Aprenda a utilizar as técnicas de storytelling corporativo e potencialize os seus resultados!

Nem sempre o dia a dia corporativo é instigante e inspiracional, não acha? Tem dias em que precisamos de um empurrãozinho extra, uma motivação diferente. É justamente nesse momento que devem entrar as técnicas de storytelling corporativo!

O storytelling corporativo é muito utilizado para transformar uma mensagem em algo mais interessante e facilmente compreendido, reforçando ou modificando uma percepção do público.

As técnicas de storytelling corporativo podem ser aplicadas praticamente em qualquer situação, mas é necessário saber como fazer para que o resultado seja eficaz. Não adianta contar uma história que não tenha conexão com o público que está ouvindo, ou então não ter um objetivo claro com a conclusão dessa história. 

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é o storytelling, quando utilizar e ainda vai conhecer 5 técnicas de storytelling corporativo essenciais para quem trabalha em uma empresa interessada em cativar tanto os seus funcionários quanto os seus clientes!

Se interessou? Então continue a leitura!

O que é storytelling corporativo? 

O storytelling de modo geral é a arte de contar histórias que trazem consigo uma conclusão capaz de ensinar algo ou então levar a reflexão diante de alguma situação. O storytelling corporativo, portanto, é uma forma de aplicar a técnica de storytelling na realidade da empresa. 

Você pode utilizar o storytelling corporativo para:

  • Informar sobre uma mudança;
  • Chamar atenção para algo relevante;
  • Criar uma conexão;
  • Justificar uma tomada de decisão.

Desse modo, com o storytelling corporativo, você pode trazer uma história que justifique uma ação. Afinal, quando trazemos exemplos para ilustrar uma situação, o entendimento fica muito mais fácil, além da história perdurar mais na mente das pessoas caso sejam realmente tocadas por ela. 

Quando utilizar as técnicas de storytelling corporativo?

O storytelling corporativo pode ser utilizado tanto internamente quanto externamente à empresa. Internamente você pode aplicar com funcionários, colaboradores e fornecedores. Já externamente, você pode utilizá-lo com clientes e parceiros.

De modo geral, você pode utilizar as técnicas de storytelling para:

  • Oferecer treinamento e cursos de capacitação;
  • Receber novos funcionários ou parceiros (onboarding);
  • Passar as normas de boas práticas da empresa;
  • Motivar colaboradores;
  • Dar feedbacks;
  • Vender um produto ou serviço;
  • Gerar relevância para a marca.

5 técnicas de storytelling corporativo para utilizar na sua empresa

Agora que você já descobriu o que é o storytelling nas empresas, quando e onde utilizá-lo, chegou a hora de aprender 5 técnicas de storytelling corporativo para utilizar na sua empresa a partir de agora! Confira a seguir quais são elas!

Conheça bem o seu público

Você precisa conhecer bem o seu público-alvo para acertar na escolha da história. Analise bem quem são as pessoas que estão te escutando (ou lendo) e qual é a realidade delas.

O importante do storytelling corporativo é que a história esteja relacionada com a realidade do público. Desse modo, a história ganha muito mais relevância e o receptor se identificará mais facilmente com ela.

Cause identificação pela emoção

A melhor forma de fazer com que alguém se identifique com uma história é causando alguma emoção na pessoa, seja positiva ou negativa. 

Aposte em narrativas que mexam com a emoção de modo que quem está as escutando consiga se identificar com a história e se colocar no lugar das personagens, como se o público estivesse escutando uma história sobre si mesmo.

Foque nas narrativas visuais

As narrativas visuais são histórias que permitem uma fácil visualização mental por quem escuta. Ou seja, são histórias com muitas características visuais.

Esse recurso permite mais atenção de quem está escutando a história, além de ficar na memória por mais tempo.

Utilize a jornada do herói

A jornada do herói é uma técnica de escrita estudada e descrita por Joseph Campbell, em seu livro O Herói das Mil Faces.

Campbell estudou histórias (mitos, lendas e fábulas conhecidas) e concluiu que elas apresentam em sua grande maioria uma série de etapas em comum. Com o apoio dessa análise fica mais fácil escrever uma história cativante.


Encontre inspiração na prática

Um exemplo prático de storytelling são os chamados TED Talks. A TED é uma organização que oferece palestras motivacionais sobre vários assuntos em diversas cidades do mundo. 

E a característica principal dessas palestras é a utilização do storytelling para ensinar e inspirar sobre o assunto abordado. Se você estiver com dificuldades para desenvolver as técnicas de storytelling corporativo, assistir a algumas dessas palestras pode te ajudar a abrir a mente.

Chegou a hora de colocar em prática as técnicas de storytelling corporativo!

Em resumo, o storytelling corporativo consiste em transformar uma história inicialmente comum em algo inspiracional ou uma lição de vida. E isso pode servir tanto internamente, para os colaboradores, quanto externamente, para os clientes e parceiros. 

O storytelling corporativo serve para motivar as pessoas a favor da empresa ou da solução que ela oferece. Mas é importante que a história contada se relacione diretamente com a realidade do seu público, caso contrário, ele não sentirá identificação e a história não o marcará de verdade.

Agora que você já aprendeu tudo sobre storytelling corporativo, que tal começar a colocar em prática e ver se realmente conseguiu assimilar todo o conteúdo? Storytelling se aprende na prática, então quanto mais você exercitar as técnicas, mais fácil ficará de aplicar no seu dia a dia!

Neste artigo você como e quando utilizar 5 técnicas de storytelling corporativo na sua empresa para cativar as pessoas e transformar o seu negócio!

Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!

WhatsApp us