Itacorda expande para o mercado internacional e alcança crescimento de 20% com o IEV

A Itacorda foi fundada em 1988 por Pedro Montagna, aos 50 anos. Pedro era um pedreiro que teve visão e abraçou uma oportunidade. No início, fabricavam cordas torcidas de material palhinha, com foco no setor pesqueiro. Hoje, a empresa produz cordas trançadas e cintas de amarração de cargas para diversos setores, como pesqueiro, agropecuário, transporte, construção civil, náutico e decoração. 

Atualmente, a Itacorda conta com 180 colaboradores no Brasil e 70 colaboradores no Paraguai, atua em todos os estados do Brasil e exporta para sete países da América latina. Marcelo Iargas, diretor comercial na Itacorda, possui uma vasta experiência no ramo e atua na empresa há 12 anos, com o principal desafio de continuar a ajudar a movimentar o mundo. 

O encontro da Itacorda com o IEV

“A gente sentiu a necessidade de dar um upgrade na nossa equipe de vendas e encontramos o IEV, que casou bem com a nossa ideia.”, conta Marcelo.

O diretor também ressalta que começou a perceber uma deficiência no atendimento interno, por ter um time composto de pessoas que vieram da base da empresa e não estavam inseridas no mundo das vendas. “Foi nesse momento que sentimos essa necessidade [de especializar a equipe] e comecei a pesquisar essas alternativas. A gente queria algo dinâmico, que fosse de fácil acompanhamento e compreensão, que se enquadrasse dentro do tempo de cada funcionário da nossa equipe e o IEV apresentou essa facilidade para nós”.

O que mais chamou a atenção de Marcelo nesse primeiro contato com o IEV foi o planejamento e o conteúdo. “Outro ponto decisivo foi a adaptação de certos conteúdos, porque quando a gente sentia a necessidade de adaptação para a nossa realidade, a gente solicitava e o IEV cuidava disso, o que foi uma grata surpresa para nós” pontua.

A formação de vendedores especialistas em venda consultiva

Com 35 anos no mercado, a Itacorda decidiu mudar seus processos e se tornar uma empresa profissionalizada. “Quando chegamos no momento ápice da área comercial e anunciamos os treinamentos, já começamos a perceber uma mudança no comprometimento dos colaboradores. Eles viram que estávamos aplicando recursos e apostando neles para que se tornassem os melhores em vendas, e isso foi fatal na mudança de postura”, ressalta Marcelo. 

Um dos grandes desafios superados foi a qualidade no atendimento. “Nosso time não possuía um grande conhecimento comercial e não conseguia dar continuidade em uma venda, essa era uma das grandes dificuldades. No decorrer do programa a gente foi percebendo essas mudanças e hoje já sabemos que a nossa equipe está muito preparada para oferecer mais produtos, selecionar o cliente e realmente fazer uma venda mais consultiva. Esse foi o grande destaque do programa do IEV”, comenta.

“Nem tudo é número, o relacionamento é o ponto-chave do nosso negócio. Isso foi algo que o IEV trouxe para nós. Eles nos mostraram como fazer isso, como se conectar com o cliente e saber escutar mais do que falar. Tudo isso a gente tenta trazer para dentro da Itacorda como um exemplo.” 

Marcelo também destaca que, hoje, os vendedores de sua equipe sabem exatamente como fazer o levantamento de necessidades do cliente. “Eles fazem as perguntas-chave que precisam ser feitas, ficaram mais experientes, sabem como se comportar, em que momento fazer cada pergunta e conseguem engajar o cliente. As vendas ocorriam de forma linear, a gente sempre teve uma grande carteira de clientes, só que esses clientes sempre compravam o mesmo produto e, a partir do IEV, a gente começou a perceber que os clientes perguntam mais, engajam e buscam mais o mix de produtos.

É preciso entender o que o cliente busca e compreender a real necessidade dele, isso foi fundamental para a melhora do processo e primordial para solucionarmos os problemas. Fazer as perguntas certas nos momentos corretos foi o nosso grande diferencial”, complementa. 

Capacitação e ampliação no mercado Latino Americano

Até 2016, a Itacorda produzia apenas um tipo de produto e, depois, começaram a produzir cintas de amarração e de elevação de cargas. Eles perceberam que precisavam expandir a produção e começaram a pesquisar qual seria o melhor caminho. Assim, eles optaram em ir para o Paraguai e, a partir disso, criar uma plataforma de exportação para o mundo todo. “Nós unimos a oportunidade do Brasil com a oportunidade do Paraguai, explorando novos caminhos e novos países”, conta. A partir desse ponto, a empresa foi estruturando a equipe comercial e alcançando metas importantes. 

 “Hoje, podemos dizer que 20% de tudo que faturamos já é destinado à exportação. A empresa vem crescendo em torno de 20% ao ano, isso de forma recorrente.”

As melhorias na comunicação e exposição internacional da Itacorda

Além dos avanços que a Itacorda conquistou ao participar do Programa de Desenvolvimento Comercial do IEV, Marcelo também começou a sentir a necessidade de melhorar a comunicação e, principalmente, a exposição da Itacorda. “A gente não tinha ninguém na área de Marketing e, em 2022, conseguimos estruturar esse setor para dar um foco maior na comunicação. Muitas pessoas compravam nossos produtos, mas não sabiam do que era feito e como era feito” comenta o diretor. 

Essa estruturação de marketing fez parte de um novo movimento na empresa, quando começamos a exportar os produtos para outros lugares do mundo. “Essa foi a importância de ter uma comunicação mais ativa. Nós estamos buscando uma comunicação não só no Brasil, mas com o mundo todo e a gente percebeu uma melhora significativa quando a começamos a nos comunicar melhor, até no aumento da quantidade de leads”, explica.

Com essa evolução, a Itacorda lançou seu e-commerce, que entrou no ar efetivamente em setembro de 2022. “Foi uma boa surpresa para nós e com um ótimo movimento, porque a gente consegue atender desde o consumidor final, até grandes empresas. A gente precisava se comunicar com esse público, esse foi um dos grandes motivos para melhorarmos a nossa comunicação. 

O impacto do treinamento de equipes do IEV no fechamento e faturamento

Após a parceria com o IEV, os processos comerciais da Itacorda ficaram mais diretos. Antes, essas etapas não ocorriam de forma rápida e recorrente e, a partir do treinamento, eles começaram a perceber uma mudança de comportamento e engajamento da equipe. “Essa mudança foi muito clara para nós, porque nem tudo é técnica, às vezes o comportamento já faz com que o resultado melhore muito. A gente também percebeu uma melhora no fechamento das vendas, nós tínhamos um percentual de fechamento baixo e, em relação a nossa meta, fomos percebendo uma curva de ascensão durante o plano de aplicação do IEV. Hoje, estamos com essa curva praticamente dentro da meta que estipulamos e houve um aumento do nosso ticket médio”, comemora o Diretor. 

Para Marcelo, o IEV é um caminho para o desenvolvimento e engajamento de equipes. 

“Essa era a grande missão que a gente tinha, melhorar nosso posicionamento e comportamento frente aos desafios do mercado. Também aprendemos que nada se constrói sem planejamento e persistência, essa foi a grande lição que o IEV nos trouxe.”

Sobre os planos para o futuro, Marcelo destaca que a gestão está focada no crescimento de forma escalonar, com aplicação de recursos cada vez mais focado nas pessoas. “Se a gente não acreditar nas pessoas que estão conosco e não aplicarmos recursos para que eles se tornem melhores, não só como profissionais, mas como pessoas, a empresa não vai ter sustentabilidade. E a palavra que a gente vem usando muito na Itacorda é a perpetuidade do negócio. Porque para se tornar perpétuo, você tem que começar a fazer coisas que você não faz ainda, e isso é o que a gente tem buscado nos últimos anos”, finaliza. 

O IEV

O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.

Afinal, para o IEV, vendas não é “jeitinho”, mas sim uma ciência. Sem a mentalidade, o processo comercial e a prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado. 

Com metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas.

No final, nós medimos o sucesso do nosso programa pelo sucesso do cliente. Para tal, formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança.

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