Vendas do Varejo sobem pelo 6º mês consecutivo, segundo IBGE

Vendas do Varejo sobem pelo 6º mês consecutivo, segundo IBGE

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta quarta-feira (11) que as vendas do varejo subiram 0, 1% no mês de outubro, em comparação com o mês passado. Em relação à outubro de 2018, o crescimento foi de 4,2%

O setor acumula elevação de 1,6% no ano e 1,8% nos 12 meses encerrados em outubro. Mesmo com o pequeno avanço, já é o 6º mês consecutivo de aumento. A receita nominal do varejo, sem o desconto da inflação, cresceu 0,5% de setembro para outubro e 5,2% perante o ano anterior.

O volume de vendas do varejo ampliado, que corresponde ao comércio de automóveis e material de construção, e mais oito ramos do setor, marcou 0,8% de setembro para outubro. No ano, a alta foi de 3,8%.

O varejo só não cresceu mais no mês por conta da categoria que mais pesa no resultado: a dos hipermercados, supermercados e produtos alimentícios no geral, que teve queda de 0,1% no período, após um acúmulo de 4% em cinco meses de crescimento.

Os que mais cresceram foram os combustíveis e lubrificantes (1,7%), vestuário (0,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), artigos farmacêuticos e perfumaria (1,2%), material de escritório e informática (5,3%) e artigos de uso pessoal (0,3%).

Segundo a pesquisa, houve um espalhamento de taxas positivas no mês, mas, após um longo período de crescimento, o setor se acomodou.

A expectativa agora gira em torno dos resultados de novembro, uma vez que os números da Black Friday devem aumentar as estatísticas.

O relatório completo pode ser visto em: aqui.

Leia mais: O uso de dados como estratégia de vendas

Siga nossas redes: Facebook e Instagram