De acordo com a própria Magalu, as vendas da rede cresceram 49% no segundo trimestre de 2020, somando R$ 8,6 bilhões de reais, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 4 anos, a estratégia de vendas do Magazine Luiza proporcionou a valorização em 1000% da companhia.
Como essa empresa tradicional do varejo se tornou um dos negócios mais promissores da era digital? Que táticas podemos aprender com essa transformação de sucesso? Separamos algumas ideias que você pode adaptar para o seu dia a dia de vendas.
Magalu
Magalu é o nome do e-commerce do aplicativo Magazine Luiza, que é um dos mais baixados da categoria do varejo no Brasil. Com ele, é possível comprar os produtos da loja, roupas, alimentos e ainda ter frete grátis em algumas opções. O app também oferece cashback e ofertas exclusivas para quem o baixa.
Sobretudo, o desenvolvimento de novas soluções está enraizado na companhia. A empresa conta com um departamento exclusivo de tecnologia, o Luizalabs, que funciona aos moldes de uma start-up e é responsável por diversas outras inovações fundamentais para o alcance do sucesso digital observado hoje.
Nada disso surgiu da noite para o dia. Apesar de esse laboratório ter começado com quatro pessoas em uma sala de massagens desativada dentro do Magazine Luiza, atualmente, conta com mais de 500 profissionais de diversas áreas da tecnologia.
Como aplicar:
Com toda a certeza, o grande diferencial da criação do Luizalabs foi o esforço de montar uma equipe própria para se dedicar integralmente a criar novidades para o negócio, em vez de terceirizar essa função.
A presença online e a constante renovação nesse campo se tornaram extremamente relevantes no mercado. Assim, você deve dedicar o máximo de recursos que puder para esta área. Considere contratar profissionais da inovação para fazer parte da sua empresa, ou até mesmo qualificar parte do seu time para pensar em novas estratégias.
Lu do Magalu e as redes sociais
Uma das mais bem sucedidas estratégias de vendas do Magazine Luiza foi a criação, pela equipe de marketing, da personagem Lu, inspirada na empreendedora Luiza Helena Trajano. Em resumo, Luiza foi a responsável por elevar os negócios de sua família a uma das maiores potências do varejo.
Lu é uma brand persona, ou seja, a personificação dos valores da marca, utilizada para se aproximar dos clientes.
Também usada para suprir algumas necessidades da empresa, como responder dúvidas sobre os produtos em seu canal do YouTube, ela conversa muito bem com a maior parte do público do Magazine: donas de casa das classes C e D.
Lu serve como uma espécie de amiga dessas clientes, a quem elas podem recorrer para ajudá-las com a tecnologia avançada de alguns produtos, o agendamento de entregas por aplicativo de mensagens e por aí vai.
Ela está presente em diversas campanhas e usa redes sociais como o Twitter e o Instagram. Nesse último, inclusive, já alcançou mais de 5,1 milhões de seguidores.
Com toda uma narrativa de vida que é criada e expandida conforme as demandas de promoções e datas comemorativas, Lu é extremamente interativa nas redes, uma verdadeira influenciadora digital e criadora de conteúdo.
Estratégia de vendas do Magazine Luiza: o Tinder
No ano de 2017, a Lu resolveu usar mais uma rede social, e a escolhida da vez foi o Tinder, aplicativo de relacionamentos. Quem curtisse a personificação da marca, dando “match”, ganhava um cupom de descontos para usar em suas compras na loja.
Certamente essa estratégia proporcionou um enorme retorno ao Magazine Luiza, que aumentou as vendas no varejo em 2000%.
Como aplicar:
Lu é um case máximo de humanização da marca, suas ações conferem visibilidade e simpatia para a empresa. Entretanto, é importante ressaltar que não é preciso ser uma personagem de computação gráfica para realizar esses feitos.
Entenda o que os seus consumidores querem para poder ajudá-los da melhor forma. Lembre-se que a Lu surgiu para dar suporte ao seu público-alvo, as donas de casa. Sendo assim, tente fugir de uma automação, respostas padronizadas e previsíveis.
Outro ponto importante é criar uma identidade, uma unidade de ação e atendimento que se aplique das trocas de mensagem pelas redes sociais, passando pela loja física, até o atendimento pelo telefone. Use a linguagem que mais se aproxima do seu público, conversando com ele como igual.
Mais uma estratégia simples e acessível de humanização é apresentar a sua equipe aos consumidores. Faça com que eles saibam quem vocês são, ou seja, dê um rosto às pessoas que movem seu negócio e podem solucionar os problemas dos clientes. Uma breve sessão com fotos apresentando os membros e suas funções já é um começo.
Além disso, aprenda com a Lu a aproveitar as diferentes funcionalidades de cada rede social para produzir um conteúdo específico em cada uma delas, gerando mais engajamento.
- Seja mais breve e divertido no Twitter;
- Aproveite o Instagram para fazer vídeos curtos, enquetes e agregar valor à marca com conteúdos ricos;
- Use o Facebook para estimular uma interação nos comentários e também aposte nos memes e posts divertidos que chamem a atenção do seu público.
Todas essas iniciativas aumentarão a sua aproximação com o cliente, tornando-o muito mais suscetível a uma abordagem de vendas. Mas, lembre-se de ser constante nas redes, pois caso contrário, os clientes não se engajarão.
Magazine Luiza compra Jovem Nerd e outras empresas
Com o objetivo de ampliar ainda mais a sua abrangência, a Magalu tem buscado novas oportunidades de alcançar o público, exemplo disso foi a mais nova aquisição, a compra da Jovem Nerd.
Com o CanalTech e a Steal the Look já em sua rede de portfólio, a Magazine Luiza fala com o público que está interessado em tecnologia, moda e estilo de vida. Agora, o horizonte é ampliado para os amantes da cultura pop e geek.
Mas, as compras não param por aí… Somente em 2021, já foram seis aquisições que a Magalu trouxe para si. Outra que ganha destaque é a SmarthHint, uma startup brasileira que trabalha para melhorar os resultados das buscas feitas em e-commerce. Ela ajuda a aperfeiçoar as recomendações de produtos e reconhece as palavras, mesmo que digitadas erradas.
A estratégia de vendas multicanal do Magazine Luiza
A estratégia de vendas do Magazine Luiza considera que há clientes em diversos lugares e que eles procuram por facilidade de acesso, rapidez e segurança.
Eles estão presentes nas redes sociais, marketplace, lojas virtuais e físicas, que ao todo são 1.157 em 18 estados distintos do Brasil.
Sendo assim, na multicanalidade, as lojas físicas apoiam o digital e o crescimento no digital reflete nos resultados da loja física.
Porém, é comum observarmos que muitas pessoas pesquisam nos sites de vendas da web e realizam a compra nas lojas presenciais. Por isso, seu e-commerce deve ser atrativo e relevante no próprio meio digital e também para as externas.
A logística multicanal pode ser uma opção. Experimente disponibilizar a compra pelo site com retirada na loja física e torne seu preço e prazo de entrega um diferencial por conta disso. A maior parte das reclamações acerca das vendas online vem desses dois fatores.
A maior lição que a evolução do Magazine Luiza pode nos dar é: aproveitar as oportunidades. Fique de olho nas novas tecnologias, use o potencial de cada uma delas para integrar seus negócios e não dividi-los.
Aplique as novas ferramentas para criar um novo e melhorado relacionamento com o cliente, mas não se esqueça de continuar apostando no que sempre funcionou e naquilo que te define, valorize-se! Busque a melhora, mesmo que você já seja referência na sua área. A qualidade e quantidade de suas vendas sempre pode continuar a crescer.