Marketplace: como descobrir meu nicho e vender mais? - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Com tantas mudanças nos hábitos de consumo, às vezes torna-se uma tarefa árdua acompanhar todas as novidades. Como descobrir seu nicho de vendas e ter mais lucro é um exemplo disso.

Como saber se a categoria que você está vendendo é uma das que mais faz sucesso? É exatamente o que vamos explicar nesse texto.

Para facilitar a sua vida, separamos os nichos que mais fazem sucesso no marketplace e iremos explicar o motivo de terem alta performance. Além disso, traremos dicas de como melhorar o seu desempenho nesses segmentos. Confira a seguir!

Como descobrir meu nicho?

Apenas indicar os nichos e não explicar detalhes sobre eles é como dar uma Ferrari nas mãos de quem não sabe dirigir. Por isso, vamos começar do básico: qual assunto mais agrada você? É Moda e Beleza ou Eletrônicos? Brinquedos ou Esportes?

Antes que você comece a ponderar os nichos que mais gosta, vamos explicar o porquê de essa pergunta ser tão importante. Quando você demonstra interesse em uma determinada área é natural que você pesquise mais e tenha mais domínio do assunto.

Dessa forma, fica mais fácil para você identificar se o seu fornecedor é de qualidade e se os artigos são bons. Aqui vale reforçar: manter-se atualizado é um dos princípios fundamentais do vendedor de sucesso. Além do mais, trabalhar com o que você gosta é o caminho para a sua realização pessoal e profissional.

Não coloque todos os ovos na mesma cesta!

Essa é uma frase que investidores e lojistas de marketplace falam com frequência. Mas o que significa? Simples: não aposte em apenas um nicho. Como já dissemos, as mudanças nos hábitos de consumo são constantes e é imprescindível estar pronto para elas.

Ou seja, se houver uma queda no nicho A, você tem o B para compensar e não afetar a sua renda. O mesmo vale para marketplace. Não anuncie em apenas um lugar, procure disponibilizar os seus produtos nos maiores sites do Brasil.

Entretanto, é indispensável ter disciplina e controle sobre o estoque. Não há nada mais frustrante e incômodo para um consumidor do que comprar, efetuar o pagamento e descobrir que o produto está sem estoque.

Fazer esse controle manualmente, por meio de planilhas, pode abrir brechas para falhas. Por isso, muitos lojistas utilizam plataformas de vendas especializadas, como o olist store

A solução facilita a gestão de venda em mais de 10 marketplaces brasileiros e contribui com a performance nos canais graças a uma logística competitiva e inteligência comercial. Acesse o site de olist store para saber mais!

Não subestime as redes sociais

Redes sociais ditam hábitos de consumo e tendências. Sendo assim, procure não ficar alheio. Siga os influenciadores digitais que tenham ligação com o nicho em que você já atua ou pretende atuar.

Os conteúdos virais são famosos por ajudar a esgotar estoques, como o caso de um creme que acaba com olheiras imediatamente, que apareceu no TikTok. Segundo o UOL, o vídeo atingiu 23 milhões de visualizações e fez com que o distribuidor tivesse seus estoques zerados.

Quer outro exemplo? Um vídeo, também do TikTok, mostrava um vestido que tinha um efeito de ilusão de ótica que afinava a cintura. Segundo o MSN, a peça de quase 24 dólares esgotou em questão de dias.

Ao invés de esperar um influencer fazer um conteúdo viral, que tal você fazer o seu?

Ter um bom fornecedor faz toda a diferença

Não adianta ter uma paixão por peças automotivas produzidas, saber tudo sobre o assunto e ter apenas um fornecedor que demora na entrega e cobra preços absurdos. É necessário ponderar paixão com disponibilidade.

Encontre um produto que ao menos seja oferecido por três ou mais fornecedores. Dessa forma, você consegue avaliar quem tem o melhor preço, disponibilidade de estoque e entrega mais rápida.

TOP 5 melhores nichos para vender em marketplace

Agora que você já sabe como descobrir o seu nicho de vendas, vamos ver quais são os que fazem mais sucesso e que podem alavancar o seu negócio. Além disso, você pode procurar por listas dos mais vendidos e ver o que se encaixa no seu perfil e bolso. 

  1. Eletrodomésticos

Devido à pandemia do novo Coronavírus, as pessoas foram obrigadas a ficar mais tempo em casa como uma medida de segurança. Essa alta permanência no lar chamou a atenção para detalhes que poderiam trazer mais conforto.

Panelas elétricas, fritadeiras sem óleo e liquidificadores mais potentes estão no topo dos mais consumidos.

Além de ficar atento às tendências, você também pode pensar na sua realidade: o que falta na sua casa que seria ótimo para sua qualidade de vida? Um umidificador de ar ou um aspirador robô, quem sabe?

  1. Bebidas

Com a pandemia, os brasileiros pararam de ir a festas, mas não deixaram de beber em casa para relaxar e celebrar! O consumo de bebidas pode ter tido uma queda logo no início de 2020, mas voltou a subir. 

Whisky, gin, vodka e espumante encabeçam a lista dos favoritos. Você pode até não gostar de bebidas, mas será que seus consumidores compartilham da mesma opinião?

  1. Eletrônicos

É praticamente impossível não desejar um eletrônico nos dias atuais, em que tudo tem acesso à internet. Ficar mais tempo em casa despertou desejos de consumo que antes eram deixados de lado.

Consoles de videogame, smartwatches, celulares, câmeras e notebooks estão no topo da lista dos eletrônicos queridinhos. Qual desses você comprou durante a pandemia?

  1. Saúde e Beleza

A pandemia (e as redes sociais) despertaram um senso de autocuidado muito grande. As pessoas começaram a se observar mais e desejar estar com a saúde e a beleza em dia.

Rotinas de skincare, cronogramas capilares e o consumo de suplementos vitamínicos tiveram um aumento considerável no número de adeptos. Mas não é só isso: escovas modeladoras e chapinhas também continuaram fazendo sucesso.

  1. Esportes

Estar em casa não impediu a prática de exercícios durante a pandemia, não é mesmo? Algumas anilhas, alguns pesos e um colchonete podem mudar a vida e a saúde de qualquer um.

Tênis próprios para prática de esportes e equipamentos também fazem sucesso, ainda mais quando algum influencer recomenda.

Descobriu seu nicho? Está esperando o que para começar a vender em marketplaces?

Por fim, gostaríamos de dar mais uma dica importantíssima: ofereça um serviço excelente aos seus consumidores. Só assim você conseguirá uma boa reputação e venderá cada vez mais.

Esperamos que a pergunta “como descobrir meu nicho” tenha sido esclarecida com essa matéria e que seu negócio seja um sucesso em vendas!

Este texto foi criado pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Temos ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. O olist já tem milhares de lojas parceiras no Brasil e em mais de 180 países.