Como a Mundial Acabamentos bate recorde de vendas com metodologia do IEV

A Mundial Acabamentos, empresa familiar do ramo de materiais para construção, alcançou sua terceira geração. 

Iniciou as atividades há mais de 40 anos através da gestão da família Santana Carvalho  e, como pertence ao ramo do varejo, possui 10 lojas no estado de Minas Gerais. Sua primeira loja foi fundada em Viçosa, no ano de 1970, tornando-se referência em construção civil no estado. 

A Mundial começou a expandir a prestação de serviços abrangendo suas filiais às cidades mais próximas, alocando-se, por exemplo, em Conselheiro Lafaiete, onde até hoje mantém uma grande estrutura.

A empresa segue o objetivo de oferecer acesso a todos os clientes que desejem comprar materiais para construção, deixando claro que o atendimento priorizará a melhor experiência de compra, com os melhores produtos.

“Começamos na parte de ferragens, na construção bruta, na construção civil e hoje nos especializamos em acabamentos para construção”, explica Luisa Santana Carvalho, neta do fundador da empresa, supervisora de três lojas e responsável pelo setor de Recursos Humanos. 

O encontro entre o IEV e a Mundial Acabamentos 

Luisa assumiu a posição de porta-voz da empresa e, enquanto neta do fundador, conhece bem seu empreendimento e as dificuldades que encontraram para se encaixar no mercado. 

“Quando a gente contratou o IEV, a gente esperava tanto melhorar a força da equipe de vendas, torná-los mais independentes, mais proativos, também alinhados aos gestores, como desenvolvê-los na parte de gestão, de desenvolvimento, mesmo, da equipe, com todos unidos em busca de um resultado final, para alavancar vendas e melhorar a experiência do cliente”, reitera. 

O grande objetivo da empresa sempre foi se diferenciar no mercado, aumentar o faturamento e reforçar o nome Mundial Acabamentos na região mineira, o que, segundo Luisa, o IEV trouxe com facilidade ao seu planejamento.

“Nós escolhemos o IEV, porque já viemos de uma cultura forte de treinamentos, mas são treinamentos técnicos e sempre alinhados com os fabricantes; nossos treinamentos vêm das indústrias. Nunca tínhamos tido um treinamento comportamental, então nós fomos atrás do IEV para buscar essa outra vertente diferenciada”, complementa. 

“Nós sempre nos vimos pautando nossos produtos através, principalmente, da diferenciação; nos últimos anos, a parte do atendimento vem ganhando muita força; essa é uma característica que a gente sempre esteve à frente e agora o IEV veio para potencializar isso”, completa. 

Mudanças conquistadas através da metodologia do IEV

Luisa ressalta a mudança que a Mundial vivenciou com os vendedores após a chegada do IEV. Segundo ela, a iniciativa para analisar suas práticas e ações, em comparação com a realidade da empresa antes do processo de treinamento, quando os vendedores agiam no piloto automático, se transformou. 

Com a chegada do IEV, o que mudou na Mundial foi a dinâmica, a visão do vendedor em cada atendimento, a busca pela melhoria contínua, em aplicar os conhecimentos. Então, hoje, a gente vê os vendedores dizerem para os gerentes: ´ah, aquele cliente tem o perfil tal, e eu consegui contornar [objeções] de tal forma´”, relembra, quanto aos aprendizados que o curso de Especialização em Vendas trouxe aos colaboradores. 

O cliente percebeu a melhora no atendimento, graças ao relacionamento que foi criado após a capacitação. “Não é só um momento de atendimento, quando a gente indica um produto para o cliente e acabou, temos, ainda, que prestar atenção na força do pós-vendas e na preocupação com o sucesso do cliente, na obra dele, no sonho que ele está construindo ali, com a gente”, reitera Luisa. 

O IEV está me ajudando a desenvolver todo o potencial em vendas com uma equipe mais preparada, um time de gestores com visões mais diferentes, de ferramentas que hoje eles podem usar, mas que antes eles não tinham, com uma visão que começa na alta direção, voltada a um propósito de reforço de cultura, de comportamento, de fazer a análise dos perfis, das formas como a gente atende o cliente e em que ponto a gente pode melhorar esse processo de melhorias contínuas”.

Ressalta que, da mesma forma, houve mudanças durante os anos de pandemia, relembrando que, com a ajuda do IEV, a empresa conseguiu passar pelas dificuldades trabalhando a mentalidade de vendedor, através do processo de treinamento. 

“Aproveitamos ainda mais as chances que foram aparecendo nos anos de pandemia, com muitas oportunidades ao nosso setor, e a gente soube aproveitar muito bem todas elas.”

Recorde de vendas alcançado pela equipe através do IEV

Luisa assegura que fazer o treinamento do IEV no período de pandemia preparou sua equipe para enfrentar as adversidades e aproveitar as oportunidades. “A gente alavancou mais as vendas, a gente teve um crescimento muito expressivo, um verdadeiro recorde de vendas sendo batido pela empresa, por lojas específicas”. 

A supervisora afirma a participação direta do IEV em alcançar todo o potencial de vendas da sua equipe ao trazer o cliente para o centro das preocupações da empresa e chegar até ele utilizando a assertividade da metodologia dos especialistas em vendas. 

Luisa fala, também, sobre a importância de aplicar as práticas aprendidas para potencializar os resultados e que estes foram os insights que ela só alcançou após a capacitação do IEV. 

“Para mim, o principal desafio que eu trouxe como terceira geração, e que venho tentando trabalhar na empresa, é estabelecer uma cultura melhor comunicada. Se você tem a empresa, você já tem a cultura, mas que ela seja bem comunicada e cada vez mais forte! O IEV me trouxe vários insights de ferramentas para proporcionar essa cultura mais forte”, finaliza. 

O IEV

A inauguração do IEV aconteceu em 2014 para fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.

O IEV acredita que o processo de vendas não pode ser considerado um “jetinho”. Sem a mentalidade, processo comercial e prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. Unido à metodologia dos melhores especialistas em vendas, o IEV desenvolve a solução mais completa em vendas para empresas, além de formar profissionais de alto nível, acompanhar resultados e desenvolver uma parceria de confiança . Os especialistas do IEV entendem que apenas ter sorte não basta; é preciso ir além para se posicionar verdadeiramente no mercado.

Converse com um especialista em vendas do seu segmento e entenda como o IEV pode te ajudar a despertar os mais altos resultados no seu time.

WhatsApp us