Muito mais que um curso de vendas: capacite seu time comercial com o IEV!

Implementar a cultura de treinamento e desenvolvimento pode ser um desafio para muitas empresas. Apesar de muitas já entenderem a importância disso, por vezes acabam apoiando-se em cursos de vendas únicos, sem nenhuma associação com a realidade do vendedor.

Afinal, as capacitações dos colaboradores devem ser vistas como algo estratégico, com um bom planejamento por trás disso. Não é um curso único e isolado que fará com que ele alcance todo seu potencial.

Claro, ele pode passar informações interessantes e adquirir novos conhecimentos. Ainda assim, é importante entender que a aprendizagem do profissional deve ser um desenvolvimento contínuo

Ou seja, não pode ser visto como algo pontual, acreditando que um único curso irá ensinar tudo de importante para o time comercial. Ou, até mesmo, que você possa comprar qualquer curso de vendas sem se preocupar com a real necessidade dos seus vendedores.

Afinal, dentro do mundo comercial existem inúmeros processos, etapas, abordagens e técnicas diferentes que podem ser aprendidas. Certamente, o profissional da sua equipe conhece uma série delas. 

Exatamente por isso, é necessário avaliar o que ele realmente precisa aprender e onde estão os maiores gargalos. Apenas dessa maneira você faz com que o processo de aprendizagem seja realmente efetivo.

Por isso, ressaltamos que, talvez, um curso de vendas não seja o suficiente para alcançar os resultados que a empresa espera. Uma plataforma de treinamento corporativo, por outro lado, pode aperfeiçoar ainda mais o trabalho dos seus vendedores.

Ainda está em dúvidas sobre a melhor solução para sua organização? Então, continue a leitura e vamos, juntos, desenvolver mais sobre este assunto.

Vale a pena investir em um curso de vendas?

Depende do seu objetivo enquanto gestor. Se você quer que a sua equipe aprenda sobre um aspecto específico das etapas de vendas, como por exemplo, a prospecção, então pode ser que um curso voltado para isso cumpra com as suas expectativas.

Contudo, como falado anteriormente, dificilmente um curso ou treinamento único dará conta de tudo o que o time pode apreender do mundo comercial. Afinal, esse não é o trabalho de um dia, mas sim de anos.

Neste sentido, investir em uma plataforma de treinamento valeria mais a pena. Isso porque seria focado na educação corporativa que, segundo a pesquisa HR Innovation, é uma das principais tendências atualmente. Os números mostram que 76,5% das empresas devem priorizar investimentos nessa área.

Uma diferença central entre os cursos convencionais e a educação corporativa é que o primeiro, normalmente, é feito pensando a curto prazo, focando no conhecimento de habilidades e técnicas específicas para a área.

Em contrapartida, a educação empresarial é pensada mais a longo prazo, construindo uma boa relação entre as partes e, principalmente, com foco no comprometimento dos objetivos e visões da organização.

Educação continuada no time comercial

A educação continuada é um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo. Um termo que vem do inglês é o lifelong learners, que possui a filosofia de que “nunca é cedo ou tarde demais para se aprender”.

Uma vez que a missão da educação corporativa é o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, é possível englobar o aprendizado contínuo dentro da área. 

No fim, isso mostra algumas das vantagens de contar com uma plataforma de treinamento corporativo, ao invés de investir em apenas um curso específico. 

Principalmente quando essa solução de capacitação é baseada em métodos completos e personalizados, atuando com entregas de nível estratégico, tático e operacional

Qual a importância da capacitação em vendas?

Investir em mais do que um curso de vendas, mas em uma plataforma de treinamentos oferece diferentes benefícios, como:

  1. Oportunidade de desenvolvimento contínuo dos colaboradores;
  2. Aumento do engajamento e motivação da equipe;
  3. Diminuição da rotatividade e retenção de talentos;
  4. Alinhamento dos processos e de toda a equipe;
  5. Aumento da vantagem competitiva.

Mais do que isso, o objetivo dos treinamentos e capacitações oferecidos pela sua empresa não deve ser apenas ensinar os profissionais a “como fazer” determinadas atividades. 

Mas, o propósito deve ser alinhar as estratégias empresariais ao desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, trazer para o processo de aprendizagem habilidades e competências que são essenciais para a organização.

Isso vale tanto para os vendedores quanto para os gestores. Afinal, o treinamento de liderança é uma das principais maneiras de fazer com que a equipe comercial alcance todo seu potencial em vendas.

Inclusive, neste eBook, reunimos o passo a passo para você entender como liderar a equipe usando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos melhores gestores comerciais do mercado! Baixe agora mesmo.

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Veja agora, em detalhes, a importância de treinamentos e capacitações em vendas para o seu time comercial.

1. Desenvolvimento contínuo

O desenvolvimento constante dos colaboradores é algo crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Mais do que isso, é algo fundamental para ser bem-sucedido tanto na vida pessoal quanto profissional.

Uma vez que os profissionais estão aprendendo novas técnicas e abordagens que usam em seu dia a dia, sentem ainda mais vontade de aprimorar os seus conhecimentos. Afinal, isso os leva a desenvolver habilidades, possibilitando que encarem novos desafios e cresçam cada vez mais.

Você pode até pensar que os colaboradores não irão gostar da ideia de capacitações contínuas ou de uma plataforma de treinamentos, mas a verdade é que, se eles perceberem que têm um impacto real em suas vidas (pessoais e profissionais), então eles se engajarão cada vez mais nisso. 

2. Engajamento e motivação

Os treinamentos de vendas são uma das maneiras mais efetivas de engajar os colaboradores a darem o seu melhor dentro da instituição. 

Afinal, eles percebem o investimento feito pela empresa, além de estarem conquistando novas experiências que podem ajudá-los diretamente nas tarefas que desempenham.

Isso mostra que incentivar a aprendizagem contínua é uma forma de motivar as equipes e, consequentemente, de melhorar os resultados alcançados.

Além disso, ao investir na capacitação dos profissionais, eles se sentirão mais felizes, o que influencia na produtividade, como mostra esse artigo da Forbes

3. Diminuição da rotatividade

Ligado ao ponto anterior, é comum que os funcionários se sintam mais satisfeitos com a empresa quando percebem que ela está investindo no desenvolvimento deles não apenas para entregar mais resultados, mas para ser um profissional melhor em todos os sentidos.

Com isso, há a diminuição da rotatividade, um índice que quando está muito alto pode representar um grande prejuízo para a instituição.

Mais do que isso, temos a possibilidade de retenção dos talentos, principalmente quando as capacitações estão associadas a outras práticas de valorização dos colaboradores.

 4. Alinhamento dos processos e de toda a equipe

O processo de vendas é um documento orientativo que serve como um guia para o time comercial, certo? A partir do momento que você investe em treinamentos, essas etapas se tornam cada vez mais claras e evidentes para todos.

Além disso, há um maior alinhamento entre a equipe, proporcionando que todos trabalhem com maior sintonia e, principalmente, com foco nos mesmos objetivos.

5. Vantagem competitiva

Com a educação continuada é possível unir as principais competências que o colaborador deve fortalecer com o DNA da empresa.

Assim, terá o desenvolvimento de profissionais que possuem habilidades e conhecimentos imprescindíveis para exercer a sua função, mas que ainda conhecem a cultura da organização.

Além disso, a criação do conhecimento produz inovação contínua, o que gera a vantagem competitiva. Afinal, por meio desses novos aprendizados podemos melhorar os processos internos, transformando-os em procedimentos efetivos e rentáveis.

Ou seja, investir no aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais promove uma maior vantagem competitiva. Por fim, a capacitação dos colaboradores:

  • Valoriza o profissional;
  • Resulta no aumento da produtividade;
  • Melhora a qualidade do trabalho e das entregas feitas;
  • Otimiza os processos e os tornam mais eficientes;
  • Proporciona uma maior satisfação do cliente, o que possibilita sua fidelização.

Pensando nisso tudo, confira nosso eBook sobre treinamento comercial e a importância de pensar nas necessidades dos vendedores ao investir em mais do que um curso de vendas. Baixe gratuitamente!

Qual a melhor plataforma de treinamento corporativo?

A melhor plataforma de educação é aquela que se adapta ao seu modelo de negócio. Considerando, portanto, as especificações da empresa, a capacidade e as possibilidades dos colaboradores e os gargalos identificados em um diagnóstico personalizado.

Para escolher a melhor plataforma corporativa para a sua empresa, é importante estar atento a alguns recursos e requisitos fundamentais. Como:

  • Segurança e idoneidade: como estamos falando de uma plataforma que permite a avaliação, o monitoramento e o acompanhamento de diversos processos da sua organização, é fundamental investir em uma empresa confiável, segura e especialista no assunto;
  • Personalização: os recursos oferecidos pela plataforma corporativa devem atender às suas necessidades. Considerando, portanto, o nicho da empresa, os gargalos, o potencial de vendas e de desenvolvimento;
  • Acompanhamento e mentoria especializada: um gargalo muitas vezes presente no EAD é a falta do relacionamento humano. Contudo, ele é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de vendedores e líderes da sua empresa. Pensando nisso, é fundamental optar por uma plataforma que ofereça acompanhamento, eventos e mentorias que possibilitem essa troca. 

Lembre-se de que é por meio do relacionamento que a empresa de ensino corporativo pode mostrar o melhor caminho para evoluir o seu time com profissionais especializados nos mais diversos segmentos empresariais.

Sabe quem pode oferecer tudo isso e mais, fazendo com que o seu time comercial vá além e conquiste os maiores resultados em vendas? O IEV!

Conheça o IEV

O IEV é a solução de capacitação mais completa do mercado. Para isso, reunimos teoria, prática e os maiores especialistas do Brasil em um único objetivo: desenvolver todo seu potencial em vendas!

Afinal, nós sabemos que venda não é talento, mas sim uma ciência. Não à toa, o nosso foco é capacitar toda a sua equipe para construir um time de alto desempenho, acelerando os resultados e otimizando os investimentos em treinamentos.

Tudo isso é feito porque unimos o que validamos ao longo de 8 anos como a maior escola de vendas do País, para construir o programa para quem quer mais. Então, aproveite a oportunidade e conheça o Provendas!

Provendas: muito mais do que um curso de vendas

O Provendas atua no estratégico, tático e operacional, tornando toda a sua equipe comercial especialista em vendas. Ou seja, essa é a oportunidade de ter uma evolução completa diretamente na área mais lucrativa do seu negócio: vendas! 

O programa é baseado no método IEV, que identifica os desafios do seu negócio na área de Indicadores, Equipe e Vendas e entrega ferramentas e planos de ação para que você alcance mais resultados.

Indicadores

Na área de Indicadores, você contará com a ajuda de especialistas para superar os seguintes desafios:

  • Performance dos colaboradores;
  • Gestão estratégica x Gestão operacional;
  • Gestão através de números;
  • Criação de metas;
  • Definição de dashboard;
  • Principais métricas e dados;
  • Foco e produtividade.

Equipe

Quando falamos em Equipe, você vai descobrir como gerir uma equipe de alta performance, além de contar com os seus vendedores na busca por resultados. Para isso, você verá diferentes temas da área, como:

  • Liderança;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Engajamento;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Campanha de vendas;
  • Demissão;
  • Remuneração;
  • Cultura.

Vendas

Por fim, do pré ao pós-vendas, te ajudaremos com os desafios estratégicos e táticos do setor comercial. Como?

  • Mapeando os processos dos melhores vendedores e replicando-os nos outros profissionais;
  • Desenvolvendo um playbook de vendas que aumente a conversão;
  • Fazendo uma boa gestão de carteira;
  • Revisando seu script de vendas e tornando a abordagem irresistível;
  • Definindo os canais de vendas estratégicos;
  • Descobrindo se seus clientes estão indicando seus serviços;
  • Desenvolvendo a ampulheta de vendas e fazendo com que sua carteira se torne mais lucrativa;
  • Encontrando as melhores estratégias para fidelização;
  • Aprendendo a definir um catálogo complementar com o Mix de Produtos;
  • Otimizando a prospecção e explorando todas as oportunidades de vendas;
  • Estruturando os processos, do nível operacional ao estratégico, fazendo com que eles sejam eficientes, replicáveis e funcionais para toda a sua equipe.

Ou seja, muito mais do que um curso de vendas, o Provendas é o método mais completo e personalizado, aplicado de forma prática e com muito acompanhamento!

Quer saber mais sobre como o Provendas pode destravar todo o potencial do seu time comercial? Então, fale com um de nossos especialistas e vá além!

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