Como as marcas estão utilizando o TikTok, rede social do momento

Você já pensou nas potencialidades que a nova rede social tem para o seu negócio? TikTok para empresas já é uma realidade e muitas marcas já entenderam que precisam marcar presença neste canal!

Em 2019, o aplicativo chinês TikTok desbancou Instagram e Facebook e se tornou a rede social mais baixada do mundo, com cerca de 1,65 bilhões de downloads.

O app permite a criação e veiculação de vídeos curtos (15 a 60 segundos), com diversos efeitos e recursos de edição, e um principal diferencial: o humor.

 

Público do TikTok

Por conta de seu ambiente descontraído, o TikTok virou febre entre os jovens. 41% dos usuários estão dentro da faixa etária de 16 a 24 anos, a chamada geração Z. Segundo relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona mais com esse público, sendo o conteúdo engajado nas redes sociais a solução mais viável para atingi-lo.

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados diz gostar de um vídeo de marca apenas quando é autêntico e reproduz a realidade. Naturalmente, diversas empresas passaram a se interessar pelo potencial do aplicativo, ainda mais por conta do seu algoritmo inteligente, que apresenta aos usuários conteúdo sobre temas que eles têm maiores chances de interesse.

Mas, afinal, quais conteúdos geram mais engajamento? E como as marcas estão se aproveitando dessa linguagem? Como usar o TikTok para empresas?

Primeiro, é preciso entender que o fio condutor do TikTok é a música. Apesar de ser uma plataforma de vídeos, o conteúdo viral, replicado inúmeras vezes, está no mesmo áudio. O que o público faz é criar suas versões em imagens para entrar na conversa. Com base nisso, as marcas têm um ponto de partida para começar o engajamento no TikTok.

 

#HashtagChallenges

Os Hashtags Challenges são ações divulgadas pelo uso de hashtags em que os participantes devem gravar algum desafio e postá-lo no TikTok. A prática já era comum em outras redes sociais, mas foram potencializadas por este app, sendo um dos principais conteúdos.

O convite pode ser o de realizar um passo de dança, dublar um trecho de áudio, ou qualquer outra ação criativa. Se cair no gosto dos usuários, acaba sendo repetido indefinidamente.

Um exemplo é o da varejista norte americana Guess, que já aproveitou a oportunidade para lançar seus próprios challenges, como o #InMyDenim, que propunha a transformação de visuais monótonos.

@guess

 

#inmydenim #sponsored 👖😍madison_willow

♬ #inmydenim I’m a Mess – Bebe Rexha


Influenciadores do TikTok para empresas

O TikTok conta com uma presença significativa de influenciadores digitais, que também podem colaborar para uma estratégia de comunicação das empresas.

O foco deve ser encontrar os perfis de influenciadores que mais representem os valores da marca, de preferência que já se comuniquem com o público desejado. Outra dica é ficar de olho em criadores de conteúdo que passam a se destacar na própria rede.

A Disney, por exemplo, lançou a hashtag #UmMundoIdeal para divulgar o filme Aladdin e contratou diversos influenciadores para publicar o conteúdo. A brasileira Guaraná Antártica conta com vídeos em parceria com “tiktokers” no seu próprio canal, além de fabricar latas com o “TikTok code”, espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.

@guarana

 

Se as regiões brasileiras fossem pessoas. Querem parte 2? #Repost alicereja

♬ som original – guarana

Espontaneidade

Não é porque você domina Instagram, Facebook e LinkedIn que o seu conteúdo vai dar certo nesta plataforma. Como você já viu ela tem um formato de conteúdo muito específico e a forma de consumo também é muito diferenciada.

Conteúdos rebuscados, muito formais e “montados” podem acabar sendo ignorado pelos usuários.

Os vídeos de maior sucesso na rede são caseiros, gravados e editados com os efeitos do próprio aplicativo. No contexto de certa rejeição à publicidade, o conteúdo mais “cru” e espontâneo é valorizado.

Uma ideia é mostrar o dia a dia da empresa, a interação e brincadeira entre funcionários, os produtos sendo embalados, por aí vai. Por se tratar de uma rede social nova, a experimentação é bem-vinda.

O The Washington Post, jornal americano sério e tradicional, surpreendeu a ser uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Os vídeos apostam na informalidade e no humor para mostrar os bastidores da redação.

@washingtonpost

 

Found out what everyone’s working on #newspaper

♬ original sound – washingtonpost

Anúncios pagos no TikTok para empresas

Os anúncios do TikTok funcionam em uma lógica parecida para quem já trabalha com o Gerenciador de Anúncios do Facebook. No entanto, nesta rede, os anúncios obedecem as características da rede, são vídeos de 9 a 15 segundos, que podem ser puláveis.

O resultado do anúncio é medido de acordo com o número de cliques em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.

Vale mencionar que a taxa de cliques é calculada dividindo o número de vezes que um anúncio foi impresso com quantas vezes seu clique foi contado.

Menos likes, mais engajamento

Não é a quantidade de like que dita as regras no TikTok e sim o engajamento. Por isso, quando você for criar conteúdo para o aplicativo, sempre utilize um CTA (Call to Action) para que os usuários comentem, cliquem no link e se inscrevam na lista de e-mails.

Essas dicas são ainda mais importantes ainda para quem usa o TikTok para empresas.

TikTok para empresas ainda é diferencial

Você já percebeu que muitos estrategistas de marketing já viram que o TikTok para empresas pode ser uma excelente forma de se conectar com o público, aumentar o engajamento com a sua marca, fortalecer a sua presença nas redes e para vender.

No entanto, a maioria das empresas ainda não migraram e não estão presente nesta rede social. Por isso, ainda é um diferencial criar conteúdo para os usuários do TikTok.

Por isso, se você acha que o seu negócio terá bons resultados nesta rede e que vale a pena investir tempo, então comece o mais rápido possível. Como você viu, não é nem necessário criar com conteúdos próprios, é possível contratar ou fazer parceria com os tiktokers, que já possuem audiência e notoriedade entre o público da rede.

O TikTok é a cara do brasileiro

Embora a plataforma seja chinesa (o que tem causado polêmica nos Estados Unidos), o app é a cara do brasileiro. É leve , descontraído e estimula a socialização. Além disso, é um ambiente perfeito para brincar e criar memes.

O sonho de qualquer empresa nas redes é a criação de um viral, conteúdo altamente replicável, e esta plataforma privilegia e facilita justamente este tipo de conteúdo. O TikTok é feito para viralizar.

Gostou da matéria? Leia mais: Como converter SEGUIDORES das redes sociais em CLIENTES?

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