Coopermota atinge a marca de 3 mil cooperados e comemora crescimento nas vendas com o IEV - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

A Coopermota é uma cooperativa Agroindustrial, fundada em 1959 por um grupo de produtores rurais da região de Cândido Mota e Palmital. Para driblar a dificuldade em comercializar café, um grupo de produtores, liderado por Lázaro Dias, se organizou e, juntos, fundaram a cooperativa. Com o passar dos anos, o café deixou de ser um negócio principal e outros produtos começaram a ganhar destaque, como a cultura de grãos, principalmente a soja e o milho. 

Hoje, a empresa conta com mais de 3 mil cooperados e 24 unidades em toda a região do vale do Médio Paranapanema, norte do Paraná e região central do estado de São Paulo, atuando com o comércio de insumos, beneficiamento de grãos, comercialização, produção e venda de produtos de nutrição animal, frigorífico de pescados e uma indústria de extração de óleo vegetal. Esses são alguns dos negócios que a Coopermota vem desenvolvendo, além de uma rede de postos de combustíveis, uma estrutura criada para atender toda a região.

A evolução da Coopermota em gestão de equipes e venda consultiva 

Para Raquel Andrade, Gestão de Pessoas na Coopermota, um dos grandes desafios da empresa era a venda consultiva. “A Coopermota tem como política entregar um serviço de excelência, e não só um produto em si, então essa sempre foi a dificuldade”, explica a gestora. Outra preocupação era preparar os próprios líderes para cuidarem de equipes que trabalhassem com vendas consultivas e recorrentes. “Nós não queríamos que fosse feito apenas um atendimento, nossa intenção era ter uma equipe preparada para conhecer os clientes, entender o perfil de cada um deles, saber como vender, como abordar e entender exatamente o que eles estão vendendo. 

Outro ponto importante foi construir uma equipe de gestores preparada para desenvolver e oferecer suporte aos vendedores. “Esse foi, com certeza, o grande diferencial. Era uma das maiores dores que nós tínhamos”, complementa Raquel. 

Ademais, a gestora comenta que o IEV é uma escola muito bem estruturada, com profissionais de alto padrão, qualificados, com uma equipe de apoio muito prestativa e capacitada,  sempre disponível para ajudar e assessorar em tudo. “É um trabalho entregue com excelência e que fez muita diferença para nós. Com certeza eu recomendo”.

A importância das ferramentas estratégicas no aumento das vendas 

Gustavo Scrivanti, Coordenador da equipe de nutrição animal da Coopermota, também comenta sobre sua experiência com o IEV. “Com relação ao Sales Trainer e ao conteúdo passado pelo IEV, nós estamos implementando algumas novidades e ferramentas que já começaram a dar resultados” destaca. Gustavo também explica que houve um aumento no engajamento das equipes. “Estamos fazendo reuniões mais assertivas e o IEV agregou muito em nosso aprendizado. Com as ferramentas e o direcionamento, tivemos um crescimento estrutural, estamos vendendo mais e melhor”, comemora. 

Por fim, o coordenador diz que foi muito gratificante a parceria com o IEV. “Eu tive um grande crescimento profissional e pessoal, pude enxergar muitas coisas que não conseguia ver no dia a dia e colocar em prática. Só tenho a agradecer!”, finaliza. 

O IEV

O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.

Afinal, para o IEV, vendas não é “jeitinho”, mas sim uma ciência. Sem a mentalidade, o processo comercial e a prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. 

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