Pesquisa analisa o uso das redes sociais por Franqueados

Uma pesquisa realizada pelo Grupo MD, divulgada pelo Pequenas Empresas e Grande Negócios, analisou o comportamento de 673 unidades espalhadas pelo Brasil para descobrir: qual postura nas redes sociais pode ajudar tanto franqueados quanto franqueadores na área do marketing digital?

86% das unidades de franquias possuem perfis nas redes sociais e mais da metade investe dinheiro próprio em suas mídias, visando um maior engajamento, o que mostra que os empresários responsáveis têm consciência de que uma estratégia digital forte contribui muito para o sucesso de um negócio.

Porém, o despreparo ainda é grande, 92% gostaria que a franqueadora acompanhasse seus posts e 27% admite desconhecer as políticas de direito de imagem de sua rede, por exemplo.

A capacitação do franqueado é importante, não só para evitar o uso indevido de imagem, como também alinhar a comunicação da marca. Os donos de unidade devem conciliar a autonomia, como representantes regionais da marca, com a padronização da rede, afinal, o fortalecimento dos canais digitais beneficiam ambos os lados.

A franquia de idiomas CNA desenvolveu seu próprio Guia das Mídias Digitais. “O intuito é padronizar práticas, sem bloquear a criatividade das escolas”, diz Luciana Fortuna, diretora de marketing e comunicação do CNA. “Temos franqueados brilhantes, que já se tornaram influenciadores. Eles têm consciência sobre o que postar e também sobre como agir em situações atípicas.”

Entre as redes sociais mais utilizadas estão Instagram (76%) e Facebook (71%). Fotos e vídeos são os conteúdos mais recorrentes, seguidos pelos stories do Instagram.

Os entrevistados, quando questionados sobre o objetivo das publicações, citaram: captação de clientes (86%); relacionamento com clientes atuais (73%); replicação de posts da franqueadora (44%); captação de cadastros para futuras ações (31%).

LEIA MAIS: As principais mudanças na nova Lei de Franquias

Siga nossas redes sociais:


Facebook


Instagram


Linkedin


Youtube