Como dar desconto para clientes sem cair no prejuízo? 3 dicas estratégicas - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

“Vai um descontinho aí?” A frase clássica do consumidor pode dar certo na hora da compra, mas deve ser feita quando a loja propor a ideia. Afinal, você sabe quando e como dar desconto para clientes?

Sabemos que nos dias de hoje pagar um preço menor por determinado produto ou serviço alivia o bolso do consumidor. A prática é comum entre as empresas porque serve para fidelizar clientes. No entanto, a maneira como é feita pode prejudicar o fluxo de caixa da instituição, o que leva a constatação de que, em alguns casos, o desconto não serve para nada.

A fim de compreender melhor essa questão? Então vamos explicar a você como dar desconto para clientes e com isso aumentar a lucratividade da sua empresa sem perder dinheiro. Confira nossas dicas e boa leitura!

O que levar em conta antes de oferecer desconto?

Antes de saber como dar desconto para clientes, é preciso entender as razões para utilizar essa estratégia. Vamos dizer que você tenha uma loja de material de construção e resolveu diminuir o valor da cerâmica por um tempo porque há uma quantidade enorme no estoque.

A ideia soa interessante, mas pode ser um verdadeiro tiro no pé se não for planejada com cautela. Para isso, é preciso considerar 3 pontos antes de dar o desconto. Vamos a eles:

1. Conheça o seu produto

Saber o que se está vendendo é o princípio fundamental de um bom vendedor. Apenas o produto parado na loja não significa que ele deva ser oferecido como desconto. É preciso identificar a importância do material, a época em que ele mais tem saída do estabelecimento, entre outros aspectos relacionados à peça.

Pergunte a você mesmo para quem o material é necessário. Observe também qual a margem de lucro ao vendê-lo, e descubra como a concorrência consegue lucrar com o mesmo ou semelhante produto.

2. Saiba quem é o seu tipo de cliente

O bom vendedor conhece o cliente que pede desconto por quatro aspectos:

  • Os que desejam o produto a todo custo;
  • Os que justificam que o item não vale o preço estipulado;
  • Os que não tem dinheiro;
  • Os que desejam somente se dar bem na negociação.

Sendo assim, seu planejamento estratégico pode ser totalmente diferente de acordo com o tipo de cliente.

3. Explique claramente o desconto

Você precisa se comunicar bem com o cliente para que ele aceite suas justificativas de desconto. Unicamente reduzir o preço pode gerar dúvidas sobre a qualidade, portanto, programe-se para fazer uma campanha à altura da sua empresa.

Como dar desconto para clientes? Invista em 3 dicas

Existem circunstâncias em que aderir a redução de preço se torna bastante proveitoso. Veja quando e como fazer:

1. Ofereça um produto complementar

Una o útil ao agradável. Uma boa saída nessa situação é oferecer produtos compatíveis com o item comprado. Por exemplo, o cliente está comprando um carro? Que tal ceder o seguro de um ano como desconto? Essa tática faz sentido se o seu objetivo é elevar o número de vendas em sua empresa e se você tem margem para oferecer produtos extras como desconto.

2. Agilize a venda de algo no estoque

Como vimos anteriormente, um item parado não é bom sinal, isso porque ele parece não merecer o valor que representa, e, por outro lado, ele corre o risco de ser danificado em algum momento.

Financeiramente, como o produto não movimenta dinheiro ele é estocado por ser um empecilho para a empresa.

Nesse caso, use sua expertise e invista em dois tipos diferentes de promoções. São elas:

  • Venda uma peça com desconto se o cliente levar outro que não esteja na promoção, mas evidentemente deve estar relacionado ao item principal. Pense que, se você somente oferecer um item pela metade do preço, vai parecer desespero para tirá-lo daquele estado solitário na prateleira;
  • Realize uma oferta para os clientes em potencial. Por exemplo, você deseja vender um aparelho de celular parado prestes a sair de linha, então por que não ofertá-lo aos consumidores que já o compram em outra ocasião ou algo semelhante? Pense nisso!

Gostou da ideia? Essas são algumas maneiras interessantes de como dar desconto para clientes. Escolha a que mais a sua empresa se adequa e vá em frente!

3. Estimule o retorno do cliente

Você pode ter o cliente como seu aliado já na primeira compra em sua loja. Para isso, ofereça desconto durante este primeiro contato como, em um determinado prazo, comprar mais uma peça pela metade do montante. Outra opção é disponibilizar frete grátis.

Quais as desvantagens para dar desconto para o cliente?

O desconto é uma forma palpável de atrair o cliente, mas no tempo e na hora certa. Ao oferecer um produto repetidamente com quantia abaixo do mercado remete a sensação de uma empresa desqualificada.

Pense bem, o consumidor destoa a ideia de desconto dizendo ao vendedor que compra o produto pelo preço mais acessível e assim vai indicá-lo aos amigos, método usado para cativar o funcionário. Mas entenda, se ele gostar da mercadoria, vai levá-la com ou sem desconto.

E reflita: sua empresa quer ser reconhecida por aquela que dá desconto ou a que gera resultado? Isso não significa que você não possa reduzir o valor, porém é preciso saber como dar desconto para clientes no momento correto, como vimos até agora. De acordo?

Como aprender as melhores táticas de dar desconto para seus clientes?

Agora que você já sabe quando e como dar desconto para clientes, ou não, por que não investir em técnicas aprimoradas de vendas para si e aos demais funcionários?

Nesse sentido, convidamos você a conhecer os cursos de especialização em vendas do IEV para que aumente o seu poder sobre os negócios. Uma opção para investir agora é no Programa de Desenvolvimento Comercial que, ao longo de um ano, certamente você e sua equipe conseguirão atingir os seus objetivos de vendas.

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