Os melhores canais de negócios para acompanhar no YouTube

O YouTube é uma excelente plataforma de compartilhamento de ideias e conteúdo em vídeo, muito mais do que simples entretenimento, é uma ferramenta moderna de aprendizagem. Existem canais dos mais diversos segmentos, culinária, cinema, história e também de negócios.  Hoje, você vai conferir uma seleção especial com os melhores canais de negócio no YouTube!

A produção de conteúdo especializado em gestão empresarial cresceu consideravelmente nos últimos anos, assim como vídeos sobre empreendedorismo, vendas, investimentos etc. No entanto, qualquer pessoa pode produzir na plataforma. Por isso, é preciso ter certo cuidado na hora de escolher quais canais acompanhar. 

Assim, existem muitos canais que dão dicas, porém não possuem conhecimento prático e teórico sobre o assunto que tratam e podem acabar colocando você em uma situação ruim.

Portanto separamos os 6 melhores canais de negócio no YouTube e se manter atualizado com as tendências da sua área! 

Os melhores canais de negócio no YouTube

E-commerce na Prática 

Idealizado por Bruno de Oliveira, que é empreendedor com experiência na área e fundador do blog ecommercenapratica.com, o canal conta atualmente com mais 550 mil inscritos. O conteúdo, como o nome já diz, E-commerce na prática, é voltado para o comércio digital. Ele está entre os principais canais de negócio no ensina como estruturar um negócio online, desde a importância de gerar conteúdo de relevante até como atender os clientes. 

Num contexto que exige cada vez mais estratégias multicanais para vender, esse tipo de informação é indispensável. Mas se o seu negócio é apenas físico, o canal também é útil, pois conta com a presença de especialistas em outras áreas, como recursos humanos, em alguns vídeos explicativos. 

Sebrae 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, está no YouTube e possui um dos conteúdos mais completos da plataforma. 

No canal principal Sebrae, existem vídeos relevantes em diversos formatos para alavancar a sua empresa. Há uma série de 5 dicas rápidas, animações que explicam processos burocráticos que envolvem MEI, por exemplo, além de lives que destrincham melhor os conceitos, a série #TiraDúvidas, e transmissões ao vivo com grandes empresários brasileiros que servem de inspiração para os empreendedores. 

Sebraecast, um podcast que traz entrevistas com especialistas, e a série de vídeos Destino Brasil Empreendedor, também fazem parte do catálogo. 

Além disso, o canal se divide em alguns outros: cada estado do Brasil possui uma conta para suprir a demanda local de informação. Já o Sebrae Talks apresenta videoaulas para gestão empresarial. 

Thiago Concer 

Thiago Concer, palestrante e treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil, produz conteúdo exclusivo sobre vendas para o YouTube. Com mais de 222 mil inscritos, ensina técnicas de abordagem, como falar com clientes e resolver problemas na equipe de vendas. 

Se você quer aprender a vender mais e melhor, não pode deixar de conferir os vídeos. Thiago faz um trabalho completo de desmistificação do vendedor, o profissional que move o mundo, e subverte as premissas dos clichês do mercado. 

O conteúdo se divide em dicas, transmissões, depoimentos de outros especialistas, e respostas às perguntas dos inscritos. É um ótimo meio para expandir conhecimentos em vendas e ficar por dentro das novidades do setor. Inclua ele na sua lista de canais de negócio no YouTube!

Me Poupe!

Trata-se do maior canal de finanças do mundo, com 4,26 milhões de inscrições. A idealizadora e apresentadora do projeto é a jornalista Nathalia Arcuri, que trabalhava com educação financeira e posteriormente fundou o Me Poupe

O canal é considerado precursor do chamado Entretenimento Financeiro, pois ensina sobre investimentos e economia de maneira simplificada e divertida. Nathalia descomplica termos complicados e ensina iniciantes a economizar e aplicar seu dinheiro. 

As dicas que aparecem no canal são úteis para todos os públicos. Porém, e os vídeos apresentam forte embasamento e relação com o contexto do país no momento, como a série sobre a reforma da previdência. 

O Me Poupe conta até com dois programas em que Nathalia ajuda pessoas a salvar sua vida financeira, o #RealityMePoupe no próprio canal e o Me Poupe: Dívidas Nunca Mais em parceria com a Band. 

Hubspot 

A HubSpot é uma empresa estadunidense, desenvolvedora e comerciante de produtos de software para marketing e vendas, produz conteúdo digital especializado para o YouTube. Os temas dos vídeos permeiam a gestão de empresas, ferramentas de marketing, explicam conceitos e trazem cases de sucesso. 

Existe um canal em português que não é tão atualizado quanto o original. Para quem tem dificuldade no inglês, a opção de legenda automática da plataforma pode ajudar. O esforço vale a pena, pois ter conhecimento da visão empresarial de outras culturas, principalmente uma tão influente como a dos EUA, agrega valor à sua gestão. 

A linha editorial do canal é bem variada, conversando com diferentes públicos, através de vídeos informativos e outros mais descontraídos, como reacts, categoria bastante popular na rede. 

Endeavor Brasil

O último canal da lista de melhores canais de negócio do YouTube é a Endeavor Brasil. A empresa produz vídeos sobre empreendedorismo e traz dicas interessantes sobre o tema. A plataforma está recheada de webinars, relatos de empreendedores de sucesso, vídeos respondendo dúvidas e palestras sobre temas da atualidade.

Assim, entre os principais assuntos abordados pelo canal estão gestão, marketing, finanças e planejamento estratégico.

A Endeavor Brasil surgiu em 2000 é um dos braços da Endeavor, uma organização que está em 20 países e busca estimular o empreendedorismo, principalmente em países emergentes, como o Brasil.

Linda Rottenberg e Petter Kellner foram os idealizadores da Endeavor em 1997. A crença dos dois é de que a grande mudança começa através do empreendedorismo.

Por que consumir canais de negócio no YouTube?

Entre as principais vantagens de assistir e buscar por canais de negócio no YouTube está a possibilidade de consumir conteúdos ricos e completos produzidos por diversas fontes confiáveis de forma totalmente gratuita.

Assim, em poucos cliques, você consegue aprender muito e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio de acordo com os conhecimentos e experiências de profissionais especialistas e experientes.

Gostou das dicas? O IEV tem mais conteúdo esperando por você nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram, e também no YouTube!

+ 3 documentários inspiradores da Netflix