Ideias para fidelizar clientes e melhorar seu relacionamento com eles - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

As ideias para fidelizar clientes são extremamente importantes para melhorar o relacionamento com eles.

De acordo com Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing”, conquistar um novo consumidor custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Ou seja, é muito mais vantajoso investir em ideias para fidelização do que demandar esforços para buscar novos possíveis compradores. 

Mas há outras vantagens em ter um consumidor fidelizado, como: ele torna-se um advogado da marca

Outro ponto é que essa pessoa fidelizada também age como um divulgador, indicando aos familiares e amigos o seu produto ou serviço. 

De acordo com a KPMG (2019), 86% dos consumidores fiéis à marca irão recomendá-la para outras pessoas. E, segundo a Nielsen, 92% dos clientes confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar sobre um produto ou serviço. 

Esses dados revelam a importância de trabalhar em estratégias de fidelização, pois além de aumentar a retenção dos consumidores e diminuir os custos para encontrar novos, também é possível aumentar a taxa de indicação.

Por esses motivos, veja ideias para fidelizar clientes e aumentar as suas vendas.

Busque o consumidor certo para o seu negócio

Antes de pensar em ideias para fidelizar clientes que você já tem, é necessário analisar toda a sua estrutura de prospecção e quem são os seus consumidores. Por isso, é preciso focar no PCI (Perfil de Cliente Ideal), possíveis consumidores que precisem do que você vende e tenham condições para realizar a compra.

Caso você não faça essa prática, você até pode vender uma vez para alguém que não tenha o perfil certo, mas fidelizá-lo será uma tarefa difícil.

Quando o cliente não tem as características necessárias para comprar o que você oferece, ao tentar fidelizá-lo, você apenas perderá tempo e esforços com ele. 

Trabalhe fortemente a assimilação e atração do que você vende

Ainda falando sobre os primeiros estágios de contato do cliente com você ou com o seu produto, ou serviço, trabalhe a visibilidade da sua marca e como você atrai os possíveis consumidores

Para realizar isso, é preciso fazer-se presente na vida dos consumidores, seja pelas redes sociais, propagandas ou apenas pelo relacionamento comercial.

Essas práticas são importantes porque, quanto maior e melhor for a visibilidade do que você vende para os clientes, mais presente você se fará na rotina deles, ganhando autoridade e relevância no mercado. 

Humanize o processo de vendas

As etapas da venda, quando feitas corretamente, centram o objetivo de todo o processo em ajudar o consumidor a encontrar uma solução para um problema através da venda consultiva

Dentre as ideias para fidelizar clientes, uma das mais importantes é proporcionar um contato humanizado e de qualidade desde o primeiro momento.

De acordo com a KPMG, 60% dos consumidores são fiéis a uma marca porque tiveram uma experiência positiva e sentiram empatia com ela. Ao proporcionar um bom atendimento e criar um ambiente favorável aos consumidores, é possível gerar esse sentimento, que é o caminho para a fidelização. 

Ser fiel aos valores, visão e posicionamento

Os valores, a visão e o posicionamento da marca também são fatores importantes para a fidelização.

É extremamente importante que a marca seja transparente quanto ao que acredita, pois isso faz com que mais clientes que têm os mesmos valores a sigam. 

Quando a empresa não se posiciona ou tem os valores bem definidos, ou quando ela os tem, mas não os segue, a tendência é que tenha uma má reputação no mercado.

O pós-venda para fidelizar os clientes

Não poderíamos falar sobre ideias para fidelizar clientes sem abordarmos essa etapa da venda

O pós-venda é a última etapa do ciclo comercial tradicional; é quando um vendedor ou o profissional do CS (Customer Success, que em tradução livre significa sucesso do cliente) contata o consumidor para entender o nível de satisfação dele quanto ao que comprou e também se precisa de algo, de alguma ajuda. 

Esse processo é essencial para desenvolver um relacionamento saudável e duradouro com o consumidor. Veja agora o que você pode fazer depois que ganhou um novo cliente!   

O que é pós-venda e como ele serve para fidelizar clientes

O pós-venda é a oitava etapa de um processo comercial convencional. Essa fase consiste em nutrir o relacionamento com os consumidores, instigá-los a comprar novamente e coletar feedbacks sobre como foi a experiência deles. 

Esse setor de uma empresa está preocupado em garantir que a experiência do cliente com o produto ou serviço adquirido seja boa. Sendo assim, o CS atua, junto ao time de vendas, no pós-venda. 

Dicas para aplicar o pós-venda e fidelizar os clientes

Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que o pós-venda faz parte do processo comercial. Ele não pode ser considerado como um bônus, pois é uma etapa fundamental para manter a carteira de clientes

Para aplicá-lo é necessário gerir bem a sua carteira e manter um contato sincero, e com um propósito com os consumidores. Para isso: 

  • Pergunte aos clientes como foi o atendimento durante o processo comercial, qual foi a experiência deles;
  • Descubra o que você poderia fazer para melhorar o nível de satisfação deles; 
  • Procure saber como tem sido a experiência do consumidor com o que ele comprou. Uma das perguntas mais importantes para fazer ao cliente na etapa de pós-venda é: “você nos indicaria a um amigo? Por quê?”. 

Ao realizar essas perguntas, você se mostra interessado no cliente, na experiência dele e em como pode ajudá-lo. 

Outras atitudes que contribuem com a fidelização são iniciativas no dia a dia com foco em agradar o consumidor, como: 

  • Ligar para o cliente no dia do aniversário para parabenizá-lo ou mandar uma mensagem; 
  • Não esperar uma data especial para dar um brinde ou um presente personalizado; 
  • Ao falar com o consumidor, não ficar somente no contato profissional, falando sobre os produtos e serviços, também falar sobre a vida pessoal; 
  • Adaptar a linguagem e atendimento ao perfil do cliente, a como ele quer ser tratado. 

Ao colocar em prática esses exercícios, é possível aumentar as chances de fidelizar os clientes. 

Como visto, essa prática tende a aumentar o seu sucesso comercial, pois se há mais pessoas fidelizadas, há mais segurança na carteira. Mas lembre-se, essas ideias para fidelizar clientes precisam ser colocadas em ação diariamente

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Fale com um de nossos especialistas e aprenda mais sobre estratégias de fidelização.