial, o treinamento foi ainda mais benéfico por abranger os temas de vendas e gestão de forma completa. “Eu acho que todos os módulos se completam. Por mais que seja um conteúdo que eu tenha mais facilidade, mesmo assim eu consigo agregar algo em cima do que o Raul Candeloro (professor e sócio do IEV) ensina. Eu gostei muito da parte de indicadores, remuneração também. Acho que o curso como um todo sempre coloca algo novo no nosso dia a dia”, Lidio conta.
“Eu gosto muito, me identifico muito com a metodologia e com o Victor Vieira (professor e fundador do IEV), acho bem interessante. Eu indicaria para outras empresas e já tenho feito isso, porque me ajudou bastante e acredito que pode ajudar elas também”, ele completa.
O IEV
O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.
Para o IEV, vendas não é “jetinho”. Sem a mentalidade, processo comercial e prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. Com metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas. Formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança. Assim, sabemos que a sorte não basta para te posicionar verdadeiramente no mercado.
Converse com um especialista em vendas do seu segmento e entenda como o IEV pode te ajudar a despertar os mais altos resultados no seu time.