Como liderar uma equipe à distância com eficiência - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Com a recomendação de isolamento social para prevenir a propagação da Covid-19, muitas empresas adotaram o home office, porém, para a maioria delas, esse novo modelo de trabalho ainda é um desafio. Os líderes têm o papel de dar a direção neste momento, alinhando as expectativas dos colaboradores e objetivos do negócio. Mas como fazer isso à distância?

O gestor precisa garantir que todos saibam das suas atribuições, das metas e consigam produzir sem supervisão de perto. É possível que a equipe se torne mais produtiva à distância, desde que fique claro: o importante é a entrega de resultados e não o tempo trabalhado, necessariamente.

Tendo isso em mente, separamos algumas atitudes e ferramentas que podem auxiliar no processo de gerenciar e otimizar o home office:

1 – Definição dos objetivos

O primeiro passo para lideraR à distância é definir qual o objetivo principal da equipe, assim como o planejamento que será adotado nesta situação especial. Reúna todos – por videochamada – e compartilhe as visões e metas para o time.

Deixe o mais claro possível para o que querem atingir como empresa, além do que espera-se individual e coletivamente.

Depois, peça para que todos digam quais suas funções e o que fazem diariamente. Essa parte é necessária para que o time tenha uma maior noção de como os processos funcionam, podendo pensar juntos em estratégias para alcançar os objetivos.

Dê espaço para que cada profissional compartilhe suas perspectivas, opiniões e sugestões. Dessa forma, o planejamento vai se costurando de um jeito mais fluído e rico e você ainda deixa seus colaboradores mais seguros.

2 – Estabeleça uma rotina

Manter uma rotina é de extrema importância, não só no âmbito individual de gestão de tempo de cada colaborador, mas também como equipe. Reuniões de alinhamento no começo e final do dia ajudam a marcar o período do expediente, bem como na resolução de pendências.

Existem inúmeras ferramentas online que dão conta do recado. O aplicativo Trello organiza as tarefas, possibilitando a classificação de acordo com a prioridade, plataforma, e também delimitando o tempo de entrega de cada uma delas. Já o Zoom é excelente para realizar videochamadas e reuniões, de preferência com pautas definidas e enxutas.

O Google Drive, por sua vez, permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, assim, vários colaboradores podem trabalhar no mesmo projeto sem precisar estar no mesmo lugar. Além disso, existem diversos aplicativos da empresa que podem ser integrados na mesma conta, como o Google Calendar, Google Sheets e Google Analytics.

3 – Mantenha a motivação

Apesar da distância, o líder precisa se fazer presente. Pela manhã, separe 10 minutos para contar uma história, por exemplo, usar uma metáfora, palavra de incentivo, um grito de guerra. Um começo positivo torna o dia mais produtivo.

Num momento de crise como este, faz parte das tarefas diárias tranquilizar a sua equipe, passar segurança. Para isto, esteja sempre disponível, seja por chat, WhatsApp, email, vídeo.

Aposte na transparência, encarando a distância como uma oportunidade de fortalecer a confiança entre seu time. Mesmo separados, eles devem saber que podem contar com você, da mesma forma, você poderá contar com eles.

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