Dinâmica Alimentos decola com 60% de aumento no faturamento em parceria com o IEV

A Dinâmica Alimentos é uma empresa localizada no estado do Espírito Santo, que produz e distribui produtos alimentícios de alta qualidade, com uma história de mais de 20 anos. Gilmar Mendes, gestor da empresa, conta que passou por diversas mudanças até chegar ao cargo atual. “Eu entrei na Dinâmica para cobrir as férias de um funcionário, e nesse processo já estou a mais de 20 anos na área de vendas. Depois disso, fui supervisor por 7 anos até me tornar gestor”, explica.

O investimento no desenvolvimento de vendedores e gestores

Pensando no desenvolvimento, Gilmar decidiu investir na qualificação de seus colaboradores com o IEV. “Já participei de palestras e de outros cursos, mas não como o IEV, que é realmente voltado para a área de vendas. Eu acredito que a maioria sabe o que fazer, mas muitas vezes isso fica adormecido e as pessoas acabam não colocando em prática, então o IEV veio para despertar esse conhecimento nos vendedores”, relata. 

“É muito comum nós nos acomodarmos, isso é uma característica do ser humano, as pessoas caem no comodismo, e com o curso do IEV eles acabam aguçando e tirando os colaboradores da zona de conforto para atingir ainda mais o potencial em vendas. O curso veio para transformar esse modo de pensar.”

Ainda sobre os desafios enfrentados antes do IEV, Gilmar cita as dificuldades que passou na época da pandemia de Covid-19. “Tivemos que trabalhar muito a área de finanças da empresa, pois houve uma grande quantidade de inadimplências. Hoje, com a mudança do cenário, estamos mantendo um equilíbrio no faturamento” comenta.

Para isso, a empresa decidiu investir na especialização dos funcionários com os cursos do IEV. “No início todos adoraram, é algo que pouquíssimas empresas oferecem e todos nós sabemos da necessidade em aperfeiçoar nossas práticas no dia a dia para trabalhar cada vez melhor. Foi uma experiência ótima” relata.

Gilmar também explica que hoje o nível de conhecimento e de tratamento com as atividades diárias é muito mais avançado, até mesmo na parte pessoal. 

“Antes de ser um bom vendedor você precisa ser um bom ser humano. O time amadureceu muito em diversas questões, até mesmo na forma de se comunicar.”

Resultados e evolução após treinamento com o IEV

A evolução na Dinâmica Alimentos aconteceu em vários aspectos, desde a preocupação com o ponto de venda até a prospecção. “Nós sabemos que não é só vender, hoje eu vejo que os colaboradores estão mais preocupados com outros fatores do que somente fazer uma venda, eles se preocupam a gestão e são muito mais engajados. São menos vendedores e mais gestores, e isso é algo muito bom”, afirma o gestor. 

“Atualmente, a empresa apresenta um crescimento de 30 a 60% em relação ao ano passado, o que demonstra o poder do investimento no curso de especialização em vendas do IEV.”

Gilmar também destaca as mudanças na equipe de gestão da empresa. “Hoje, os gestores conseguem perceber melhor que nem tudo que o mercado oferece, é o que nós podemos oferecer, como, por exemplo, os preços”, comenta. Sobre as contratações, o gestor explica que estão sendo muito procurados. “Nós acabamos contratando vendedores mais experientes e que já nos conhecem. Com isso, a nossa taxa de rotatividade de colaboradores também é muito baixa”.

A Inteligência Emocional na prática e seus benefícios

Sobre o conteúdo e a metodologia do IEV, Gilmar destaca as aulas sobre Inteligência Emocional. “Um dos módulos que eu mais gostei e senti resultados foi sobre Inteligência Emocional, eu acho que esse assunto é a base de onde começa tudo para um gestor. Isso é bom para todos, mas se o próprio gestor não tiver uma boa inteligência emocional, se ele não souber contar até 10, isso pode ir desestruturando a equipe“, complementa. 

“É muito importante ter cuidado com as palavras, e isso aprendemos neste módulo, que vem justamente para trabalhar essa área da gestão, de saber como transmitir uma informação e se comunicar com os colaboradores, isso faz toda a diferença.”

Hoje, a gestão da Dinâmica Alimentos trabalha com foco no bem-estar dos colaboradores. “Eu quero sempre o melhor para o colaborador, então nós investimos nesse desenvolvimento e eles também se dedicam para colocar isso em prática. Além disso, temos como base o respeito a confiança, e disso não abrimos mão. O ato de cuidar dos funcionários é muito importante, como, por exemplo, saber se eles estão confortáveis, se estão se sentindo bem e satisfeitos”, explica.

“Para mim, o IEV representa qualidade e excelência. O IEV tem uma estrutura ótima, os profissionais são qualificados e possuem uma oratória muito boa.” Sobre o curso, o gestor explica que a oportunidade apareceu em um bom momento.  “Logo na primeira apresentação eu já percebi a qualidade dos cursos e isso serve de exemplo para os nossos vendedores.  O IEV fez essa diferença, de mostrar aos colaboradores que eles precisavam se preparar para alcançar metas maiores e fazer a diferença. Eu também vejo que existe um respeito pelo outro, um jeito de ensinar que se aplica desde ao colaborador que tem mais dificuldade, até os que já estão na área há mais tempo”, relata.

Diante de todo aprendizado e conhecimento, a Dinâmica Alimentos segue disseminando conhecimento para outros gestores e investindo em qualificação, além de estarem preparando um lançamento de marca, prezando sempre pela melhoria contínua de processos, de produtos e dos colaboradores. “Agora que já temos uma base de conhecimento, nosso foco é agregar ainda mais desenvolvimento aos funcionários, para que eles realizem um trabalho excepcional”, finaliza o gestor.

Confira a entrevista de Gilmar Mendes:

O IEV

O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.

Afinal, para o IEV, vendas não é “jeitinho”, mas sim uma ciência. Sem a mentalidade, o processo comercial e a prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. 

Com metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas.

No final, nós medimos o sucesso do nosso programa pelo sucesso do cliente. Para tal, formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança.

Quer saber mais?

Fale com um especialista do seu segmento e entenda como o IEV pode ajudar a despertar os mais altos resultados no seu time comercial.

WhatsApp us