Como estudar gestão comercial - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Saber como estudar gestão comercial é (ou precisa ser) algo comum na vida do gestor. Esse profissional precisa atualizar-se constantemente para gerir bem sua equipe.

Gestão comercial é o exercício do cargo de gestor, ou seja, é o gerenciamento de atividades, projetos, processos e pessoas de um departamento de vendas.

O gestor é o responsável por conduzir a equipe a cumprir estratégias que o levem ao sucesso, tudo isso ligado aos objetivos da empresa. 

Algumas atividades da gestão empresarial são:

  • Desenvolver estratégias para a evolução do time;
  • Coordenar os colaboradores do time de vendas;
  • Acompanhar os processos comerciais;
  • Criar campanhas de vendas;
  • Metrificar os resultados;
  • Desenvolver talentos.

Ou seja, o gestor precisa ter conhecimentos quanto a todo o departamento, conseguir instigar o desenvolvimento dos vendedores e alcançar resultados na área de vendas. Por esses motivos, é extremamente necessário saber como estudar gestão comercial. 

Quando o profissional responsável por esse setor não se atualiza quanto aos processos, metodologias, técnicas e outros conhecimentos, a tendência é que todo o time sofra com a ineficiência da gestão, que tende a ficar estagnada no tempo, não se atualizando e acompanhando o mercado.

Portanto, neste conteúdo você verá o que e como estudar gestão comercial. Boa leitura!

Formação para gestão comercial

O que estudar para ser um bom gestor comercial

Como estudar gestão comercial

Formação para gestão comercial

No Brasil não há graduação bacharelado para a área da gestão comercial. Mas, há outros treinamentos e formações complementares. Os mais comuns são os cursos online.

O benefício dessa modalidade de ensino é a praticidade e liberdade geográfica para estudar em casa, no trabalho ou em outros ambientes.

Essa é uma opção para tornar-se um gestor comercial a partir de estudos prévios. Entretanto, é comum que muitos profissionais cheguem a esse cargo com base na experiência com vendas que adquirem ao longo dos anos como vendedores, hunter, supervisores e mentores.

Nesses casos, saber como estudar gestão comercial se faz ainda mais necessário, pois a carreira de vendedor ensina e desenvolve habilidades relacionadas à venda. Mas, para ser um gestor, é preciso também estudar sobre gestão de pessoas, estratégia comercial e outros assuntos. 

O que é necessário estudar para o cargo de gestão comercial

Como falado, o gestor comercial precisa ter conhecimento dos processos de vendas. Ele tem que saber como vender de acordo com técnicas específicas, para que assim ele possa passar esse conhecimento ao time e também saber como cobrar.

Mas, falando especificamente sobre gestão, alguns tópicos essenciais para estudar são:

Liderança

Liderança é um dos principais pontos para se desenvolver. Ser um líder significa ter um alto nível de cobrança e apoio em relação à equipe. Também é ter uma alta performance e desempenho no cargo e, como diz Raul Candeloro, sócio do IEV e fundador da VendaMais, conduzir a equipe e alinhá-la às metas e aos objetivos da empresao.

Posicionamento estratégico

Ter um posicionamento estratégico é alinhar, a partir dos indicadores, das metas e dos objetivos da empresa, um plano para o time, para os produtos ou serviços vendidos. 

Aqui é essencial que o gestor saiba criar uma proposta única, que consiste em atribuir um valor ao que se vende além do preço, agregar algo produto. Por esses motivos, esse profissional precisa ter conhecimento profundo sobre como realizar essa prática. 

Outro ponto importante dentro do posicionamento estratégico é o conhecimento de quem é o PCI (Perfil de Cliente Ideal). É preciso conhecer quem são os clientes da marca para poder alinhar o atendimento e estratégias às preferências dele. 

Desenvolvimento de talentos

O ato de desenvolver talentos só pode ser feito quando o gestor exerce uma liderança saudável, ou seja, que nutre bons relacionamentos e instiga cada colaborador a evoluir. 

É importante saber como desenvolver pessoas para que exista sucesso na equipe como um todo. Quando o gestor não estuda sobre como dar treinamentos, o que e como ensinar, a tendência é que os colaboradores se sintam estagnados e, com isso, haja infelicidade no ambiente, além da falta de conhecimento e habilidades impactar diretamente nos resultados em vendas. 

Administração de tempo

Outro ponto extremamente importante para os cargos de gestão comercial é estudar sobre administração do tempo. De acordo com a Sales Hacker, 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas com vendas. O gestor precisa saber administrar com eficiência o seu tempo e conduzir a equipe a gerenciar o dela também e, assim, driblar essas estatísticas. 

Esses são apenas alguns requisitos que o cargo de gestão comercial pede de um profissional. Existem diversos outros, como o conhecimento de mercado, do produto e de assuntos mais técnicos, como a gestão de carteira, por exemplo. 

Por esses motivos, é necessário estudar constantemente, criar  o hábito e a rotina de aprofundar-se quanto a tudo que envolva gestão e vendas.

Curso de Gestão de Equipes Comerciais

O curso de Gestão de Equipes Comerciais (GEC) contém todos esses tópicos e muito mais que é necessário estudar na gestão comercial. 

Com doze módulos, esse treinamento promove uma formação completa a líder de times de vendas, com o intuito de torná-los profissionais de alta performance. 

Durante as aulas, o GEC ensina conceitos teóricos sobre gestão e também mostra como colocá-los em prática. Para saber mais sobre ele, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

Como estudar gestão comercial na prática

Em primeiro lugar, como falado, é necessário ter constância. Estabeleça a frequência, dias, horários que se dedicará aos estudos.

Após feito isso, reflita sobre qual suas dificuldades na gestão comercial. A princípio, essa atividade pode ser um pouco desafiadora, mas uma ótima dica é perceber como é sua equipe, pois ela sempre será um reflexo do seu tipo de liderança.

Aqui no IEV, há um time de especialistas focados em ajudar gestores comerciais nesse processo de identificar o que é possível melhorar, estudar, e como realizar esse processo. Basta agendar uma reunião com um de nossos especialistas. Clique no banner para falar com um dos nossos profissionais.

Depois de planejar quais assuntos você irá estudar, faça o exercício de refletir sobre quais são os melhores métodos de ensino para o seu aprendizado.

Há aqueles que são mais visuais, ou seja, têm facilidade em fixar conteúdos a partir de referências imagéticas. Também há pessoas que preferem estudar por áudios, como podcasts, por exemplo. E, existem aqueles que precisam escrever e ler para acompanhar e construir um raciocínio lógico. 

Ao perceber qual dessas formas de estudos são melhores para você, qual você prefere, foque nela.