Como as marcas estão utilizando o TikTok, a rede social do momento - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Você já pensou nas potencialidades que a nova rede social tem para o seu negócio? O TikTok para empresas já é uma realidade e muitas marcas já entenderam que precisam criar presença neste canal!

Em 2020, o aplicativo chinês desbancou o Instagram, o Facebook e o WhatsApp e se tornou a rede social mais baixada do mundo em número de downloads.

O app permite a criação e veiculação de vídeos curtos (15 a 60 segundos), com diversos efeitos e recursos de edição, e um principal diferencial: o humor.

Há espaços para todos os nichos nessa rede. E, se as pessoas estão usando o TikTok, qual é a resposta óbvia do que as empresas precisam fazer? Certamente é estar presente nele, pois, é extremamente preciso estar no mesmo lugar que os clientes. 

Público do TikTok

Por conta de seu ambiente descontraído, o TikTok virou febre entre os jovens. 41% dos usuários estão dentro da faixa etária de 16 a 24 anos, a chamada geração Z, os nascidos entre a década de 90 e 2010. 

De acordo com o relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona mais com esse público, sendo o conteúdo de engajamento nas redes sociais a solução mais viável para atingi-lo.

Ainda segundo o levantamento, 64% dos entrevistados dizem gostar de um vídeo de marca apenas quando é autêntico e reproduz a realidade. 

Naturalmente, diversas empresas passaram a se interessar pelo potencial do aplicativo, ainda mais por conta do seu algoritmo inteligente, que apresenta aos usuários conteúdo sobre temas que eles têm maiores chances de interesse.

Mas, afinal, quais conteúdos geram mais engajamento? E como as marcas estão se aproveitando dessa linguagem? Como usar o TikTok para empresas?

Primeiro, é preciso entender que o fio condutor do TikTok é a música. Apesar de ser uma plataforma de vídeos, o conteúdo viral, replicado inúmeras vezes, está no mesmo áudio. 

O que o público faz é criar suas versões em imagens para entrar na conversa. Com base nisso, as marcas têm um ponto de partida para começar a instigar o engajamento na rede..

#HashtagChallenges

As Hashtags Challenges são ações divulgadas pelo uso de hashtags em que os participantes devem gravar algum desafio e postá-lo no TikTok. A prática já era comum em outras redes sociais, mas foram potencializadas por este app, sendo um dos principais conteúdos.

O convite pode ser o de realizar um passo de dança, dublar um trecho de áudio, ou qualquer outra ação criativa. Se cair no gosto dos usuários, acaba sendo repetido várias vezes.

Um exemplo é o da varejista norte americana Guess, que já aproveitou a oportunidade para lançar seus próprios challenges, como o #InMyDenim, que propunha a transformação de visuais monótonos.

@guess

#inmydenim #sponsored 👖😍madison_willow

Influenciadores do TikTok para empresas

O TikTok conta com uma presença significativa de influenciadores digitais, que também podem colaborar para uma estratégia de comunicação das empresas.

O foco deve ser encontrar os perfis de influenciadores que mais representam os valores da marca, de preferência que já se comuniquem com o público desejado. Outra dica é ficar de olho em criadores de conteúdo que passam a se destacar na própria rede.

A Disney, por exemplo, lançou a hashtag #UmMundoIdeal para divulgar o filme Aladdin e contratou diversos influenciadores para publicar o conteúdo. 

A brasileira Guaraná Antarctica conta com vídeos em parceria com “tiktokers” no seu próprio canal, além de fabricar latas com o “TikTok code”, espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.

@guarana

Se as regiões brasileiras fossem pessoas. Querem parte 2? #Repost alicereja: ♬ som original – guarana

Espontaneidade

Não é porque você domina o Instagram, o Facebook e o LinkedIn que o seu conteúdo vai dar certo nessa plataforma. Como você já viu, ela tem um formato de conteúdo muito específico e a forma de consumo também é muito diferenciada.

Conteúdos rebuscados, muito formais e “montados” podem acabar sendo ignorados pelos usuários.

Os vídeos de maior sucesso na rede são caseiros, gravados e editados com os efeitos do próprio aplicativo. No contexto de certa rejeição à publicidade, o conteúdo mais “cru” e espontâneo é valorizado.

Uma ideia é mostrar o dia a dia da empresa, a interação e brincadeira entre funcionários, os produtos sendo embalados, por aí vai. Por se tratar de uma rede social nova, a experimentação é bem-vinda.

O The Washington Post, jornal americano sério e tradicional, surpreendeu ao ser uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Os vídeos apostam na informalidade e no humor para mostrar os bastidores da redação.

@washingtonpost

Found out what everyone’s working on #newspaper

♬ original sound – washingtonpost

Anúncios pagos no TikTok para empresas

Os anúncios do TikTok funcionam em uma lógica parecida para quem já trabalha com o Gerenciador de Anúncios do Facebook. No entanto, nessa rede, os anúncios obedecem às características da rede, são vídeos de 9 a 15 segundos, que podem ser pulados.

O resultado do anúncio é medido de acordo com o número de cliques em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.

Vale mencionar que a taxa de cliques é calculada dividindo o número de vezes que um anúncio foi impresso com quantas vezes seu clique foi contado.

Menos likes, mais engajamento

Não é a quantidade de like que dita as regras no TikTok e sim o engajamento. Por isso, quando você for criar conteúdo para o aplicativo, sempre utilize um CTA (Call to Action) para que os usuários comentem, cliquem no link e se inscrevam na lista de e-mails.

Essas dicas são ainda mais importantes ainda para quem usa o TikTok para empresas.

TikTok para empresas ainda é diferencial

Você já percebeu que muitos estrategistas de marketing já viram que o TikTok para empresas pode ser uma excelente forma de se conectar com o público, aumentar o engajamento com a sua marca, fortalecer a sua presença nas redes e para vender.

No entanto, a maioria das empresas ainda não migraram e não estão presentes nesta rede social. Por isso, ainda é um diferencial criar conteúdo para os usuários do TikTok.

Por isso, se você acha que o seu negócio terá bons resultados nesta rede e que vale a pena investir tempo, então comece o mais rápido possível!

Como você viu, não é nem necessário criar conteúdos próprios, é possível contratar ou fazer parceria com os tiktokers, que já possuem audiência e notoriedade entre o público da rede.

O TikTok é a cara do brasileiro

Embora a plataforma seja chinesa (o que já causou muita polêmica nos Estados Unidos), o app é a cara do brasileiro. É leve, descontraído e estimula a socialização. Além disso, é um ambiente perfeito para brincar e criar memes.

O sonho de qualquer empresa nas redes é a criação de um viral, conteúdo altamente replicável, e esta plataforma privilegia e facilita justamente este tipo de conteúdo. O TikTok é feito para viralizar.

Erros ao criar um TikTok

Existem algumas coisas a serem evitadas na hora de criar um TikTok, seja uma conta ou uma parceria. Veja, a seguir, o que listamos para evitá-las e ter sucesso na rede!

Não crie conteúdos mecânicos!

Não adianta fazer um vídeo sem espontaneidade e com edições fora da plataforma. Como já falamos, o que funciona são as coisas do dia a dia e os vídeos criados dentro do próprio TikTok.  

Não ignore o perfil dos seus clientes

De fato, o público que mais usa o TikTok é a geração nascida depois dos anos 90. Então, antes de apostar nessa rede, se pergunte: “é esse o público que você quer alcançar?” 

Caso a resposta seja “sim”, invista fortemente no engajamento dentro da própria plataforma, faça parcerias com os tiktokers que mais conversam com a proposta da marca e até crie um perfil para a empresa. 

Agora, se o público-alvo tiver uma idade superior a 30 anos, você também pode estar presente nessa rede, mas não precisa dar tanto enfoque a ela. Foque em campanhas e em participar apenas do que mais estiver em alta. Até os usuários podem compartilhar o conteúdo em outras redes sociais. 

Não participe das #’s

Certamente esse é um dos principais pontos, você precisa participar das trends (tendências) e das hashtags, mas não deixe para depois que o calor do momento passar, faça os vídeos enquanto o assunto estiver em alta

Com essas dicas, não há como errar ao criar um TikTok para empresas!

Gostou da matéria? Leia mais em nosso blog! 

Leia também: Como aumentar o faturamento de uma loja e melhorar todos os processos comerciais!