O que fazer e como aumentar minhas vendas: 9 passos e dicas para conseguir mais clientes - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Com certeza, uma das principais perguntas no mercado é: como aumentar minhas vendas?

Afinal, o nível de competitividade entre as empresas cresceu exponencialmente na era digital. É preciso, portanto, se empenhar muito mais para alavancar as vendas e conquistar novos clientes.

Diferente do contexto offline, hoje, os pequenos empreendedores precisam disputar a atenção dos clientes com negócios locais, regionais, nacionais e, em alguns casos, até mesmo internacionais.

Afinal, a internet rompeu as fronteiras do comércio. É natural, portanto, que as empresas busquem novas estratégias, métodos e dicas de como aumentar as vendas. Entretanto, muitas acabam escolhendo caminhos não adequados para o seu tipo de negócio.

Ou pior, focam nos fins e esquecem de construir uma jornada consistente, que trará resultados também a médio e longo prazo. 

Nossa ideia, neste artigo, é responder à pergunta “como aumentar minhas vendas de uma forma prática e adaptável para a empresa?”

Vamos lá?

O que fazer e como aumentar minhas vendas?

  • Mapeie processos internos;
  • Crie uma persona;
  • Estude e conheça profundamente seu cliente;
  • Construa uma cultura organizacional com foco no sucesso do cliente;
  • Tenha e apresente o seu diferencial para o mercado;
  • Monitore indicadores importantes e “ajuste as velas”;
  • Esteja presente no universo online;
  • Ofereça ferramentas tecnológicas e estratégia omnichannel;
  • Capacite seus colaboradores!

1 – Mapeie processos internos

Compreender e estruturar os processos internos da sua empresa é o primeiro passo de como aumentar as vendas. 

Mapear os processos do seu negócio é fundamental para alinhar objetivos, integrar setores e criar ações mais estratégicas. Além, é claro, de evitar que a desorganização interna afete diretamente o cliente.

Quando as empresas não possuem processos mapeados e replicáveis, há maiores chances de atrasos, falhas e problemas na comunicação. Pode haver mesmo divergências entreo setor de vendas e o de atendimento ao cliente.  

Isso, naturalmente, afeta a confiabilidade e a experiência do consumidor com a sua marca. Mesmo que você conheça detalhadamente os processos e eles ocorram de forma automática, faça o mapeamento.

Esse passo é fundamental para manter os padrões e tornar o seu negócio escalável.

2 – Crie uma persona

Persona é o seu consumidor ideal. Quando sabemos para quem queremos vender, podemos desenvolver estratégias mais focadas e personalizadas para os diferentes tipos de clientes. Nesse passo, seja o mais específico possível.

Sua persona precisa ter nome, hobbies, idade, classe social, dores, etc. Quanto mais detalhada ela for, mais eficiente e bem-sucedido será o uso da sua linguagem, abordagem e estratégias. 

3 – Estude e conheça profundamente seu cliente

Esse é, sem dúvidas, um dos passos mais importantes de como aumentar suas vendas. Conhecer os clientes fiéis e os potenciais norteará todos os processos e estratégias da empresa. Desde a formulação dos produtos e serviços, até a abordagem do pós-venda.

Quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil será identificar pontos fortes da sua marca e aqueles que precisam ser melhorados. Esse passo, portanto, é indispensável para implantar uma cultura de melhoria contínua.

O ideal é que a sua empresa trabalhe em frentes diferentes para conhecer cada nicho de clientes. Por exemplo, aqueles que ainda não entraram no funil de vendas:

  • Quem são?
  • Quais as suas dores?
  • Eles têm necessidades que ainda não identificamos?
  • Como as soluções da sua empresa podem atendê-los?
  • O que eles priorizam?

Essas informações, claro, você precisa colher com pesquisas de mercado, análise de concorrentes, etc, mas é possível fazer esse estudo internamente.

Mas e quando já conseguimos atrair a atenção do cliente e ele entrou no funil de vendas?

Bom, nessa etapa o setor de vendas precisa compreender a maturidade do lead para receber a oferta e sua disposição para efetuar a compra. 

  • Ele já identificou suas necessidades e possui as informações necessárias sobre a empresa e os produtos?
  • Reconhece que tem um problema?
  • Ele percorreu quantas e quais etapas do funil?
  • A sua solução é, de fato, uma possibilidade para ele?
  • Quão propenso ele está a concretizar a compra? 

Essas respostas são fundamentais para conhecer o cliente em potencial e, então, aumentar a efetividade da oferta, identificando o momento e a abordagem ideais.

Por fim, os clientes fiéis. 

“Ah! Mas eu quero saber como aumentar as vendas da minha empresa com clientes novos. Esses eu já conheço!” 

Será? Você já sabe com exatidão o que o fidelizou? Em algum momento ele pensou em optar por um concorrente? Existem pontos em que a sua empresa poderia melhorar para, além de fiel, ele se tornar um cliente leal à sua marca?

Responder essas questões vai te ajudar a aumentar o número de clientes e conhecer profundamente aqueles já conquistados. Desta forma, podemos minimizar as chances de churn (taxa de abandono, desistências), ou, pelo menos, desenvolver munições corretas para resgatá-los.

Para isso, disponibilize pesquisas de satisfação, utilize indicadores, como NPS (indicador de promotores e detratores da marca), e ouça ativamente os feedbacks dos seus consumidores!

4 – Construa uma cultura organizacional com foco no sucesso do cliente

Se você já pensou: Eu tenho as melhores soluções, mas não consigo atrair clientes. Como aumentar minhas vendas?

Vamos responder com outro questionamento: São melhores para quem? As metas e objetivos dos seus produtos e serviços visam o quê? Se eles não estão focados no sucesso do cliente você, muito provavelmente, está perdendo vendas e investimento.

É necessário, portanto, estabelecer uma cultura organizacional com foco no sucesso do seu consumidor. Estamos falando desde o planejamento de produtos, a estratégias de cross e upsell, atendimento, marketing e pós-venda. 

Todos os setores e processos precisam estar voltados para oferecer ao cliente todo o suporte necessário para que ele conquiste os melhores resultados. 

5 – Tenha e apresente o seu diferencial para o mercado

Como falamos acima, o nível competitivo do mercado se alterou. Para vencer essa corrida e conseguir vender mais, a sua empresa precisa de um diferencial. 

Hoje, os preços, a qualidade e a cartela de produtos são muito parecidos. Então, por que o consumidor deveria escolher a sua marca?

Investir em uma equipeque surpreenda e em experiências de compra diferenciadas pode ser uma ótima solução. E, claro, se você conseguiu desenvolver produtos e serviços extremamente inovadores, mostre isso para o mercado.

Não basta ter um diferencial, você precisa mostrar e convencer os consumidores do valor dele! 

6 – Monitore indicadores importantes e “ajuste as velas”

Não faz sentido construir e aplicar estratégias incríveis, se a sua empresa não monitora os indicadores de cada uma delas. O processo de análise de resultados é extremamente importante para identificarmos falhas e ações que não alcançaram os objetivos pretendidos.

Esse passo auxilia na construção de estratégias mais eficientes, melhora o ROI e as chances de concretização de vendas e fidelização.

Saiba mais –  Como vender mais e melhor: 7 dicas para empresas.

Dicas de como alavancar as vendas online

Falamos acima sobre como aumentar as vendas de modo geral, mas, com a era digital, precisamos criar estratégias focadas para a internet. Veja algumas das principais dicas abaixo.

Esteja presente no universo online

Sabe aquela máxima de que se a sua empresa não está na internet, ela não existe? Pois é, acredite nela. Afinal, hoje é praticamente impossível atuar e aumentar as vendas sem oferecer canais virtuais de atendimento e vendas.

Muitos clientes preferem realizar suas compras online e passam a confiar mais em uma empresa se conseguem localizá-la nas redes sociais, sites e portais de avaliação. Essa é uma estratégia fundamental para aumentar o poder de dispersão da sua marca, melhorar a confiabilidade do seu negócio e desenvolver um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Nossa dica é criar um blog, investir em um e-commerce ou, se você ainda não possui conhecimento e capital suficiente, inserir a sua empresa em um marketplace. 

E não se esqueça das redes sociais. Elas são, hoje, os melhores canais de troca e comunicação com o seu público! Lembre-se de que estar presente demanda frequência, estratégia e agilidade, ok? 

Investir em marketing digital e de conteúdo é imprescindível para ter sucesso no universo virtual!

Ofereça ferramentas tecnológicas e estratégia omnichannel

A tecnologia é uma forte aliada para as suas estratégias de vendas, e não apenas no cenário digital! Ter sistemas de suporte, vendas, CRM, automação no marketing e multicanais de atendimento potencializa suas técnicas de venda tanto no on, quanto no offline.

É preciso automação e digitalização para competir no mercado atual, otimizar tempo e investimento!

Não se esqueça de que, hoje, não basta oferecer inúmeras ferramentas e canais de vendas, a sua empresa precisa investir em uma experiência omnichannel (multicanais integrados, que oferecem uma experiência fluída). Isso quer dizer que a integração e fluidez entre processos, setores e meios de comunicação é fundamental para conquistar mais clientes.

Capacite seus colaboradores!

Para ter sucesso em vendas é essencial investir em um time de ouro. Não estamos falando apenas de contratar profissionais de excelência, você precisa treinar e capacitar os colaboradores que já estão com você.

As práticas mais comuns são cursos, workshops, treinamentos online e inclusão de coaches que auxiliem a extrair o melhor de cada colaborador. Uma equipe capaz, motivada e eficiente é fundamental para colocar em prática todas as dicas que demos por aqui.

Onde fazer cursos para capacitar o time de vendas?

O IEV desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Comercial, o PDC, uma solução completa que desenvolve todo o potencial de vendas de vendedores, supervisores, diretores e empresários com as mais atuais técnicas de vendas e gestão comercial. 

Nossa equipe avalia as oportunidades do seu negócio para criar uma estratégia 100% personalizada para a sua equipe superar todos os desafios dela e alcançar o mais alto desempenho de vendas.

Quer evoluir o departamento comercial da sua empresa? Entre em contato com a equipe do IEV e comece hoje essa mudança.

reunião-estratégica-iev