Analise as melhores franquias para investir e garanta o seu sucesso

As franquias são uma opção muito popular no Brasil, para quem deseja abrir um negócio, mas quer contar com algum apoio para guiar o caminho nos primeiros anos. Por isso, muitos empresários buscam pelas melhores franquias para investir e dar esse importante passo na carreira e na vida.

Em 2019, o relatório Desempenho do Franchising Brasileiro, publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que o setor teve um faturamento superior a R$ 186 bilhões, um crescimento de 6,9% relativamente ao ano anterior. Sem dúvida, é um setor promissor para investimentos

Ao escolher uma franquia, é importante observar a estrutura que a rede dá para os seus franqueados e o modelo de negócio. Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores franquias para investir, para diferentes perfis. 

Qual a melhor franquia para investir?

A resposta a essa pergunta vai depender muito do seu perfil, dos seus interesses e até mesmo do quanto você tem para investir. Fatores como o propósito da empresa, o impacto que gera na vida dos franqueados e da comunidade, a motivação e o engajamento dos líderes da rede de franquias também são fatores que devem ser levados em consideração. 

Especialistas no setor de franchising preveem que as melhores franquias em 2020 e nos próximos anos estarão nos ramos de alimentação, beleza e bem-estar, prestação de serviços e saúde. A seguir, vamos apresentar alguns pontos que você deve observar antes de escolher qual a melhor franquia para investir. 

Afinidade com o setor

Tanto quanto o conhecimento do setor, a afinidade com o nicho escolhido deve ser um dos primeiros fatores a serem levados em consideração ao escolher uma entre as melhores franquias para investir

Não adianta você abrir uma empresa só porque o setor está em alta. Assim como em um negócio próprio, você vai precisar estudar muito sobre o assunto do seu mercado, informar-se constantemente sobre as novidades, pensar e falar sobre isso todos os dias, por vários anos. Não ter alguma afinidade pelo nicho no qual você deseja atuar é o primeiro passo para não se dedicar tanto quanto necessário à sua empresa. 

Investimento inicial

Depois, é preciso ser realista: a quantia que você tem disponível para o investimento inicial pode ser determinante no tipo de franquia que você vai abrir. Algumas franquias requerem investimentos de milhões de reais, enquanto outras podem ser abertas com algumas dezenas de milhares. 

Ainda falando em dinheiro, você precisa olhar também se a previsão de lucros, até mesmo em um cenário pessimista, é suficiente para arcar com as suas despesas pessoais. 

Análise do potencial 

Neste ponto, é muito importante localizar a sua análise geograficamente. Vamos supor que você quer abrir uma franquia de lavagem de carros, mas vive em uma cidade com poucos veículos. Ainda que as estimativas gerais da rede de franquias sejam positivas, é bem provável que o seu negócio tenha um desempenho abaixo do esperado. 

Portanto, faça uma análise não só do potencial de mercado de uma forma geral, mas sobretudo na região onde você pretende abrir a sua franquia.

Experiência do franqueador

Um dos pontos principais das franquias é que o seu negócio já vem com um “guia” de como executar diversas atividades, como o atendimento aos clientes, o marketing e outros aspectos. Antes de escolher uma franquia, analise qual é a experiência do franqueador e que tipo de suporte ele dá para os seus franqueados.  

Quais as principais vantagens das melhores franquias para investir? 

Abrir uma franquia, em vez de um negócio próprio, tem uma série de vantagens. Mas somente as melhores franquias para investir terão esses benefícios, e você precisa estar atento antes de se decidir por uma. Veja a seguir o que as melhores franquias oferecem à sua rede. 

Credibilidade da marca

Certamente, começar um negócio que já tem uma reputação de mercado é uma enorme vantagem. O primeiro impacto disso é o fato de os clientes já conhecerem o nome e confiarem na marca da sua empresa — ao contrário de quando você tem um negócio próprio, que precisará construir a reputação da marca do zero. 

Além disso, o franqueador já tem um cadastro financeiro de confiança, que é “herdado” pelos franqueados. Assim, você poderá usufruir de descontos, prazos mais alargados para pagamento e condições especiais. Outra vantagem disso é vender produtos ou serviços que já foram testados no mercado e têm sua eficácia comprovada com o público.

Plano de negócios atualizado

O plano de negócio é um documento de base para qualquer empresa em qualquer estágio de desenvolvimento e deve estar sempre atualizado, de acordo com o contexto interno e externo do negócio. 

No entanto, uma grande parte dos pequenos empresários não têm a disponibilidade para fazer essa atualização constante do seu plano de negócio. Isso pode levar a impactos profundos no caso de cenários inesperados, como a crise da Covid-19, por exemplo. 

A rede de franquias fornece esse documento para os franqueados. Assim, você pode instalar ou até mesmo expandir o seu negócio de forma mais segura e com um nível de riscos mais controlado.  

Se você ainda tiver dúvidas sobre como elaborar um plano de negócios, assista ao vídeo abaixo, que ensina a preencher o seu Business Model Canvas de forma simples e eficiente:

Custos partilhados

Alguns custos das franquias, como os investimentos em propaganda, são divididos entre toda a rede de franqueados. Isso representa uma grande economia para o empresário, uma vez que ações de marketing podem demandar investimentos substanciais. E a melhor parte é que essa redução nos custos não representa uma menor exposição — ao contrário, a rede de franquias garantirá a qualidade, a coerência e a frequência das ações promocionais e de publicidade. 

Outros custos, como o de aquisição de equipamentos, máquinas e até mesmo insumos, também sofrem uma redução. Como a rede de franquias compra em grande quantidade, consegue negociar melhores preços com os fornecedores. 

Receita recorrente

Algumas redes de franquia oferecem um modelo de negócio baseado na receita recorrente. Ou seja, o consumidor assina um contrato com a empresa e paga uma quantia fixa pela prestação de um serviço mensalmente. 

Entre as principais vantagens desse modelo, estão uma maior previsibilidade do faturamento da empresa. Outro aspecto que atrai muitas pessoas para franquias que têm esse tipo de serviço é uma maior capacidade de superar a sazonalidade. Uma vez que o serviço é prestado (e pago) de forma contínua, não há quebras bruscas no faturamento da empresa.  

Agora que você já sabe como analisar as melhores franquias para investir, o convidamos a conhecer o Instituto de Especialização em Vendas (IEV). A empresa foi fundada em 2014 e já tem mais de 40 unidades em todo o país. 

O IEV é especializado na capacitação e na profissionalização de gerentes e vendedores. Com o propósito de mudar o mundo por meio das vendas, usando uma metodologia prática e ajudando as empresas a venderem mais e melhor. Conheça a franquia do IEV e veja o impacto positivo que os franqueados têm na vida de milhares de pessoas!