Um blog de vendas é uma maneira de você, profissional do setor comercial, se atualizar constantemente. Com eles é possível estudar sobre as novidades do mercado em tempo real.
De acordo com a Hosting Facts (2019), há a criação de mais de 4 milhões blogs por dia no mundo. E, segundo o WordPress (2019), mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 20 bilhões de páginas mensalmente na internet.
Esses números expressivos ressaltam a possibilidade de aproveitar essa infinidade de materiais online para estudar, aprender novos conhecimentos e desenvolver muitas habilidades.
O que é um blog de vendas?
Um blog de vendas é uma ferramenta importante para o desenvolvimento comercial de qualquer profissional do setor. Através dele, você tem a possibilidade de estudar técnicas avançadas para vender mais e melhor de maneira atualizada, além de buscar por conteúdos relacionados que tenham ligação com a sua profissão.
Quer saber onde os especialistas se informam? Com tantas opções online, trouxemos uma lista com 9 blogs para você acompanhar, são eles:
Pipedrive Blog
O Pipedrive é um software especializado em vendas. Ele é uma plataforma CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) criada para vendedores e por vendedores.
O objetivo desse sistema é fazer a gestão e facilitar o atendimento comercial. A ferramenta original da Nova Zelândia , mas tem versão em inglês e em português.
Com a relevância desse CRM, você já deve ter imaginado que eles possuem um blog repleto de materiais sobre vendas.
Algumas categorias de conteúdos no site são:
- Psicologia de vendas;
- Táticas de vendas;
- Ferramentas de vendas;
- Gestão de dados;
- Estudo de caso;
- Processo de vendas;
- Gerenciamento de equipe.
HubSpot
O HubSpot nasceu a partir da iniciativa de colegas de pós-graduação do MIT (Massachusetts Institute of Technology – uma universidade estadunidense) no ano de 2004. Eles notaram uma mudança no mercado e no perfil do consumidor. Desse meio nasceu o termo “inbound marketing”, que significa marketing de entrada.
Nesse contexto, o HubSpot cresceu e se desenvolveu, tornando-se referência em marketing e vendas. Hoje, o blog da empresa possui quatro categorias principais:
- Marketing;
- Vendas;
- Serviço.
O site é uma referência quando o assunto são vendas por marketing de entrada, sendo uma das principais fontes para você buscar atualizações sobre o mercado.
Neil Patel
O Neil Patel é um dos principais influenciadores de marketing digital e inbound marketing da atualidade. Também conhecido como o Guru do marketing, ele entrou para o “Top 100 empreendedores com menos de 30 anos”, lista elaborada pelo ex-presidente estadunidense, Barack Obama.
Hoje, o blog dele não retrata apenas assuntos ligados ao marketing, ele também aborda o tema das vendas. Ou seja, é uma ferramenta para os profissionais do setor comercial ampliarem seus conhecimentos a respeito da área e de assuntos relacionados.
IEV
O Instituto de Especialização em Vendas (IEV) é a maior empresa especializada em cursos para a área comercial do Brasil. Fundada em 2014, com a missão de transformar o mundo através das vendas, hoje se transformou em um recurso completo para profissionais de vendas.
O blog conta com materiais ricos sobre os desafios da área comercial. Ao todo, há conteúdos em seis categorias:
Em cada uma dessas categorias há diversos conteúdos práticos e didáticos para te ajudar a melhorar sua rotina de vendas e impulsionar seus resultados.
VendaMais
Fundada por Raul Candeloro, sócio do IEV, a VendaMais é uma revista-referência brasileira no segmento das vendas. Ela também possui materiais ricos e informativos sobre o setor comercial.
No blog, há conteúdos sobre alta performance, gestão, liderança, fidelização e carteira de cliente, além de vídeos e dicas de como vender mais.
Por se tratar de uma revista, as matérias são mais aprofundadas, e você consegue estudar e usá-las para atualizar-se sobre o mercado.
Zendesk Blog
Assim como o Pipedrive, a Zendesk é uma empresa de CRM que desenvolveu um software projetado para gerenciar e melhorar o relacionamento comercial com o cliente.
Ele também conta com um blog de vendas que traz assuntos ligados a essa área. Algumas categorias que ele aborda são dicas e técnicas de vendas, tendências, liderança e outros tópicos ligados à área comercial.
Salesforce Brasil
Mais um CRM para a lista, a Salesforce também é uma ferramenta de gerenciamento de pessoas que permite estreitar a relação profissional entre os vendedores e os clientes.
O blog conta com artigos traduzidos da versão original em inglês e conteúdos autorais. Nele, você encontrará textos sobre vendas, e também sobre:
- Atendimento ao cliente;
- Marketing;
- Comércio;
- Tecnologia da informação (TI);
- Pequenas empresas;
- Diversidade e igualdade.
Sales Hacker
A Sales Hacker é um blog de vendas que nasceu com a finalidade de descobrir as estratégias e as táticas de vendas mais atuais do mercado.
Esse blog é repleto de dicas e conteúdos sobre a rotina de vendas. Aqui também é possível filtrar as categorias dos artigos de acordo com o que você deseja, como:
- Desenvolvimento de carreira;
- Empregos e contratações;
- Geração de leads;
- Desenvolvimento de vendas;
- E muito mais!
Endeavor
A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que tem como missão multiplicar o poder de transformação dos empreendedores.
A página de conteúdo da companhia possui materiais relevantes para gestores e outros profissionais em cargos de liderança no setor comercial. Algumas das categorias são:
- Desafios;
- Formatos;
- Setores;
- Estágios.
Qual é o melhor blog de vendas para acompanhar?
Após todas essas recomendações, vem a dúvida: “qual é o melhor blog de vendas para acompanhar?”.
Não existe resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende de quais conteúdos você deseja consumir e em qual formato; a partir disso, escolha aquele que for melhor e mais didático para você.
Um blog de vendas precisa falar sobre vendas, como técnicas e dicas práticas para os vendedores aplicarem no dia a dia. Mas também sobre gestão comercial e pessoal.
Outro ponto importante para analisar qual blog de vendas você irá acompanhar é: “o responsável pelo conteúdo é realmente um especialista em vendas?”. Hoje, uma das principais maneiras de descobrir a resposta é analisando cases de sucesso do negócio e como eles foram atingidos.
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