O ano de 2020 e o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 vieram acelerar diversas tendências que já estavam em voga na sociedade. Uma delas foi o trabalho em rotina de home office. Com isso, surgiu também uma nova necessidade dos gestores: como fazer a gestão de equipe remota?
O home office chegou de repente para muitas empresas e pessoas, sem dar tempo para os dois lados se prepararem para a transição. Por isso, a maioria ainda está na curva de aprendizado para lidar com essa nova rotina. Se você é gestor e está aprendendo a lidar com a gestão remota, este artigo foi feito para você!
Preparamos algumas dicas que vão facilitar a relação à distância com sua equipe e garantir que vocês consigam manter a produtividade. Boa leitura!
Como implementar o home office?
Alguns tipos de profissionais, como tradutores e revisores de textos, já trabalham remotamente há vários anos, a ponto de isso ser bastante comum na profissão. Mas, para a maioria de nós, não ter que ir todos os dias para o escritório e trabalhar com a tentação do sofá e da TV logo ao lado foi uma realidade repentina. Por isso, as dificuldades foram muitas no início e algumas ainda devem ser superadas.
Para quem ainda está lutando para se adaptar ao novo formato, o mais importante é estabelecer uma rotina. Da mesma forma como você tinha uma espécie de ritual enquanto trabalhava no escritório, precisa encontrar novos rituais que deem uma noção de sistematização do tempo para o ambiente do lar.
Acordar e trocar de roupa — em vez de ficar de pijama — é sempre uma boa ideia. Também é interessante organizar a rotina para não misturar tarefas domésticas com o trabalho. Se não tiver a intenção de pedir delivery ou comer fora todos os dias, deixar o almoço pronto no dia anterior ajuda a não perder tempo demais entre cozinhar, comer e arrumar a cozinha.
Outra dica que ajuda bastante o bem-estar no home office é ter um espaço dedicado para o trabalho — mesmo que seja uma beiradinha da mesa de jantar. Trabalhar da cama ou do sofá, além de ser desconfortável a longo prazo, pode atrapalhar a relação que você tem com esses espaços da casa.
Quais os maiores desafios da gestão remota?
Para o trabalho remoto funcionar bem, ele deve se basear em dois pilares: confiança e comunicação. O primeiro desafio, então, diz respeito ao gestor confiar nos seus colaboradores. Ele precisa ter a tranquilidade de delegar as tarefas e saber que elas estão sendo executadas, mesmo distantes dos seus olhos.
O segundo desafio que queremos destacar é a comunicação. No ambiente de trabalho, é muito fácil nos virarmos para a mesa ao lado e tirar uma dúvida com o colega. A distância física do home office não pode ser um fator que interfere nas interações dos profissionais.
Como fazer a gestão da equipe remota?
Se você é um gestor e está tendo alguma dificuldade com a gestão à distância, existem algumas dicas que vão ajudar você a superar os desafios e garantir o sucesso do desempenho da empresa. Continue a leitura dos tópicos abaixo.
1. Crie e apresente o plano de trabalho
Um primeiro passo para uma gestão de equipe remota positiva é ter um planejamento estratégico e um plano de ação claros e que sejam conhecidos por todos. A equipe precisa entender o que está sendo feito, quais os objetivos gerais e específicos do projeto, os responsáveis pelas etapas, as metas, os indicadores.
Lembre-se que as metas devem ser SMART, de forma a serem mensuráveis e não gerarem frustrações. É interessante quebrar grandes objetivos em tarefas menores que são mais facilmente executáveis. A sensação de realização quando se conclui uma parte do projeto é importante no trabalho remoto para manter a motivação.
2. Apresente os processos e as tarefas
Cada processo e cada tarefa precisa ter um responsável. Trabalhando remotamente, é relativamente fácil cair em uma situação de “deixa que eu deixo”: um pensa que a tarefa é responsabilidade do outro, e ninguém faz.
Apresente com clareza para a equipe quais são os processos e quem são os respectivos responsáveis. Isso vai facilitar a comunicação da equipe e, até mesmo, a sua produtividade enquanto líder. Em caso de dúvida, as pessoas saberão exatamente a quem se dirigir — em vez de ter que perguntar ao gestor toda vez.
Ainda tem dúvidas sobre a gestão de processos e projetos? Assista ao vídeo abaixo:
3. Estabeleça um calendário com rotinas e prazos
Uma dinâmica que funciona muito bem para equipes remotas é o estabelecimento de prazos para cada tarefa. A partir do momento em que cada um sabe o que precisa fazer e quando deve entregar, as pessoas podem organizar melhor o seu tempo para garantir que tudo caminhe como desejado. Os prazos também ajudam muito a evitar a procrastinação no home office.
Consulte a equipe para montar esse calendário. Os profissionais, melhor do que ninguém, sabem quanto tempo precisam para executar uma determinada tarefa. Além disso, quando os prazos são negociados, e não impostos, a tendência é haver uma adesão maior.
4. Crie e alimente canais de comunicação
Para o passo acima funcionar bem, a comunicação precisa estar afiada. Além de terem os canais adequados para se comunicar, é preciso que haja uma valorização da transparência e da colaboração entre os profissionais. Só assim eles vão se sentir confortáveis para pedir ajuda caso tenham alguma dificuldade, ou para dizer quando algum imprevisto os impedir de cumprir o calendário previamente acordado.
Use as ferramentas tecnológicas disponíveis para isso e para organizar a sua gestão à distância. Muitas plataformas tiveram o acesso liberado durante a pandemia, enquanto outras têm boas versões gratuitas.
5. Tenha uma rotina de videochamadas
Não ter um planejamento das videochamadas pode levar a uma queda na produtividade, já que o trabalho fica sendo interrompido a todo momento. Tenha horários definidos para fazer chamadas de status do trabalho. Assim, todos ficarão alinhados e saberão o que está acontecendo. Ao mesmo tempo, não terão que ficar atendendo o app de chamadas toda hora.
Para quem coordena profissionais de vendas, o desafio a gestão de equipe remota pode ser ainda maior. Nesse caso, você pode contar com a ajuda do Instituto de Especialização em Vendas (IEV), a maior referência do Brasil na qualificação de vendedores, através de uma metodologia exclusiva e baseada na experiência de seus três fundadores.
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