Estratégia empresarial: como garantir a vantagem competitiva do seu negócio?

Você sabe por que uma estratégia empresarial falha? De acordo com esta pesquisa, 67% das estratégias empresariais falham devido à má execução. 

Olhando mais de perto, entendemos que a “má execução” pode ser composta por diversos fatores, tais como: 

  • Entendimento raso ou nulo da estratégia por parte dos colaboradores (a pesquisa mostra que apenas 5% dos colaboradores entendem a fundo a estratégia da empresa para a qual trabalham);
  • Pouco acesso ao posicionamento estratégico.

Para te ajudar a contornar estas e outras questões relacionadas à estratégia empresarial, preparamos este artigo. Você vai entender o conceito, ver algumas dicas práticas para implantar e 3 bônus para tornar a sua gestão estratégica ainda mais eficiente! 

O que é estratégia empresarial?

Estratégia empresarial é o nome dado ao conjunto de planos e direcionamentos elencados pela empresa para orientar os caminhos da organização rumo ao objetivo traçado. 

Esta estratégia pode ter a dimensão macro — alinhada ao DNA da empresa — ou micro, direcionada para objetivos específicos, como a aquisição de um cliente ou a expansão do negócio. Neste caso, a estratégia empresarial ganha subdivisões, tais como: 

  • Crescimento;
  • Manutenção;
  • Redução;
  • Expansão; 
  • Investimentos; 
  • Etc. 

Por que a estratégia empresarial é fundamental para o seu negócio? 

A estratégia empresarial é fundamental porque assegura a estabilidade e o foco da empresa mesmo durante condições adversas, como crises, concorrência acirrada ou mesmo oscilações de mercado. 

Uma estratégia empresarial garante processos organizacionais direcionados e assertivos. E o impacto de processos bem desenhados é sentido em todas as esferas do negócio: da diretoria à força de vendas

Como elaborar uma boa estratégia empresarial?

A definição da estratégia empresarial tem, como base, uma ferramenta conhecida por quem acompanha o blog do IEV: o Planejamento estratégico. O planejamento deve ser o ponto de partida para o desenho das estratégias. Isso porque, no documento, estão contidos todos os desafios e metas do negócio a curto, médio e longo prazo. 

Com base nestas diretrizes, é possível desenhar estratégias que ajudem a alcançar os alvos. 

Em uma metáfora, poderíamos dizer que as metas e objetivos são o alvo. O planejamento estratégico é o arco e as estratégias empresariais, as flechas. 

Veja a seguir 5 passos fundamentais para entender como elaborar uma boa estratégia comercial. 

1. Avalie o cenário

Todo bom desenho de estratégia empresarial começa com uma avaliação do cenário. O planejamento estratégico é, sim, o ponto de partida ideal, mas não deve ser utilizado de forma cega. 

É fundamental aliar o documento a uma análise contextual. Isso garante que as estratégias sejam atuais e realistas. 

2. Trace metas SMART

A partir daí, é hora de começar a materializar a estratégia empresarial. Nossa dica é traduzi-la em metas SMART – Específicas, Mensuráveis, Realistas e Baseadas em prazos. 

Dessa forma, fica mais fácil entender de quem são as tarefas dentro da estratégia e quais são as prioridades.

Aliás, ter metas claras e compartilhadas com todos é um dos grandes segredos para fazer a empresa crescer de forma saudável. Isso porque o conhecimento é um driver de motivação.

Conhecendo seus objetivos, os colaboradores se sentem orientados e desafiados, tornando-se, também, mais dispostos a trabalhar para cumprir as metas. 

Há, inclusive, pesquisas que comprovam a relação de proximidade entre motivação e produtividade. Esta, por exemplo, da revista Varejo Brasil, afirma que trabalhadores motivados tendem a ser até 50% mais produtivos

Se você não conhece a metodologia SMART, assista ao vídeo abaixo para entender como utilizá-la em sua estratégia empresarial. 

3. Desenhe um plano de ação realista 

Além das metas claras, é importante que todo o time conheça os melhores caminhos para alcançar a estratégia empresarial desenvolvida. 

Uma boa forma de traçar estes caminhos é criando um plano de ação. O plano pode conter um checklist de atividades essenciais, tarefas designadas a cada um dos envolvidos ou rotinas que podem ser seguidas para aproximar a empresa dos objetivos traçados. 

Além de ajudar a guiar o time, o plano de ação é, também, uma forma de auxiliar a liderança na gestão da equipe

4. Implante a estratégia

Com planos de ação desenhados, é hora de implantar! Nossa dica é para que este processo seja conduzido com calma e muita participação. 

Afinal, estamos falando sobre um processo que conduzirá ao sucesso do negócio. Para isso, ele precisa ser cuidadosamente acionado. Sendo assim, teste cada uma das etapas, colete feedbacks dos vendedores e demais membros do time sobre eventuais dificuldades e sugestões de melhoria e por aí vai. 

Lembre-se de que, embora a atuação da empresa seja guiada pela estratégia empresarial, ela não deve ser engessada. Na verdade, a flexibilidade é fundamental para o sucesso de um negócio. É importante saber absorver tendências internas e externas e ajustar procedimentos para fluírem de acordo com elas. 

5. Acompanhe os resultados

Nenhuma estratégia empresarial pode ser considerada bem-sucedida se não for acompanhada de uma boa mensuração. Portanto, volte algumas casas e relembre o primeiro passo desta lista. 

A análise do contexto é uma boa oportunidade para sondar e elencar alguns indicadores que podem guiar a mensuração dos resultados estratégicos. 

Lembre-se também de estabelecer um período de análise e reanálise. Afinal, só é possível perceber progressos ou necessidades de melhoria com a ajuda de 2 variáveis: metas e comparativos. 

Dicas de ouro para uma gestão estratégica de negócios junto à equipe 

Agora que você já sabe o que é estratégia empresarial e como implantá-la na empresa, prepare-se para ir além! A seguir, você confere nossas dicas de ouro para garantir a gestão estratégica de negócios em sintonia com a equipe! 

Compartilhe a gestão

Uma boa forma de otimizar a estratégia empresarial é criando metodologias de acompanhamento de processos, como a gestão à vista. 

Trata-se de uma forma de organização das metas, objetivos e estratégias de maneira visual, de modo que toda a equipe seja capaz de acompanhar e se organizar para cumprir os prazos e concluir o plano de ação da empresa. 

A gestão à vista não precisa ser, necessariamente, um quadro físico nas paredes da empresa. Este é, sim, o modelo mais popular, mas não é o único disponível. 

Com a ajuda de ferramentas digitais (como o Trello, por exemplo), é possível organizar as demandas de forma virtual e colaborativa. 

Estimule uma cultura de inovação

Outra dica para otimizar a estratégia empresarial é estimular uma cultura de inovação na empresa. Isso significa dar espaço ao time para que avalie contextos e pense em soluções diferentes para solucionar demandas diárias. 

Além de estimular o engajamento, a cultura de inovação também possibilita que a empresa caminhe, de forma orgânica, rumo ao cumprimento de seus objetivos estratégicos. 

Realize treinamentos 

Por fim, nossa dica final para otimizar a sua gestão estratégica é realizando formações e treinamentos com o time

Por meio destes encontros, é possível fortalecer metas, reforçar protocolos, desenvolver habilidades essenciais e transformar seu time em uma equipe de alta performance. 

Se sua empresa está em busca de caminhos para tornar a estratégia empresarial mais eficaz e orgânica, o IEV pode ser o parceiro que você procura. 

Nossa empresa tem expertise em treinamentos de vendas para equipes, profissionais e líderes. Trabalhamos habilidades essenciais para uma performance de alta qualidade, como a inteligência emocional e a negociação. 

Quer saber o que mais o IEV pode fazer pela estratégia empresarial do seu negócio? Conheça nosso portfólio de serviços e entre em contato conosco para desenharmos, juntos, a melhor solução para a sua empresa!

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