Sua empresa precisa de novas iniciativas de como vender mais? Saiba que o seu negócio não está sozinho nessa meta.
Segundo a pesquisa Global Sales Enablement da Hubspot, 40% das empresas não conseguiram cumprir suas metas de vendas em 2020.
De fato, para muitas companhias 2020 não foi um ano de crescimento, mas sim de sobrevivência. Com isso, 2021 e os próximos anos serão de readaptação a um novo contexto de trabalho e também de vida.
No entanto, as mudanças de cada época oferecem oportunidades de encontrar um caminho para o desenvolvimento. É hora de arregaçar as mangas e reavaliar a sua abordagem de vendas!
Se o seu objetivo é aprender como vender mais e melhor nessa nova fase do mercado, confira as dicas certeiras que reunimos para te ajudar:
- Entenda o tipo de cliente que o seu negócio atende
- Melhore os processos de prospecção
- Utilize técnicas de venda persuasivas
- Invista na fidelização de clientes
- Saiba as etapas do seu funil de vendas
- Reestruture a sua equipe comercial
- Aplique a regra 80/20
Continue a leitura e aprenda em detalhes como fazer sua equipe vender mais utilizando essas dicas.
Como vender um produto mais rápido?
As dicas de como fazer mais vendas que reunimos neste artigo focam em pontos-chave do trabalho no setor de comercial
Você pode executar essas melhorias junto com a equipe para engajar todos os vendedores com as novas resoluções. Confira o que fazer para vender mais:
1. Entenda o tipo de cliente que o seu negócio atende
Cada negócio tem um ou mais tipos de clientes e conhecê-los é a primeira dica para alinhar ações focadas em como vender mais.
Se você tem clientes mais analíticos, pressioná-los para fechar uma venda, mesmo dando os melhores argumentos possíveis, só vai afastá-los da decisão. Afinal, para eles, é inviável fazer uma análise mais rasa.
Trabalhe na criação de buyer personas para conhecer melhor o Perfil de Cliente Ideal e saber como abordá-lo e conquistar a sua confiança.
Leia mais em >>> Buyer Persona: como criar o perfil do cliente ideal para suas vendas.
2. Melhore os processos de prospecção
Sabia que pelo menos metade de seus prospects (clientes em potencial) não são adequados para o que você vende?
Foi o que afirmaram 71.4% dos entrevistados em uma pesquisa da Sales Insights Lab, que constatou que 50% ou menos de seus prospects se provaram adequados para o que a empresa estava vendendo.
Conhecendo o seu Perfil de Cliente Ideal (vide item 1), é possível ajustar os tipos de prospecção (ativa, passiva, por parceiros, por indicação e mista) utilizados e associá-los a técnicas de vendas mais assertivas para alcançar os melhores resultados.
>>> Quer aprender como fazer isso? Baixe gratuitamente o e-book ‘Tudo o que você precisa saber sobre prospecção’.
3. Use técnicas de vendas persuasivas
Se o objetivo é vender mais, o tipo de prospecção deve andar junto com técnicas de vendas realmente persuasivas.
Não se trata de vender a todo custo, mas sim de utilizar as técnicas que terão influência sobre o seu tipo de cliente.
O objetivo das técnicas de vendas é conectar as necessidades dos seus potenciais clientes com o produto ou serviço oferecido. Não se esqueça desse detalhe!
4. Invista na fidelização de clientes
Talvez você já tenha ouvido falar que é mais fácil vender para quem já é cliente do que conquistar um novo, e é verdade.
Você pode ter ações voltadas para ambos, mas os seus atuais clientes são valiosos para fazer mais vendas.
Por isso, planeje campanhas personalizadas para os clientes que já compraram e faça ofertas imperdíveis. Analise o que eles já compraram para que suas sugestões sejam realmente úteis e despertem o interesse de compra.
Confira mais dicas exclusivas no e-book ‘Gestão de Carteira de Clientes: nunca mais perca uma oportunidade para a concorrência!’. O download é gratuito!
5. Saiba as etapas do seu funil de vendas
Querer vender mais e melhor não é motivo para pular etapas. Afinal, existe um motivo para que seu negócio tenha um funil de vendas para visualizar a jornada do consumidor.
O funil é essencial para que em cada etapa seja feita uma filtragem dos prospects e só sigam adiante aqueles que estão realmente interessados. Assim, as chances de vender mais aumentam.
Ajuste os processos de cada etapa se necessário e oriente a sua equipe de vendedores para que eles sigam todos os passos.
6. Reestruture a sua equipe comercial
Outra dica de como vender mais é reestruturar a equipe comercial para que as funções sejam bem distribuídas e não haja sobrecarga.
Avalie se para cada cargo do departamento comercial existe um profissional responsável ou se é necessário redividir a equipe.
Quer descobrir mais possibilidades estratégicas para a sua área de vendas vender mais e melhor? Fale com um especialista do IEV e saiba como despertar esse potencial.
7. Aplique a regra 80/20
Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, como vender mais. Essa afirmação se baseia no Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20.
A regra diz que agindo em 20% das causas é possível alcançar 80% dos efeitos desejados com uma iniciativa.
Então, você pode fazer mais vendas melhorando apenas 20% os seus processos de venda. Montamos um e-book exclusivo para ensinar como e onde agir para obter esse resultado.
Faça o download gratuito pelo link: Como vender 5X mais melhorando apenas 20% os seus processos.
Qual o segredo para uma boa venda?
O segredo para uma boa venda é investir em um conjunto de iniciativas como as que listamos acima para vender mais. Por meio delas, o atendimento e o monitoramento dos prospects vai ser mais eficiente e a satisfação do cliente estará garantida no final.
Aposte em treinamentos para fazer a sua equipe vender mais
Podemos dizer que vender mais é uma arte que sempre pode ser aperfeiçoada com novos conhecimentos.
Aqui no IEV, temos várias opções de treinamentos para as equipes comerciais adquirirem as melhores técnicas de vendas, como os cursos online de Especialização em Vendas e Especialização Avançada em Vendas.
Agora se o objetivo é fazer um trabalho em conjunto com especialistas em vendas, orientando a equipe dentro da empresa, o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) é uma excelente alternativa.
Entre em contato com a equipe do IEV e comece hoje essa mudança.