Fagro supera a meta em 10% após capacitação do IEV - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

A Fagro é uma empresa do interior de São Paulo, situada em Pindorama, que fornece equipamentos customizados na área de soluções agrícolas.

Fabiano Aparecido, diretor da empresa, é formado em administração e responsável pela área comercial e técnica da empresa, dividindo funções com sua esposa, gestora administrativa e financeira. “Estou nesse mercado desde 1995, passei por duas empresas e depois fui me aventurar sozinho”, explica. Sempre muito dedicado, foi para o colégio interno, se formou como técnico agrícola e, em 1994, começou a trabalhar em uma associação de fornecedores de cana-de-açúcar, na região de Catanduva, interior de São Paulo. 

Após alguns anos, Fabiano chegou a criar sua primeira empresa com outros dois sócios, mas as dificuldades fizeram com que se separassem em 2004. Em seguida, criou a Fagro, onde segue entregando soluções de maneira personalizada, intensiva e tecnológica, para que o resultado dos clientes seja o mais próspero possível. Com isso, foram surgindo parceiros muito importantes no caminho de Fabiano, que cita o mais antigo, com 14 anos de parceria. Hoje, a Fagro completa 19 anos no mercado, desde 2004 trabalhando para levar soluções aos clientes.

“Foi um desafio muito grande, as pessoas estavam começando a entender sobre a tecnologia e sua importância, mas foi o que nos fez crescer e ser o que somos hoje. A Fagro surgiu da paixão pela tecnologia e pela ideia de fazer um produto customizado, exatamente do jeito que o cliente precisa, entregando sempre o melhor.”

Capacitação e estruturação da equipe comercial

Antes do IEV, Fabiano comenta que em sua empresa não havia um departamento comercial que atendesse todo o Brasil. Percebendo que o mercado do agronegócio é extenso, reconheceu que era importante dar esse passo para conseguir atender o país todo. “Eu fui atrás de uma empresa que pudesse me ajudar a criar esse departamento comercial, montar um bom quadro de funcionários. Antes, eu acreditava que com 5 vendedores iria aumentar minhas vendas, e não foi esse o resultado. Pesquisei na internet e já entrei em contato com o IEV”, comenta.

Com a capacitação do IEV, Fabiano e sua equipe começaram a entregar equipamentos personalizados, resolvendo o problema do cliente com a tecnologia adequada, pensando sempre no futuro e na evolução e tendo cada vez mais resultados positivos. 

“Dessa forma, eu consegui fazer com que os funcionários atuais batessem as metas. Esse era o meu maior desafio, fazer o meu departamento comercial interno funcionar e chegar ao meu cliente. Nós tínhamos tudo que precisávamos de estrutura, mas sentia que faltava algo. Eu digo que existe uma Fagro antes e outra muito diferente depois do IEV.”

“Foi crucial aprender a fazer o pós-venda, que é um trabalho contínuo com o cliente, estar com ele para que não se sinta perdido, ajudando sempre a implantar a tecnologia no cenário que ele necessita. Isso que nos destaca no mercado: entender o que o nosso cliente precisa e estar junto dele.”

Transformação de mindset para traçar novos rumos

Em 2022, o objetivo da Fagro foi conhecer novos processos, estruturar sua equipe comercial e mudar a mentalidade dos colaboradores. Em 2023, a empresa esteve em processo de desenvolvimento e evolução do departamento comercial, contando com a capacitação do IEV e pensando em “virar a chave”. 

“A transformação na mentalidade do time abriu as portas para crescermos ainda mais. A preparação para o novo possibilita esse salto de crescimento. Nós temos mentores específicos para cada área, nos ajudando sempre. Nós já projetamos e estruturamos uma nova campanha na empresa, tudo com ajuda e parceria do IEV. Eu aprendi que quanto mais planejado, organizado e estruturado for, as chances de sucesso são maiores. Tudo isso levando tranquilidade para quem vai estar lá na ponta falando com o cliente, pois é ele quem vai levar as informações necessárias e quem precisa saber exatamente as necessidades do cliente, oferecendo a solução certa”, ressalta.

“Nunca tinha conhecido uma experiência como a do IEV. Em comparação com o ano passado, isso transformou nossa empresa. O IEV é o que está nos fazendo mudar para melhor.”

Com o apoio que tiveram, Fabiano acompanhou diversas mudanças positivas. “Antes, nós tínhamos uma listagem e vendíamos para os mesmos clientes, de forma passiva. O que mudou foi o poder de ir atrás de novas oportunidades, de ligar, de fazer prospecção com um script e oferecer nossos produtos para diversas pessoas com mais excelência. Nós aprendemos a fazer ligações, a ter um contato mais próximo com os clientes, a entender suas necessidades e sair um pouco do atendimento robotizado. Com o IEV, nossa equipe está destravando esse potencial”, comemora o diretor. 

“Hoje, minha equipe está 100% diferente, mas não diferente do ideal. Essas transformações são bem-vindas, sendo passadas com um passo a passo, para que esse conhecimento fique marcado como se fosse o DNA do nosso time”.

Sobre gestão de equipes comerciais, Fabiano cita que o IEV também o auxiliou. “O IEV me ajudou nessa possibilidade de poder passar esses conhecimentos ao meu time e a formar novas equipes capacitadas, estar junto em todos os setores, entregando os produtos com o respaldo de todos os setores da empresa”.

Resultados positivos e metas alcançadas

Após passar por um período de grandes dificuldades, no auge da pandemia de Covid-19, Fabiano conseguiu superar os problemas e alcançar todas as metas estipuladas. “Isso foi o mais importante para nós. Essa meta, perante ao ano anterior, era superestimada, e mesmo assim conseguimos alcançá-la. Isso é fantástico, tive 10% a mais de crescimento do que a meta que tinha planejado e não teríamos conseguido sozinhos”, comemora.

“Eu acredito genuinamente que todos nós, o IEV, a Fagro, o time e o cliente, fazemos parte desse sucesso. Ainda estamos otimistas com nossa meta, independente das dificuldades existentes. Estamos gerando empregos, novas contratações, aumentando nossa área de estoque, estamos fazendo todos os investimentos necessários.”

Sobre o IEV, Fabiano responde: “Contrate, faça um bom planejamento, entenda sua necessidade e eles irão te ajudar. Além disso, é muito importante assistir às aulas e acompanhar os conteúdos e as mentorias. Isso faz toda a diferença. Uma palavra para resumir essa experiência seria satisfação”, finaliza o diretor. 

Quer saber mais sobre a empresa? Confira nossa entrevista com o gestor Fabiano Aparecido.

O IEV

O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.

Afinal, para o IEV, vendas não é “jeitinho”, mas sim uma ciência. Sem a mentalidade, o processo comercial e a prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. 

Com metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas.

No final, nós medimos o sucesso do nosso programa pelo sucesso do cliente. Para tal, formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança.

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