Como fazer seu negócio crescer (mesmo em tempos de crise) - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Entender como fazer seu negócio crescer é crucial para empreendedores dos tempos atuais. Isso porque vivemos no mundo VUCA ― a era mais volátil e incerta até os dias atuais. Prova disso foi a recente pandemia do coronavírus, responsável pelo fechamento de mais de 700 mil empresas no Brasil entre janeiro e julho de 2020.

Apesar do momento único de crise, alguns negócios encontraram saídas para se fortalecer mesmo em meio às adversidades. De acordo com o Sebrae, os negócios digitais, que vendem por e-commerces, aumentaram em 40% em março de 2020, comparados ao mesmo período de 2019.

Além disso, os setores de pet (produtos para animais de estimação), exercícios em casa, informática, serviços de casa e construção também tiveram destaque nos meses em que a pandemia avançava no país. 

Mas será que apenas os segmentos de atuação foram responsáveis pelos resultados? Na nossa opinião, essas organizações sabiam exatamente como fazer seu negócio crescer. 

Se você quer integrar esse grupo e entender as melhores dicas para crescimento de uma empresa, continue lendo este artigo! 

Como fazer seu negócio crescer? 8 dicas

Chegou a hora de entender, de fato, como fazer seu negócio prosperar mesmo em ocasiões adversas. Separamos uma lista com 8 dicas práticas sobre gestão de processos, de equipes e de clientes. 

1. Conheça seu cliente 

O primeiro passo para entender como fazer seu negócio crescer é entender a relevância de uma gestão com customer focus. A expressão, que vem ganhando popularidade no segmento de vendas, diz respeito à prática de colocar o cliente no centro, ou de manter o foco nele (em tradução). 

Para que isso seja possível, é importante conhecer algumas estratégias e ferramentas úteis, tais como:

  • a definição de personas (que ajudam a entender o cliente com profundidade, incluindo seus hábitos, ambições, dores e expectativas);

  • aplicação de pesquisas de satisfação e estudos de contexto, para mapear e entender como se comporta o cliente ideal da empresa; 
  • criação de estratégias com foco em experiência do cliente;
  • uso de ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente
  • adoção de um posicionamento empático por parte da força de vendas

2. Mapeie a concorrência

Outra dica para entender como fazer seu negócio crescer é o mapeamento da concorrência. Muitas vezes, esta etapa é realizada apenas no início do negócio, na fase do planejamento estratégico, mas em seguida é deixada de lado. 

Mas a verdade é que, para entender como expandir seu negócio, você precisa conhecer a concorrência, mapear suas estratégias, entender seus diferenciais e, então, encontrar seu nicho de atuação ou desenvolvimento. 

De acordo com a Harvard Business Review, o mapeamento da concorrência nem sempre ocorre com facilidade mesmo pelos gestores de empresas. Em geral, mesmo os cargos de liderança têm dificuldades para mapear as posições das marcas de suas empresas e de suas rivais no mercado. 

Veja abaixo como mapear e monitorar a concorrência na rede com a ajuda de algumas ferramentas de marketing digital. 

3. Invista em gestão de crise

A melhor forma de ter uma boa performance e entender como fazer seu negócio crescer mesmo em meio à crise é…prever a crise! Pode parecer alarmista, mas investir em um planejamento de crise pode ser a salvação do seu negócio diante de uma situação inesperada, como a pandemia do COVID-19. 

Com a ajuda de um planejamento de crise, é possível: 

  • mapear possíveis focos e fontes de crises para a empresa; 
  • desenhar tratativas e respostas padrão para eventuais questionamentos;
  • criar planos de ação para contornar adversidades;
  • desenvolver planos financeiros sustentáveis para garantir que a empresa não entre em colapso diante de uma crise.

Se você se interessa por gestão de crises e quer saber mais sobre o assunto, ouça este podcast: 

4. Use boas metodologias de gestão

Gerir processos organizacionais é uma dos grandes objetivos — e grandes desafios — das empresas. Mas entender como fazer seu negócio crescer passa também pelo entendimento de que é necessário contar com ferramentas de apoio para acompanhar processos e identificar oportunidades de melhoria de forma assertiva. 

Algumas das mais populares — e efetivas — metodologias e ferramentas de gestão são: 

  • 5w2h: com base nas respostas às perguntas “O quê? Quando? Por que? Quem? Onde?” (do inglês “What? When? why? Who? Where? — os 5 W) e “Como? Quanto?” (do inglês “How? How much?” — os 2H), a metodologia ajuda a conduzir projetos de forma mais organizada. 

O objetivo de  usar o 5w2h é entender a razão das coisas e a finalidade. Ao responder todas essas perguntas, os processos organizacionais ficam mais claros.

  • 5S: metodologia japonesa voltada para a organização dos espaços (físicos ou virtuais), o 5S ajuda a definir aquilo que realmente importa e o que é supérfluo em um ambiente.

Ele consiste, basicamente, em otimizar a área que está, colocando em prática os 5 sensos: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Respectivamente, eles significam: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. 

  • PDCA: esta metodologia sugere um ciclo para a realização de projetos, baseando cada etapa em uma tarefa-chave: planejar, executar, verificar resultados e acompanhá-los com indicadores. 

5. Invista em captação de clientes…

Mais uma vez, os clientes voltam ao centro das dicas para crescimento de uma empresa. Agora, para evidenciar a importância de criar estratégias para renovar a base de novos contatos. 

Sendo assim, é importante contar com a ajuda dos times de marketing e vendas para estruturar planos de ação coerentes com a realidade do negócio. Boas ideias para captar novos consumidores são: 

  • investir em presença nas redes sociais (realizar o social selling);
  • estimular o marketing de indicação por clientes antigos; 
  • oferecer experiências exclusivas para os novos;
  • focar na prospecção.

Lembre-se de que, de acordo com o Gartner, quando se trata de fazer uma compra, 64% das pessoas consideram a experiência do cliente mais importante do que o preço.

Outra maneira de investir na captação dos clientes é saber como abordá-los corretamente em uma venda e como fazer um bom atendimento. 

A abordagem em vendas é importante para chamar a atenção dos possíveis consumidores, mas também para manter o time motivado e disposto a trabalhar em conjunto.

Agora, o atendimento ao cliente, ajuda na fidelização dos clientes, que é o próximo tópico desse conteúdo!

6. …mas não deixe de criar estratégias de fidelização

Se captar novos clientes é uma estratégia de ouro para a empresa, certamente reter os antigos é a escolha dos mais espertos. Isso porque, de acordo com a HBR, é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um atual.

Algumas dicas para reter e fidelizar os consumidores são: 

  • criar políticas de ofertas exclusivas os fiéis à marca;
  • lançar coleções e promoções em primeira mão para os clientes antigos; 
  • desenvolver bons relacionamentos entre a equipe de vendas e os consumidores. 
  • fazer a pós venda!

A pós venda tem dois grandes objetivos: em primeiro lugar vem o feedback de como está sendo o atendimento da empresa com os consumidores, o que contribui para o crescimento interno do time.

Agora, em segundo lugar tem a fidelização, que acontece por o cliente se sentir bem quisto. Quando há um relacionamento de nutrição desses consumidores, há mais chances de eles se fidelizarem por se identificarem com a marca e com e com o atendimento.

7. Desenvolva a reputação da marca

Com toda a certeza, uma empresa que tem presença nas redes sociais e se posiciona como referência em seu segmento, sem dúvidas, sabe como fazer seu negócio crescer. Isso porque a reputação pode ser associada à necessidade. 

Empresas que se estabelecem como referências em seu nicho de atuação tendem a ser vistas pelas pessoas como imprescindíveis. Esta é uma razão importante para o crescimento de um negócio. 

Além disso, as com uma boa reputação conseguem vender mais mesmo sem ter o menor preço do mercado, o que representa outro fator positivo para a sustentabilidade e o crescimento de um negócio a médio e longo prazo. 

Algumas dicas de como adotar essas práticas, são:

  • conheça muito bem quem é seu público-alvo;
  • desenvolva campanhas que eles se identifiquem;
  • esteja presente em áreas e ações que sejam do interesse do seu público;
  • faça mais do que apenas vender, construa a sua marca como um estilo de vida e algo necessário para as pessoas. 

8. Treine seus colaboradores 

Por fim, mas não menos importante, está o valor do treinamento de colaboradores e lideranças. Além de estar diretamente ligada à experiência do cliente, a performance do time de vendas pode ser decisiva para o crescimento de um negócio. 

Certamente, os times bem treinados tendem a ser mais assertivos e estratégicos em suas funções, atuando de maneira inovadora.

Assim sendo, cabe às empresas estimular as habilidades individuais, como criatividade, pensamento crítico e inteligência relacional. Mas também as habilidades operacionais, como negociação avançada e venda consultiva.

Por onde começar? Escolha os melhores parceiros! 

Entender como fazer seu negócio crescer pode ser difícil, especialmente se você não sabe ao certo por onde começar. Os processos organizacionais de uma empresa são complexos e os líderes e gestores podem ficar sobrecarregados.

Mas não se desespere! Certamente, com a ajuda de parceiros de confiança, é possível passar por esses desafios. 

Nós, do IEV, podemos te ajudar a criar equipes de alta performance em vendas. Atuamos em duas frentes: desenvolvimento pessoal e de equipes. Dessa forma, preparamos as lideranças para conduzir seus times rumo à autonomia e, ao mesmo tempo, fornecemos ferramentas robustas (como o nosso Programa de Desenvolvimento Comercial) para impulsionar as equipes. 

Que tal dar o primeiro passo?Fale com um especialista do nosso time!