O que é uma consultoria comercial? Entenda como funciona o serviço - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Consultoria comercial é um serviço prestado por um profissional ou empresa especializada na área de vendas. A partir de sua expertise, o consultor auxilia o cliente a identificar e fazer melhorias em seus processos.

O objetivo de contratar uma consultoria em vendas é melhorar os resultados, corrigindo o que não está dando certo.

A partir disso, novos processos de vendas e ferramentas podem ser implementados para organizar as atividades e aumentar a produtividade da equipe.

Esse alinhamento de tarefas e funções do departamento comercial é importante tanto em grandes quanto em pequenas empresas.

Mas antes de começar sua pesquisa de empresas de consultoria comercial, continue a leitura e entenda as características e o que esperar desse serviço.

O que é uma consultoria comercial?

Uma consultoria comercial ou consultoria em vendas é um serviço feito por um consultor autônomo, ou uma empresa de consultoria, para ajudar negócios que precisam solucionar algum problema na área de vendas.

A consultoria entra em cena quando os resultados não alcançam o esperado e a empresa não consegue reverter o cenário por falta de entendimento do que melhorar exatamente.

Com um acompanhamento contínuo, o profissional passa a conhecer e a desenvolver uma visão estratégica do negócio do cliente.

Dessa forma, ele determina o direcionamento necessário para o projeto, quais processos devem ser melhorados ou incluídos para chegar no objetivo desejado.

O mercado global de consultoria cresceu bastante na última década. Segundo a plataforma de dados Statista, de 2011 a 2020, os ganhos do setor saltaram de US$ 107 para US$ 132 bilhões — com pico de US$ 160 bilhões em 2019.

Isso mostra que os negócios estão mais atentos às suas necessidades e mais propensos a buscarem ajuda especializada na área que precisam.

Como funciona uma consultoria comercial?

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O processo de consultoria comercial funciona a partir da demanda do cliente que busca por empresas especializadas na área que precisa melhorar. Nesse caso, estamos focando no setor de Vendas.

Quando um consultor é contratado, ele precisa ser contextualizado de forma detalhada sobre como funciona o departamento e quais processos a equipe realiza.

O diretor e o gestor, por serem os cargos responsáveis pelas estratégias de gestão de vendas, é que fazem essa apresentação que dá início a consultoria comercial

Com as informações, o consultor consegue listar:

  • Os problemas existentes;
  • Em que etapas eles acontecem;
  • Os gatilhos que geram as falhas.

Depois de fazer o diagnóstico do cliente e acompanhar o dia a dia da equipe de vendas, o consultor elabora um plano de desenvolvimento para começar o projeto.

Nesse plano, são detalhadas quais as soluções ideais para resolver os problemas existentes, as ferramentas que podem auxiliar nas melhorias, etc.

A equipe também recebe essas instruções depois que são aprovadas para poder colocar os planos em prática na rotina de trabalho.

O envolvimento de todos os membros da área comercial é importante para que a consultoria em vendas funcione e dê resultados. 

Afinal, o consultor tem um conhecimento especializado valioso que deve ser aproveitado pela equipe para que todos se fortaleçam e se motivem com as mudanças.

Quanto custa uma consultoria em vendas?

O custo de uma consultoria comercial varia de acordo com o formato do serviço que será prestado ao cliente. Então, dificilmente é um serviço tabelado.

A precificação das empresas de consultoria comercial levam em consideração detalhes como:

  • O tempo de serviço;
  • Se o projeto é presencial ou on-line;
  • O tamanho da empresa;
  • O nível de capacitação da equipe. 

Ao analisar uma proposta para o seu negócio, vá além do preço. Veja a qualificação que o profissional ou empresa oferece, seus resultados, avaliações de clientes, etc.

Assim, você consegue ter mais segurança de que vai contratar uma consultoria comercial que valerá o investimento.

Quais resultados esperar de uma consultoria?

Os resultados esperados com a consultoria comercial devem estar descritos no planejamento que o consultor monta depois de fazer a análise da empresa.

Dessa forma, os dois lados ficam alinhados em relação aos objetivos do plano de ação e os passos que serão seguidos para isso.

Além de resultados específicos de cada negócio, a consultoria comercial pode ajudar a:

  • Reestruturar o método de vendas da empresa;
  • Implementar novas ferramentas que otimizam o trabalho;
  • Aprimorar antigos processos; 
  • Reduzir os desperdícios de tempo e dinheiro;
  • Dar mais autonomia para a equipe de vendas.

Leia também: Como a Construfic criou processo comercial que aumentou em 15% o número de clientes.

Seu negócio precisa de uma solução única?

Agora que você sabe o que é uma consultoria comercial, está pensando que o seu negócio precisa desse tipo de serviço, mas também de algo mais?

A resposta para a sua necessidade pode estar na contratação de uma empresa que oferece uma solução única, unindo o acompanhamento comercial  e o treinamento contínuo para área de vendas.

Esse formato é a especialidade do IEV. Nosso objetivo é ampliar o campo de visão de líderes e equipes comerciais, com metodologias práticas e aplicáveis. 

Para isso, a equipe do IEV une os processos de consultoria comercial com treinamentos e especializações que melhoram a capacitação dos profissionais de vendas.

Com mais preparo, os membros podem executar com facilidade as novas estratégias, aumentando os resultados das vendas, produtividade e geração de novos negócios.

Além disso, os especialistas  do IEV também avaliam a performance da equipe, dando um feedback para a empresa da evolução tanto dos líderes quanto do time comercial.

Conheça o Programa de Desenvolvimento Comercial do IEV e capacite, simultaneamente, vendedores, supervisores e diretores com essa solução comercial única. 

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