De maneira prática e didática, você aprenderá como fazer um treinamento de comunicação em sua empresa.
Para isso, distribuímos o conteúdo da seguinte forma:
- conceito;
- tipos de treinamento;
- 4 dicas para tirar sua ideia do papel.
💰Bônus: 11 temas indispensáveis para a sua formação!
Parece interessante? 😉
Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é treinamento de comunicação?
Um treinamento de comunicação reúne diversos materiais em formato de videoaulas, e-books e infográficos que visam melhorar e praticar a habilidade e competência da comunicação dos funcionários de uma companhia.
Em diversos momentos, restringimos esse tipo de formação em apenas mais uma ferramenta para tornarmos as demandas mais leves e descontraídas.
Contudo, o treinamento de comunicação é útil para outras finalidades, e não somente para a troca de dados entre os membros de uma equipe.
Afinal, a comunicação corporativa não ocorre só no ambiente interno. Ela também acontece entre os times e os consumidores, fornecedores e parceiros, em suas interações e negociações.
Logo, para cada modelo de negócio, há um treinamento de comunicação mais específico.
Entretanto, antes de colocar a mão na massa, recomenda-se fazer um estudo mais detalhado sobre esse ponto de necessidade e procurar o melhor tipo de capacitação para o seu negócio.
De maneira geral, estes são os treinamentos de comunicação mais comuns nas empresas:
- treinamento de comunicação assertiva;
- treinamento de comunicação interna;
- treinamento de comunicação interpessoal;
- treinamento de comunicação não-violenta.
🎥Aliás, assista este vídeo do Instituto CNV Brasil e aprenda mais sobre a Comunicação Não-Violenta:
Por que aplicar um treinamento de comunicação?
Entre os benefícios mais comuns de um treinamento de comunicação, podemos destacar:
- capacita os funcionários da companhia para que eles possam atuar em equipe no alinhamento de suas demandas;
- otimiza as reuniões, pois o funcionário se comunica de maneira mais curta e eficaz;
- ensina o colaborador a conduzir uma apresentação em público, seja presencial ou remota;
- aumenta a autoestima do time, pois os funcionários se sentem mais seguros para tomarem qualquer decisão, seja de maneira verbal ou textual;
- equilibra o diálogo entre leigos e experientes, pois todos usam a mesma linguagem de comunicação.
🎥 Quer saber mais? Assista:
Como fazer um treinamento de comunicação? Confira 4 dicas!
Uma vez que você já sabe o que é um treinamento de comunicação interna e quais são os seus benefícios, é hora de colocar o seu conhecimento em prática.
Para isso, siga as seguintes dicas: 👇
- faça o levantamento de necessidades de treinamento;
- crie um planejamento;
- avalie a turma;
- defina uma plataforma parceira.
Vamos entender cada uma delas!
1- Faça o Levantamento de Necessidades de Treinamento
Em síntese, o Levantamento de Necessidades de Treinamento é uma série de procedimentos e estratégias que ajudam a identificar lacunas para treinar e desenvolver os times de uma companhia.
Isso inclui: ações e análises que destacam exatamente quais os segmentos e colaboradores que necessitam de capacitação.
Durante o estudo, os líderes devem identificar quais os pontos de desalinhamento entre o que os funcionários precisam executar e o que sabem fazer, descobrindo carências e oportunidades de crescimento da equipe.
Por exemplo, o estudo pode revelar a necessidade de um treinamento de comunicação interpessoal, com foco na solução de conflitos, que são gerados por falta ou má interpretação.
Aliás, este estudo conduzido por Albert Mehrabian, psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia (UCLA) destaca que:
As comunicação não verbais, isto é, feitas por meio de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes nas empresas do que as outras.
Nesse caso, você pode compartilhar diversas técnicas e exercícios sobre o potencial da voz, que é uma ferramenta poderosa no ambiente de trabalho.
Ficou interessado em descobrir as necessidades da sua empresa?
🎥 Assista ao vídeo abaixo e confira dicas de como conhecer as carências da sua equipe:
2- Crie um planejamento!
Com as necessidades identificadas, o próximo passo é fazer um planejamento do seu curso.
Neste momento, defina os seguintes pontos:
- periodicidade das aulas;
- apresentações;
- formato (ao vivo ou gravado por meio de uma plataforma EAD);
- indicadores de performance;
- exercícios avaliativos;
- dinâmicas para estimular o envolvimento dos alunos.
3- Avalie a turma
Como fazer um treinamento de comunicação e avaliar os funcionários? Estimule o participante a criar uma apresentação em vários formatos, tais como: texto, vídeo e áudio.
Dessa maneira, você entenderá se ele absorveu o conteúdo ou se será necessário trabalhar outros pontos.
4- Defina uma plataforma parceira
Por último, porém, não menos importante, indicamos que você hospede esse treinamento de comunicação em uma plataforma EAD para que ele seja acessível para toda a equipe, sempre que necessário.
Isso irá economizar tempo, pois o material está acessível, seja para um processo de onboarding ou somente para estimular o aprendizado de quem já faz parte da empresa.
Tudo certo com o treinamento de comunicação?
Esperamos que até aqui você tenha aprendido tudo sobre treinamento de comunicação. Contudo, para te ajudar nessa missão, separamos alguns conteúdos indispensáveis em qualquer empresa. Veja só! 👀
- dicas para aquecer a voz;
- modulação de voz;
- expressão facial e corporal;
- storytelling;
- regras gramaticais;
- concordância verbal;
- ortografia;
- gerundismo;
- vícios de linguagem;
- como eliminar os tics verbais;
- o poder da empatia e confiança.
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