Como usar a gamificação na empresa? da teoria à prática! - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Possuindo diversas dicas práticas que ensinam como usar a gamificação na empresa, este artigo é um verdadeiro guia para melhorar o processo de onboarding, o treinamento e a absorção de aprendizado em sua companhia. 

Aqui, você conhecerá exemplos de gamificação na empresa e como implementar este conceito de uma maneira descomplicada e prática.

Ficou curioso? 

Se você se interessa por inovação e como melhorar o compartilhamento de informações na empresa, este artigo é para você. 

O que preciso saber sobre gamificação nas empresas?

Nesta primeira parte do conteúdo, você aprenderá a base da gamificação nas empresas, isto é, conceito, benefícios e os principais exemplos do mercado! 

Vem com a gente entender todos esses pontos! 

O que é gamificação nas empresas? 

Em síntese, a gamificação nas empresas é uma estratégia que recorre a jogos e exercícios lúdicos alinhados às demandas e cultura da empresa. 

Trata-se de uma maneira diferente para engajar os usuários e colaboradores, proporcionando “recompensas” para a conclusão dos objetivos pré-determinados. 

Como funciona a gamificação nas empresas?

A ideia é facilitar a “quebra” de gelo e encontrar soluções inovadoras para solucionar os gargalos do dia a dia. 

Ao mesmo tempo, potencializa a percepção que os consumidores têm do seu negócio, com um jeito inusitado de estimular o engajamento. 

Quais são os benefícios da gamificação nas empresas? 

Entre as principais vantagens da gamificação no ambiente corporativo, podemos destacar: 

  • criar treinamentos mais interessantes;
  • estimular novas habilidades para os colaboradores de forma efetiva; 
  • melhorar a participam da equipe nas ações de desenvolvimento; 
  • aperfeiçoar o trabalho em equipe e, naturalmente, o clima organizacional; 

Apesar de ser uma ferramenta divertida, o entretenimento não deve ser somente o foco da estratégia.

Afinal, ela é útil para auxiliar o time na conquista de objetivos reais, tornando a rotina da organização mais interessante, leve e desafiadora.  

Quais são os melhores exemplos de gamificação na empresa?

Chegamos à metade deste artigo com uma lista de exemplos de gamificação. Dessa maneira, você pode se inspirar e descobrir como implementar este conceito na rotina da sua companhia. Vamos a eles? 

Microsoft 

Esta gigante do mercado de software desenvolveu um jogo chamado “Qualidade de Imagem”. 

A atividade propôs que seus colaboradores ao redor do mundo melhorassem a precisão do idioma.

Primeiramente, a companhia mostrou traduções erradas para ampliar o engajamento. 

Como resultado, essa estratégia trouxe 4.500 usuários que analisaram e fizeram correções nas traduções com base em seus idiomas nativos. 

Google 

Buscando estimular os colaboradores a comunicarem seus gastos de viagens em tempo hábil, o Google implementou a gamificação no processo de custos. Interessante, né? 

Pois bem, ao invés de somente relatar os gastos, os funcionários que não usaram todos os subsídios de viagem foram convidados a escolher entre uma destas alternativas: 

  • receber o valor restante em seu próximo salário;
  • guardar a quantia para uma viagem futura;
  • doar os fundos para uma instituição de caridade de sua preferência. 

O resultado? 

Após seis meses de lançamento do programa, a taxa de conformidade dos colaboradores do Google alcançou 100%. 

Hendrick Automotive Group

Com mais de 10.000 funcionários nos Estados Unidos, a Hendrick é uma das mais populares concessionárias automotivas. 

Para aplicar a gamificação na empresa, ela criou o Hendrick Automotive Learning Online, ou HALO, em 2015.

A dinâmica desse sistema consistia no gerenciamento do ensino online e contava com bonificações que incluíam emblemas, níveis, tabelas e classificação.

À medida que avançavam de níveis, os participantes ganhavam selos após finalizar um módulo de aprendizado. 

Mão na massa: como usar gamificação na empresa? 

Uma vez entendido o que é gamificação, benefícios e principais exemplos, chegou a hora de conhecer alguns jogos para incluir em sua companhia. 

Entre os principais modelos estão:

  1. Quizz;
  2. Gincana;
  3. Escape games.

Leia abaixo como funciona cada um deles, seus benefícios e particularidades! 

1. Quizz

Tradicionalmente, o quizz é uma das maneiras mais fáceis de implementar a gamificação nas empresas. 

Quer ver? 

Suponha que você pretende criar um quizz sobre a cultura organizacional da sua companhia. 

Para isso, basta desenvolver perguntas sobre os valores, regras e a missão da empresa. 

Além de entreter os novos funcionários, você garante que eles entrem na equipe com esses detalhes tão fundamentais em mente. 

Não se esqueça ainda de criar um ranking com a pontuação dos jogadores e escolher uma premiação ao final da competição. 

Nota-se que a ideia não é punir os funcionários que ficaram em posições mais baixas, mas proporcionar recompensas para aqueles que obtiveram mais pontos e estimular os de menor desempenho a se dedicarem mais. 

2- Gincana 

A gincana é outro clássico que não pode ficar de fora da nossa lista. Com uma proposta clara, você deve apenas criar times e se preocupar em garantir a motivação dos participantes durante esse processo. 

Nossa sugestão é desenvolver desafios claros e que estimulem soluções rápidas e criativas. Aqui, a recompensa ao final do período também é bem-vinda. 

3- Escape games 

São jogos que estimulam a confraternização na equipe, o raciocínio lógico, a integração e a produtividade. 

No escape, se você ainda não conhece, um time é trancado em uma sala com vários enigmas, dicas e truques que devem ser resolvidos para poderem escapar. 

Tudo se torna mais interessante e envolvente porque os participantes têm apenas uma hora para saírem do local. 

Logo, é uma ótima maneira de estimular o trabalho sob pressão, sem causar traumas na equipe. 

No Brasil, você encontra diversas salas de jogos para reunir pessoas e ir se desafiar. 

4- Simulação de situações 

Esta dinâmica permite trazer problemas reais ou invisíveis para a sala de aula, de maneira que eles sejam debatidos entre várias pessoas, a fim de encontrar uma solução. 

Dessa maneira, os alunos aprendem o conteúdo por meio da experimentação, com tentativas, erros e acertos. 

Aliás, separamos este vídeo abaixo que te ajuda a implementar simulações na rotina da sua empresa, confira:

Tudo certo com a gamificação nas empresas? 

Esperamos que até aqui você tenha entendido como usar a gamificação nas empresas. 

Que tal colocar a mão na massa e levar o aprendizado do seu negócio para outro nível? 

Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!