Script de vendas para telemarketing ativo pronto - Tudo que você precisa saber! - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

O script de vendas para telemarketing ativo pronto é uma excelente ferramenta que contribui para melhorar o processo comercial. Com ela, é possível impulsionar os resultados ao falar com os clientes. 

Se você é um vendedor de telemarketing, certamente já enfrentou alguns desafios nessa profissão, como não ser atendido, bloqueado ou não conseguir ser persuasivo o suficiente para convencer o consumidor a comprar de você

É nesse momento que o script entra. Ele gera a possibilidade de você poder se planejar e criar oportunidades reais de vendas com base em pesquisas, técnicas e testes do que dá ou não certo com seu público. 

Por isso, nesse conteúdo você verá:

Boa leitura!

Definição de telemarketing

O telemarketing é uma forma de realizar o marketing de maneira direta, buscando oportunidades de vendas pelo telefone

Ele surgiu associado ao call center no século passado, mas para praticá-lo não é necessário ter uma central de ligações, embora seja algo desejável. 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem duas formas de telemarketing: o ativo e o passivo. Agora, veremos as diferenças entre essas duas maneiras de abordar um cliente por telefone.

Diferença entre telemarketing ativo e passivo 

O telemarketing ativo é o mais comum e visível no mercado. Com ele é possível, por meio de técnicas e estratégias, elaborar um plano de ação para contatar os possíveis clientes. O vendedor se planeja e realiza a ligação oferecendo um produto ou serviço que faça sentido para o consumidor.

Em contrapartida, o telemarketing passivo é aquele em que o cliente realiza o primeiro contato com o vendedor. 

Também chamado de receptivo, o telemarketing passivo é mais usado em associação com call centers ou SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor). É comum que os compradores realizem as ligações com o objetivo de procurar suporte técnico, tirar dúvidas ou até comprar. 

É muito importante que essa equipe seja treinada corretamente e desenvolva seu papel com eficiência, pois ela será quem representará a empresa e ajudará a melhorar a visibilidade da marca. 

Passo a passo de como fazer um script de vendas para telemarketing ativo

Agora que você aprendeu o que é telemarketing e a diferença entre as duas modalidades dele, veja como fazer um script de vendas para telemarketing ativo

Já abordamos como criar um script de vendas para telefone, caso queira saber mais, confira clicando aqui!

1 – Conheça sua empresa e o que vende

Os processos da venda são conhecimentos básicos para todo vendedor, mas saber a história do negócio e o que vende, com propriedade, também é.

Pesquise sobre:

  • A história da empresa em que você atua;
  • Quem são os fundadores;
  • O porquê do nome;
  • Quais são os concorrentes diretos e indiretos;
  • Quem são os clientes (quem é o público-alvo).

Sobre os produtos ou serviços vendidos, estude:

  • Quais são as características do que você vende;
  • O que eles têm de diferente em relação aos concorrentes;
  • O que agrega valor além do preço? 

Ao adotar essas práticas, é possível ter maior domínio na abordagem do cliente.

2 – Tenha a sua rotina como base

O script não pode engessar o seu atendimento com o cliente, ele precisa estar associado à sua rotina, mas também a técnicas de vendas. 

Faça-o de acordo com as experiências que você tem diariamente, de acordo com o perfil do seu público e a linguagem que a sua marca expressa. Por exemplo, é mais informativa ou provocativa? O script precisa acompanhar essas noções. 

3 – Comece a escrever!

Com todos esses conhecimentos, você já está pronto para começar a escrever o script de vendas para telemarketing ativo. 

Um ponto importante é a estrutura que ele terá; certamente um método famoso que você pode usar é a técnica AIDA. 

AIDA é a sigla para “atenção, interesse, desejo e ação”. Ou seja, é um roteiro de como você deve falar com o cliente em cada momento da ligação para alcançar seus objetivos. 

Em primeiro lugar, você precisa chamar a atenção do consumidor. Para isso, use dados que comprovem o que você quer falar, mostre exemplos de sucesso ligados ao seu produto ou serviço. 

Ou seja, conquiste o cliente nos 30 primeiros segundos da conversa com as informações mais importantes para ele. 

Logo em seguida, nutra o interesse do consumidor. Esse passo consiste em criar uma proposta de valor irresistível. Fale do que o produto proporciona, dos benefícios, e não do preço. 

Nesse momento, você estará despertando o desejo, no comprador, pelo que você vende. Mas, você precisa instigá-lo mais!

Ofereça a solução para as dores do cliente, mostre que a sua proposta de valor é a resposta para um problema dele.

Em último lugar, parta para a ação! Ofereça a solução, o produto ou serviço, e siga para o fechamento da venda.

Exemplo de script de vendas para telemarketing ativo pronto

Para finalizar todas essas dicas para você, trouxemos um exemplo de script de vendas para telemarketing ativo pronto. Aproveite!


Em primeiro lugar, comece com uma apresentação: 

Olá, meu nome é [seu nome], faço parte do [nome da empresa], a maior empresa na área [ressaltar um diferencial da empresa] e gostaria de cinco minutos do seu tempo para falarmos sobre uma solução para [falar sobre a principal dor do cliente].

Percebeu que, nessa rápida apresentação, você pode falar quem é você, quem é a empresa, dar autoridade e relevância para ela falando um diferencial e tocando em uma dor do cliente com o objetivo da ligação? 

Essa é a ideia, chamar a atenção do cliente nos primeiros 30 segundos. Logo em seguida, após o cliente responder, dê continuidade no atendimento!

[…], obrigado, [nome do cliente], por esse tempo. Serei rápido, pois conheço a rotina dos [cargo dele] e sei que seu tempo é valioso. 

Uma maneira de criar conexão com o consumidor é falar o nome dele e reforçar que ele é importante e que você dá valor para o tempo dele. Com isso, uma possibilidade é fazer perguntas e conduzir a venda de acordo com as respostas do cliente.

[nome do cliente], nós sabemos que os [algo característico do público, seja a profissão, faixa etária, ou sexo. Algo que define uma dor dos clientes] é um problema recorrente, mas também há outros, como […]. [Nome do cliente] você tem algumas dessas dificuldades ou outras?

Use esse momento para mapear, ainda mais, quem é o seu consumidor. 

[…] entendi, [nome do cliente]. Realmente, esse é um problema comum para [apresentar um dado baseado em uma pesquisa].

Aqui, a ideia é gerar relevância para o problema, para a dor do cliente a fim de potencializar o efeito da proposta de valor

Nós percebemos que esses problemas eram comuns entre as [algo que define seu público novamente], por isso, temos a [nome da sua solução comercial]. Ela é uma oportunidade de criar [falar do que o produto ou serviço que você vende soluciona, focando sempre nos diferenciais e no que ressalta o valor do artigo].

Logo em seguida, caminhe para o fechamento da venda. Mas, não faça isso de maneira abrupta. Converse com o cliente e o insira na conversa, perguntando sobre suas dores com a finalidade de fazê-lo perceber que sua solução é o que ele precisa. 

[…], [nome do cliente], o que achou? Como conversamos e chegamos à conclusão juntos, o [produto ou serviço que você vende] é a solução perfeita para você nesse momento. Ele te interessa? Qual é a melhor forma de pagamento para você?

Não tenha medo de ser agressivo na conversa, de provocar o cliente para comprar (caso seja essa a voz da sua marca). Mas, lembre-se de que, para realizar essa prática, você não pode fazer um monólogo, ou seja, só você falar na ligação e esperar que o consumidor aceite tudo. 

Use essas técnicas para script de vendas telemarketing ativo pronto e, certamente, irá melhorar seus resultados.

Esse foi o exemplo de um roteiro para telemarketing ativo, onde as vendas acontecem mais rapidamente do que nos outros formatos comerciais. Mas, se você quer se aprofundar um pouco mais sobre as técnicas comerciais de cada etapa da venda, acesse os outros conteúdos desse blog!