Natal e muito mais: usando o marketing sazonal para vender

Natal e muito mais: usando o marketing sazonal para vender

O marketing sazonal consiste na estratégia de ajustar as campanhas de marketing aos eventos que ocorrem durante o ano, datas comemorativas como o Natal, ou ocasiões puramente voltadas às vendas, como a Black Friday. 

Trata-se de observar no calendário oportunidades de aumentar o faturamento, principalmente com as datas que dialogam com a segmentação do seu público.

No varejo, é uma tradição explorar essas ocasiões, no e-commerce, começam a se destacar algumas iniciativas. Aliando criatividade e planejamento, é possível aumentar os resultados das mais diversas modalidades em vendas.

Planeje com antecedência

Para que as ações de marketing sazonal levem aos resultados esperados, é preciso que os clientes sejam avisados a tempo. Eles precisam desenvolver um interesse e expectativa acerca das campanhas do seu negócio. Quando a data chegar, de fato, seus clientes estarão prontos para comprar.

Faça um planejamento das suas ações, crie peças promocionais para a divulgação da sua campanha, envie lembretes por e-mail de que na próxima semana os preços irão baixar, por exemplo. Desta forma, você instiga o desejo no consumidor de participar daquela ocasião.

Além disso, planejar com antecedência ajuda a antecipar os problemas causados pelo aumento da demanda, como organizar a logística das vendas e preparar um suporte para possíveis dúvidas.

Selecione as melhores datas

Existem diversas datas comemorativas que podem ser usadas no marketing sazonal, mas nem todas elas são relevantes para o seu negócio em específico. Para evitar o desperdício de recursos e energia, concentre-se nos eventos que mais se relacionam com o seu público.

A Páscoa é a data mais importante de uma empresa de chocolates, obviamente, mas de nada acrescenta ao comércio de eletrônicos. O Dia dos Solteiros (11/11), por sua vez, foi criado justamente para incentivar a compra de smartphones, TVs e notebooks.

Selecionar as datas certas para o seu nicho é o que vai garantir o sucesso da estratégia, tornando as campanhas sazonais muito mais atrativas e valiosas para o cliente.

Realize promoções e sorteios sazonais

Outra maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando os clientes. Promoções e sorteios aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas, além promover o relacionamento com o consumidor.

Desde de um brinde associado à compra, até o acesso grátis para teste de um produto, utilize as redes sociais para bombar essa atividade, assim como blogs e e-mail marketing.

E aí, gostou das dicas? Confira mais do nosso conteúdo!

Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram