A expansão das vendas e dos lucros é algo que todo vendedor e gestor deseja. Saber como conquistar novos clientes é vantajoso para a sua empresa e faz com que seja mais fácil planejar estratégias voltadas a esse resultado. Desse modo, é possível ter rendimento a curto e longo prazo, além de aumentar exponencialmente o seu faturamento anual.
O segredo de uma companhia que cresce é, além de engajar os clientes já fidelizados, possuir estratégias de prospecção constantes.
Desse modo, algumas empresas podem acabar se acomodando com sua carteira atual de clientes e seu fluxo de compras, mesmo tendo certo crescimento nos resultados na empresa.
Neste artigo, explicamos diversas formas de você se diferenciar disso e como conquistar novos clientes pode aumentar o faturamento do seu negócio.
O que é faturamento da empresa?
O faturamento corresponde à soma das vendas de serviços e produtos de um negócio em determinado período. Ou seja, todo o dinheiro contabilizado como ganho na empresa.
Porém, isso condiz ao faturamento bruto, que é a soma simples de todos os ganhos. Então, se a empresa vendeu 10 produtos que, juntos, resultam em 20 mil reais, não significa que esse é o lucro real da empresa.
Isso porque o lucro líquido é o conceito mais válido quando se fala em ganhos. Ele é o cálculo de todos os lucros da empresa em um período, contando com os descontos dos pagamentos de todas as despesas fixas e variáveis. Após isso, é possível entender o rendimento concreto.
Outro conceito que deve ser esclarecido é o de receita. Corresponde a um cálculo que considera o dinheiro que efetivamente está disponível na empresa, por exemplo, tendo em conta pagamentos parcelados.
Como aumentar o faturamento do seu negócio?
Existem muitas ações que uma empresa pode ter para aumentar o faturamento. Para um crescimento completo e estável, é importante entender que diversas áreas devem ser fortalecidas.
É preciso ter, antes de tudo, organização financeira. Muitas empresas vão à falência por falta de planejamento econômico. E. quanto mais um negócio cresce, mais fácil é perder o controle do setor financeiro se não houver ordem.
Além das dicas de como conquistar novos clientes que iremos discutir, você precisa considerar outros pontos a fim de aumentar os ganhos do seu negócio:
- Ter sempre atenção às tendências do mercado e concorrentes;
- Saber precificar seus serviços e produtos;
- Treinar e qualificar funcionários.
Percebe como existem diversos pontos a serem trabalhados? A boa notícia é que a conquista de novos clientes já é um grande avanço quando se quer aumentar o faturamento.
O que é prospecção?
De forma simples, prospecção significa procurar e qualificar seu potencial cliente. Aqui, devemos considerá-lo como um passo muito importante para aumentar seu faturamento.
Mas isso também engloba o processo de definição, busca e aproximação do público mais adequado para sua empresa. Ao encontrar o perfil certo de comprador, chamado prospect ideal, a venda tem mais chances de acontecer.
Nem todo prospect que demonstra interesse no seu negócio vira, de fato, um cliente. Por isso, a importância de encontrar seu perfil ideal. Assim, Seus esforços são direcionados para resultados e a prospecção é eficaz.
Quanto mais compradores, mais vendas
Em geral, quando se pensa em maior faturamento, essa é a primeira vantagem considerada. Quanto mais clientes com o perfil ideal, mais você vende a curto e longo prazo. Uma prospecção constante e planejada ajuda isso a se concretizar.
Por si só, já é algo ótimo para empresas, certo? Mas existem outras considerações que confirmam como conquistar novos clientes é proveitoso em diversos aspectos.
Primeiro, os novos prospects podem se tornar fiéis ao ter uma boa experiência com seu negócio. Ao alcançar a satisfação dos compradores, a melhor forma de aumentar seu faturamento a longo prazo é aplicar técnicas de fidelização. Algumas populares são:
- Programas de fidelidade: é uma ótima maneira de engajar pessoas ao seu negócio e incentivar mais compras;
- Descontos por volume de compra: estudos comprovam, inclusive, que as pessoas compram mais quando há um desconto aplicado a valores maiores;
- Vendas de outros produtos: deve ser aplicada quando o cliente está apto a se interessar por outros serviços complementares que você tenha a oferecer. Além disso, pode ser vantajoso ampliar sua variedade de artigos e serviços para atender a uma maior demanda de clientes.
Benefícios de conquistar novos clientes: expansão dos negócios
Entre as outras vantagens lucrativas de conseguir novos clientes, a primeira que iremos ressaltar é a popularização da sua empresa.
Esperar que novos prospects encontrem sua empresa é algo arriscado, ainda mais dependendo do ramo. Desse modo, aplicar estratégias de prospecção já garante que você mantenha sempre seu espaço no mercado e não tenha uma queda brusca nos ganhos em caso de crise.
Além disso, quanto maior sua carteira de clientes, mais popular sua empresa é. Não somente pelo maior número de compradores que acessam seu negócio, mas pela referência de marca que essa expansão cria.
A verdade é que quem compra e gosta, indica. Então, a captura de um novo cliente com o perfil ideal leva à possível indicação dos seus produtos e serviços para mais pessoas.
Aumento do ticket médio
O ticket médio é um indicador de desempenho. Ao conquistar novos prospects, é possível expandi-lo também.
Ele fornece o valor médio de compras por cliente. Também é possível adaptar esse cálculo para outras áreas da companhia. Para calculá-lo, basta dividir o total de um período pelo número de vendas.
Então, ter mais clientes ativos pode ajudar a aumentar o valor do ticket médio. Porém, existem outras maneiras que a carteira expandida de compradores têm potencial de favorecer seus ganhos.
Uma delas é oferecer um kit de produtos. Tendo em mente que seu cliente não tinha contato com seu negócio antes, ele tem o perfil ideal para que você ofereça outras soluções e produtos complementares.
Além disso, colocar preços similares é outra estratégia comum entre grandes empresas. É algo que faz com que o ticket médio cresça bastante e é mais viável de ser feito quando se colhe os frutos de saber como conquistar novos clientes.
Uma companhia famosa pelo uso deste método é o Mc Donalds. Por exemplo, em alguns casos, a diferença de preço entre a batata frita grande e a média é de apenas 50 centavos ou 1 real. Mas não porque a maior é mais barata. O preço da porção média já é pensado para fazer com que as outras pareçam mais vantajosas.
Essa é uma técnica que costuma conquistar compradores novos e é mais aplicável a negócios com grandes carteiras de prospects.
Mapeamento de novos mercados
Ao saber como conquistar novos clientes, você consegue expandir seu nome no mercado, como abordamos. Isso proporciona a possibilidade de crescer seu serviço em mais de uma área.
O maior número de clientes permite que você insira seu negócio em outros ramos antes não explorados.
Por exemplo, sabe quando você está na busca de um determinado produto, passa por diversas lojas e acredita que uma delas aparentemente possui o que você procura, mas aquele comércio acaba não oferecendo a mercadoria, mesmo que faça sentido pelo tipo de solução que ele já comercializa?
O cliente entra decidido a comprar e descobre que o negócio não vende o produto. Percebe o potencial desperdiçado? A venda que perdeu? Pode ser que isso aconteça com a sua empresa.
Compradores novos são a oportunidade perfeita de abrir os horizontes que sua companhia pode explorar. Isso não significa que você deve disponibilizar artigos elaborados, mas outras pequenas melhorias que ajudam, inclusive, a fidelizar seu cliente.
Desse modo, seu faturamento cresce ainda mais.
Como conquistar novos clientes
Atrair novos compradores para um negócio requer algumas estratégias e estudos. Uma pesquisa do estrategista em vendas Marc Wayshak mostrou que mais da metade dos vendedores não entra em contato com prospects suficientes.
Assim, seja de pessoa a pessoa, por telefone ou por meios digitais, todos os processos de vendas podem ser otimizados para atrair o maior número de clientes.
Uma técnica de captura bastante popular é o funil de vendas. Ele representa as etapas que um potencial prospect passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Pode ser aplicado aos diferentes métodos de vendas, se adaptado, por isso é bastante útil.
O funil de vendas
Créditos da imagem: Fleeg
Resumidamente, esse funil tem o objetivo de guiar o cliente ideal até a compra. Ele pode ser adaptado às fases de outros negócios, mas é divido a partir do conceito de três estágios:
- Topo de funil: aqui, as pessoas estão começando a ter consciência de seus problemas e quais soluções sua empresa e serviços podem proporcionar. As três primeiras etapas do funil ilustrado correspondem ao topo;
- Meio de funil: em seguida, passam por um processo de conscientização que os leva a considerar a necessidade pelo que você tem a oferecer. Podemos identificar que visita técnica, entrega da proposta comercial e negociações finais fazem parte dessa etapa;
- Fundo de funil: por fim, ele está ciente e decide que a melhor solução é fechar a compra. Essa fase corresponde à última etapa do funil que apresentamos.
Essa é uma das estratégias que podem ajudar o crescimento da sua empresa. É preciso ter em mente que o aumento do faturamento depende de esforços conjuntos, como já abordamos, e também da fidelização.
Além da conquista de novos clientes, uma forma de ter crescimento constante em todas as áreas é valorizar a satisfação e relacionamento com o cliente. Portanto, ofereça sempre o melhor, não apenas em relação a seus produtos e serviços.