LinkedIn divulga profissões em alta: Representante de Vendas está na lista - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

O LinkedIn divulgou ontem (08/01), a lista das 15 profissões que estão em alta no Brasil para o ano de 2020.

A estimativa é feita com base nos dados de usuários do site, que possuem o perfil público e tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral nos últimos cinco anos.

Profissões que envolvem marketing, vendas e tecnologia foram as que mais se destacaram. Detalhamos as cinco primeiras:

1 – Gestor(a) de Mídias Sociais

A procura por essa profissão aumentou, em média, 122% por ano, entre 2015 e 2019. Trata-se do profissional responsável pela imagem, relacionamento, engajamento e prospecção de uma empresa nos canais digitais. Elas ampliam estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; Redes Sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; Marketing.

Segmentos que mais procuram: Publicidade e Marketing; Mídia Online; Internet.

2 – Engenheiro(a) de Cibersegurança

Com 115% de crescimento anual, a profissão ganhou cada vez mais importância num cenário em que a segurança de dados é central para as empresas. O profissional cria sistemas de segurança e monitora a infraestrutura de TI da organização, evitando intrusões, além de implementar processos e controles.

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

Segmentos: Tecnologia da Informação e Serviços; Software de Computares; Serviços Financeiros.

3 – Representante de Vendas

O bom vendedor continua primordial para qualquer empresa, como mostra esta terceira colocação no ranking das profissões em destaque em 2020, com 105% de crescimento nos últimos anos.

As mais elevadas posições estão disponíveis nas áreas de tecnologia, como empresas de softwares, TI e internet. O vendedor de hoje também precisa conhecer estratégias ativas e passivas de marketing e saber mapear as necessidades do cliente mais adequado antes de abordá-lo.

Conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; Inbound Marketing; Pré-Venda; Vendas Internas; Prospecção.

Segmentos: Softwares de Computares; Tecnologia da Informação e Serviços; Internet.

4 – Especialista em Sucesso do Cliente

O relacionamento com o cliente depois da compra também se destaca como uma das tendências mais fortes dos últimos anos, 79% de crescimento anual. O especialista em sucesso do cliente tem o papel fundamental de proporcionar uma experiência de qualidade ao comprador no pós-venda. Por isso, apresenta, em geral, um perfil que combina habilidades técnicas e comportamentais, já que precisa entender de tecnologia e gerenciar relacionamentos.

Conhecimentos primordiais: Inbound Marketing; Helping Clients Succeed; Relações com o Cliente; Marketing Digital; Experiência do Cliente.

Segmentos: Tecnologia da Informação e Serviços; Software de Computadores; Internet.

5 – Cientista de Dados

Os dados são a nova commodity, portanto todas as profissões ligadas à captura, processamento, análise, representação e interpretação de grandes volumes de dados ganham força. O crescimento da profissão de Cientista de Dados foi de 78%. Na prática, o especialista analisa os dados e, a partir deles, constrói modelos, experimentos e busca insights para a melhorar a tomada de decisão. É uma área para graduados em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Matemática Aplicada, por exemplo.

Conhecimentos primordiais: Machine Learning; Ciência de Dados; Linguagem Python; Linguagem R; Ciência de Dados.

Segmentos: Tecnologia da Informação e Serviços; Bancos; Softwares de Computadores.

O ranking segue com:

6 – Engenheiro(a) de dados

7 – Especialista em Inteligência Artificial

8 – Programador(a) de JavaScript

9 – Investidor(a) Day Trader

10 – Motorista

11 – Consultor(a) de Investimentos

12 – Assistente de Mídias Sociais

13 – Desenvolvedor de Plataforma Salesforce

14 – Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação

15 – Coach de Metodologia Agile

O levantamento completo, que também traz as tendências para 2020, está disponível aqui.

LEIA MAIS: Small e Big Data – o uso de dados como estratégia de vendas

Siga nossas redes sociais:


Facebook


Instagram


Linkedin


Youtube