Você já ouviu falar na UCC e em Comunicação Unificada e Colaboração?
A cara da comunicação e colaboração no local de trabalho está mudando – e muito rapidamente. Existem um milhão de soluções tecnológicas diferentes disponíveis para tornar a comunicação mais fácil e eficiente. Porém, quando várias ferramentas são implementadas a jornada de trabalho, a eficiência e a produtividade, inevitavelmente, começam a diminuir.
Como resolver esse problema? De acordo com Mila D’Antonio, analista principal da Ovum, que organizou um levantamento sobre o uso de ferramentas de comunicação unificada e colaboração (UCC) no ambiente corporativo, em parceria com o GoTo by LogMeIn, a solução é simples. “Uma abordagem mais coesa e colaborativa à UCC trabalhará para democratizar os dados, criar agilidade nos negócios e, finalmente, criar eficiências operacionais”, conta. Essencialmente, melhor comunicação e colaboração têm a ver com simplicidade.
Confira algumas maneiras pelas quais as ferramentas UCC podem levar a um maior sucesso nos negócios em 2020:
Comunicação Unificada e Colaboração atendem às necessidades de uma força de trabalho em transformação
A geração Z está prestes a mudar drasticamente a força de trabalho moderna, e as empresas precisam estar preparadas para fazer alguns ajustes. De fato, 93% dos líderes de TI concordam que os nativos digitais têm necessidades e expectativas diferentes dos funcionários atuais no local de trabalho. Eles viveram no espaço digital a vida inteira, por isso esperam tecnologia e mais flexibilidade em seus estilos de trabalho.
Para ajudar a facilitar a transição para uma nova geração, 54% dos líderes de TI de C-Level estão aumentando a disponibilidade de softwares de colaboração para os funcionários para acomodar a crescente força de trabalho nativa digital.
E os que achavam que ainda tinham tempo de sobra até a geração Z começar a encher seus cubículos, devem passar a levar em conta que espera-se que os nativos digitais já abranjam 36% da força de trabalho até o final de 2020.
Comunicação Unificada e Colaboração melhoram a eficiência
Estamos sempre procurando novas maneiras de aumentar a produtividade no local de trabalho e, geralmente, a melhor solução é reduzir a quantidade de softwares. Atualmente, 39% dos líderes de TI têm mais de quatro ferramentas para atender às suas necessidades de comunicação e colaboração. 8% relataram ter sete ou mais ferramentas.
Com tantos pontos de contato diferentes dentro de equipes e organizações, as empresas inevitavelmente terão problemas de eficiência e comunicação. De fato, menos de 1 em cada 3 funcionários sentem que seus líderes se comunicam com eficiência. Provavelmente, isso acontece porque estão usando pelo menos quatro ferramentas de comunicação diferentes.
À medida que as empresas avançam em direção a soluções únicas de UCC, dois dos maiores benefícios esperados são a melhoria da produtividade da equipe (49%) e gerenciamento e administração mais fáceis (42%).
UCC reduz custos
O que é mais econômico, quatro ferramentas diferentes de comunicação e colaboração ou uma única ferramenta UCC usada por todos em sua organização? Ao encontrar a solução UCC certa para seus negócios, é possível reduzir consideravelmente os gastos.
Se um dos objetivos da empresa para 2020 é cortar gastos, a consolidação de suas ferramentas de comunicação é um ótimo ponto de partida. Em 2019, aqueles que usaram um único fornecedor gastaram de 25% a 41% menos em custos operacionais contínuos do que aqueles com vários fornecedores. E 60% das organizações que usam uma solução UCC esperam um ROI positivo após um ano.
Acomodam funcionários remotos e freelancers
Atualmente, 70% dos profissionais em tempo integral trabalham remotamente pelo menos um dia por semana e 53% trabalham remotamente por pelo menos metade da semana. E, ainda, é importante lembrar que os nativos digitais estão prestes a constituir 36% da força de trabalho. Eles esperam mais flexibilidade no trabalho e feedback em tempo real, o que exigirá que as empresas empreguem novas e robustas ferramentas de comunicação e colaboração para acomodá-los.
Para as empresas preocupadas com o que um aumento de funcionários remotos significa para a produtividade, estes dados podem tranquilizá-las: 75% dos trabalhadores disseram que experimentam maior produtividade em casa. Eles contam que encontram menos distrações (74%), menos estresse nos deslocamentos (71%) e menos políticas nos escritórios (65%).
Alguns dos recursos mais valiosos funcionam fora do escritório. Portanto, é essencial fornecer as ferramentas necessárias para que eles continuem sendo membros envolvidos e integrantes da sua equipe.
UCC e a experiência do cliente
Um estudo da Walker descobriu que, até o final de 2020, a experiência do cliente será mais importante do que preço e produto como o principal diferencial da marca. E embora o treinamento em atendimento ao cliente possa ser a solução óbvia para uma melhor experiência do cliente, às vezes é preciso se atentar às políticas internas.
Se as operações internas estiverem funcionando como uma máquina bem lubrificada, a experiência do cliente refletirá isso. Para isso é preciso melhorar a comunicação interna e entre equipes e departamentos.
A implementação de ferramentas de comunicação unificada e colaboração é um passo essencial para um local de trabalho com mais tecnologia. À medida que a geração Z traz nova vida e expectativas às organizações, é necessário que elas se tornem mais flexíveis e abertas. Investir nas ferramentas certas será crucial para o sucesso dos negócios em 2020.
Sobre o portfólio de Comunicação Unificada e Colaboração da LogMeIn:
Líder de mercado reconhecida em Comunicações Unificadas e Colaboração (UCC), a LogMeIn possui o portfólio mais abrangente do setor de soluções de UCC, criando maneiras mais inteligentes de reunir, conectar, comercializar e treinar, aprofundar relacionamentos e gerar melhores resultados.
O portfólio inclui produtos premiados como o GoToMeeting, GoToWebinar, Grasshopper e Jive, bem como as soluções GoToConnect e GoToRoom recentemente anunciadas. A linha de produtos UCC da LogMeIn auxiliam mais de 28 milhões de usuários por mês, com mais de 1,5 bilhão de minutos de conferência por mês, contribuindo para mais de 8 milhões de reuniões por mês e quase 20 bilhões de minutos em chamadas de voz por ano.
A LogMeIn, Inc. simplifica a maneira como as pessoas se conectam umas com as outras e com o mundo ao redor delas para gerar interações significativas, aprofundar relacionamentos e criar melhores resultados para indivíduos e empresas. Uma das 10 maiores empresas públicas de SaaS e líder de mercado em comunicações unificadas e colaboração, identidade e acesso, e soluções de suporte e envolvimento do cliente, a LogMeIn tem milhões de clientes abrangendo praticamente todos os países do mundo. A LogMeIn está sediada em Boston, Massachusetts, com localizações adicionais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.
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