Estudo revelou que 50% dos candidatos não trabalhariam em uma empresa com má reputação, mesmo com aumento salarial.Quanto vale a reputação da empresa para quem está procurando emprego?
Estudo recente realizado pela Randstad, líder global em solução de recursos humanos, mostrou que empresas com boa reputação recebem duas vezes mais candidatos do que marcas negativas. Segundo a pesquisa, 50% dos candidatos não trabalhariam em uma companhia com a imagem prejudicada, mesmo com aumento salarial.
Para 96% dos candidatos, o alinhamento de valores pessoais com a cultura da empresa é um fator essencial para a satisfação profissional. O CEO da Randstad, Fábio Battaglia, avalia que os candidatos se identificam mais com a cultura do que com a própria empresa. “Os princípios morais devem ser pilares sólidos para conquistar a admiração, o respeito e a confiança do futuro colaborador. Recrutadores e candidatos citam a ética corporativa como um dos fatores determinantes no momento de escolher o empregador”, observa o CEO.
O levantamento revelou que 62% das pessoas pesquisam sobre as organizações nas redes sociais antes de se candidatarem. “Quando os candidatos leem experiências positivas dos colaboradores em páginas de avaliação ou nas redes sociais se sentem mais confiantes para enviar o currículo”, comenta Battaglia.
Nas empresas, 80% dos gestores concordam que uma marca empregadora com reputação forte e positiva tem impacto significativo na contratação de bons profissionais. Além disso, organizações que investem em experiência do candidato melhoram a qualidade da contratação em até 70%.
O que é reputação da empresa?
A reputação da empresa não está apenas associada a imagem que uma corporação possui no mercado, mas a uma série perspectivas que englobam essa construção. É importante ressaltar que a reputação é criada a longo de anos e é construída com base nas relações com clientes, fornecedores, investidores, comunidade e, claro, funcionários. Ou seja, qualquer relação humana será importante na construção de uma imagem positiva perante a sociedade.
Por que ela é importante?
A reputação da empresa é importante não só por questões de ego, mas é essencial para a sobrevivência a longo prazo de um negócio.
A boa reputação com os clientes te ajuda a atrair novas pessoas ou empresas por meio de indicação e colabora na hora de criar planejamentos estratégicos, pois a sua própria clientela serve como um gatilho para atrair novos consumidores.
Essa imagem também é muito importante em momento de contratação, como você pode ver através dos dados. Quando a sua empresa é conhecida por agir de acordo com o que promete, ela atrai mais talentos qualificados.
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Colaboradores são essenciais para criar uma boa reputação da empresa
Promover um bom local de trabalho para os seus colaboradores é importante para que eles se sintam confortáveis e falem com carinho e apreço sobra a sua empresa. Além disso, a troca é essencial para que o profissional aja com comprometimento e trate a sua clientela da forma mais adequada. Sim, um colaborador descontente pode impactar a reputação da sua empresa com a sua carteira de clientes.
O momento que estamos vivendo pode agravar quadros de descontentamento. Por isso, é tão necessário estar de olhos abertos para a gestão da saúde dos colaboradores e investir em políticas de bem-estar.
É imprescindível entender que cada indivíduo reage de uma forma a uma série de ações comuns ao ambiente laboral. Todo gestor precisa levar em consideração os dilemas pessoais, emocionais, físicos e até socioambientais que a sua equipe pode estar passando.
Os colaboradores precisam estar na lista de prioridade das empresas e não podem ser negligenciados. Se a empresa busca ter uma boa reputação, ela precisa começar de dentro, focando naqueles que podem ser os maiores advogados do seu negócio.
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Como melhorar a reputação da empresa
Para melhorar a reputação da empresa é necessário se preocupar com 3 itens principais:
Relacionamento
As empresa precisa manter uma comunicação clara e ampla com funcionários, fornecedores, comunidade, clientes e até com a mídia. Os líderes devem ter uma postura proativa e construir um diálogo colaborativo, produtivo, respeitoso e constante.
A colaboração também é um elemento importante para melhorar a reputação da empresa. Conte com a sua equipe para resolver conflitos, desafios e problemas. Assim, é muito mais fácil chegar em um ponto comum de concordância. Além disso, ouvir pontos de vistas diferentes possibilita que a empresa encontre novas soluções que sequer passaram pela mente de gestores e empreendedores.
Essa atitude demonstra que a empresa está aberta para ouvir e dar voz para todos que trabalham diariamente para entregar resultados para a corporação. Além de estar pronto para escutar as demandas de clientes, fornecedores e toda a sociedade que é afetada pelo trabalho do seu negócio.
A honestidade precisa ser um dos pilares da sua empresa. A transparência é um fator importante para transparecer credibilidade. Os stakeholders ficam mais dispostos a interagir com empresas que demonstram que suas preocupações são levadas a sério.
Comunidade
Toda empresa nasce com o propósito de solucionar um problema da sociedade. No entanto, muitas vezes, colocam seus interesses completamente a frente de stakeholders e acaba comprometendo parcerias valiosas a longo prazo e a reputação da empresa.
A responsabilidade social de uma empresa nunca foi tão cobrada como nos dias de hoje. Assuntos como sustentabilidade, racismo, igualdade e representatividade estão em alta e cada vez mais interligados aos valores da empresa. Além do relacionamento e da comunicação, a imagem de uma empresa é construída em cima de condutas éticas.
Assim, mesmo que a sua corporação não queira ter uma posição mais clara para o público, é essencial que você mantenha um relacionamento respeitoso e saudável com as pautas sociais.
Inovação
Um dos pilares de uma boa reputação é a inovação. É muito importante estar atualizado sobre os avanços tecnológico e empresariais. Isto é a base para construir uma sólida imagem corporativa. Antecipar-se às mudanças, investir em lideranças e apostar em integridade são ampulhetas para gerenciar e melhorar a reputação da empresa.
***Dados enviados pela assessoria de imprensa e adaptados pelo IEV
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