Saiba como criar um planejamento estratégico para sua empresa

Nos últimos quatro anos, mais de 316 mil empresas fecharam no Brasil. Muitas delas tiveram dificuldades para lidar com a crise gerada pela pandemia de Covid-19. 

Para que seu negócio não enfrente as mesmas dificuldades e supere momentos turbulentos como esse, é fundamental entender como elaborar um planejamento estratégico empresarial.

Mais do que apenas preparar a empresa para momentos de dificuldade, o planejamento estratégico ajuda a nortear as ações para que os negócios aproveitem oportunidades e construam um caminho de crescimento contínuo. 

Quer entender como criar uma planejamento estratégico para sua empresa? Então continue conosco e saiba todas as etapas desse processo e como definir os objetivos de seu negócio.

O que é Planejamento Estratégico Empresarial

O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta de gestão que orienta o caminho de uma empresa para alcançar os seus objetivos.  

Essa metodologia serve para definir metas e identificar quais ações devem ser realizadas para alcançá-las.

Para isso, é necessário fazer um diagnóstico de onde a empresa está, aonde quer chegar e quais estratégias serão adotadas.

Considerado o pai da administração, Peter Drucker definia assim o que é o planejamento estratégico de uma empresa:

“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback”.

Como fazer Planejamento Estratégico Empresarial

Ao traçar o planejamento estratégico de sua empresa, o empreendedor será capaz de enxergar o próprio negócio sob a ótica do mercado. Assim, será possível identificar com mais clareza quais ações devem ser adotadas para alcançar sua visão de futuro.

Nessa jornada, é fundamental estar preparado para tomar decisões e enfrentar desafios. Por isso, é preciso ter atenção especial na formulação do planejamento estratégico. Alguns passos ajudam a orientar esse caminho:

Fazer um estudo de mercado

O primeiro passo de um planejamento estratégico de uma empresa é fazer um diagnóstico do cenário atual. 

Ou seja, é preciso entender onde a empresa está em relação a posicionamento de mercado, situação financeira, satisfação dos colaboradores e qualidade do serviço ou produto.

Além de olhar internamente para suas forças e fraquezas, a empresa deve analisar o mercado, para identificar oportunidades e ameaças. Toda essa avaliação pode ser feita com ajuda da Análise SWOT.

Em inglês, a sigla quer dizer:

– Strengths (Forças): quais são os pontos fortes da empresa que o diferenciam na disputa com concorrentes, como preços mais competitivos ou bom posicionamento de marca;

– Weaknesses (Fraquezas): vulnerabilidades da empresa em relação aos concorrentes, como percepção negativa da marca ou pouco capital disponível para investimento;

Opportunities (Oportunidades): cenários externos que criam fatores favoráveis para a empresa, como uma tendência de aumento de consumo ou entrada de novos investidores;

– Threats (Ameaças): todos os fatores externos que criam um ambiente desfavorável para a empresa e podem representar ameaças para o negócio, como a entrada de novos concorrentes ou crises de mercado.

Nos aspectos relacionados a forças e fraquezas, a empresa deve analisar o ambiente interno. Já quanto a oportunidades e ameaças, devem ser avaliados os fatores externos.

Definir missão, visão e valores

Antes de definir objetivos, a empresa deve definir sua identidade e seu posicionamento. Para isso, devem ser os aspectos que podem diferenciar o negócio de seus concorrentes.

Nesse sentido, basta traçar com clareza quais são a missão, a visão e os valores organizacionais.

Missão: razão de existência da empresa e seu propósito de negócio;

– Visão: perspectiva de futuro e o que a empresa pretende se tornar;

– Valores: princípios éticos e morais que devem basear as ações e os comportamentos dos colaboradores.

Esses três fatores são imprescindíveis para garantir que haja alinhamento entre as ações da empresa e sua cultura organizacional. 

Definir público-alvo

Para o sucesso de qualquer negócio, é preciso definir qual o seu perfil ideal do cliente. Essa definição deve analisar quais são as necessidades dessa pessoa, os seus desejos e seu comportamento de consumo.

Se a empresa quer aumentar seu potencial de vendas e fidelizar clientes, é fundamental conhecê-los detalhadamente.

O entendimento de características demográficas, quais são seus principais desafios e as suas necessidades, os hábitos de consumo e do que gostam ajudará a enxergar quais estratégias devem ser adotadas para atingi-los. 

Traçar metas e objetivos

Um passo essencial do planejamento estratégico de uma empresa é a definição de suas metas e seus objetivos. É preciso definir claramente aonde a empresa pretende chegar.

Os objetivos devem direcionar a empresa e ser precisos. Já as metas são direcionamentos para que os objetivos sejam alcançados.

Ainda que o planejamento estratégico deva contemplar objetivos de longo prazo, é necessário definir metas em períodos curtos para assegurar que as ações estão seguindo o caminho correto.

Um bom caminho para definir as metas é dar preferência para aquelas que podem ser quantificadas, como o aumento de 30% no faturamento mensal ou o crescimento em 20% do ticket médio.

Esses números ajudarão a enxergar se as metas estão sendo alcançadas ou se deve haver uma correção de rota.

Planejar estratégias e ações

Uma vez que houve a definição das metas e dos objetivos, o próximo passo do planejamento estratégico é planejar as ações para alcançá-los. 

Neste momento, devem ser analisados os recursos e definidos os prazos para cada ação.

É válido ressaltar que as ações são as medidas tomadas para realizar uma estratégia. 

De acordo com a definição de Michael Porter, “estratégia é o conjunto de ações ofensivas ou defensivas que uma empresa usa para criar a posição que almeja e ter um maior retorno sobre o investimento”

Portanto, planeje estratégias para gerar um diferencial competitivo para sua empresa e estabeleça quais ações devem ser tomadas para realizá-las. 

Neste momento, leve em consideração a missão, a visão e os valores, assim como é formado o seu público-alvo.

Mensurar resultados

Jamais será possível definir a eficiência de uma ação se não houver mensuração de resultados. 

Portanto, para indicar se o planejamento estratégico da empresa foi bem-sucedido, é imprescindível utilizar métricas de desempenho.

Defina quais são os KPIs (indicadores chave de desempenho) que serão usados para avaliar se o tudo está saindo conforme o planejado.

A definição das métricas deve levar em consideração qual é o objetivo final. É importante que esse monitoramento seja constante e os KPIs sejam adaptados sempre para acompanhar a realidade da empresa.

Benefícios do Planejamento Estratégico Empresarial

O planejamento estratégico de uma empresa é o que guiará todas as ações para atingir os seus objetivos. Portanto, um bom planejamento cria os alicerces para a construção de um negócio de sucesso.

Entre os benefícios que o planejamento estratégico oferece, podemos listar:

– Visão do mercado e do cenário atual da empresa;

– Preparação em longo prazo para aproveitar oportunidades e reagir a ameaças;

– Identificação de um diferencial competitivo;

– Maior controle sobre seu futuro;

– Integração e motivação de equipes;

– Agilidade na tomada de decisões;

– Otimização de recursos.

Consultoria em Planejamento Estratégico Empresarial

Mesmo os empreendedores mais experientes podem encontrar dificuldades em formular um planejamento estratégico para as suas empresas. Assim, é recomendável recorrer a consultorias que ajudem a mapear todo o caminho a ser percorrido por uma organização para atingir seus objetivos.

Diante da missão de atingir o crescimento de um negócio, é fundamental ter atenção especial ao posicionamento da marca no mercado, aos seus diferenciais competitivos e ao seu potencial de vendas.

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