O que é cultura organizacional? Entenda a importância para a empresa e para as vendas - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos que uma empresa define e compartilha com os funcionários, fortalecendo sua imagem e propósito no mercado.

Quando a cultura organizacional cria um ambiente de trabalho positivo, influencia diretamente tanto quem já está na equipe quanto novos talentos em busca de oportunidades.

Por isso, todo profissional deve conhecer esses princípios na hora de buscar por uma vaga de emprego, pois toda a experiência será influenciada por eles.

Provavelmente, você já conheceu alguém ou já vivenciou em algum trabalho uma atmosfera negativa que acabou gerando saídas da equipe, não é mesmo?

Parte desse problema tem a ver com a cultura organizacional que é disseminada e fortalecida pelos líderes do negócio.

Se estruturada da forma correta, as empresas podem entender o que representa a cultura organizacional e colocá-la em prática de forma favorável com a ajuda do departamento de Recursos Humanos.

Entenda melhor qual é a definição de cultura organizacional, seus objetivos e os tipos de cultura que podem existir. Boa leitura!

O que é cultura organizacional?

O autor norte americano Edgar H. Schein, um dos primeiros a se dedicar aos estudos organizacionais, define em seu livro ‘Cultura Organizacional e Liderança’ que:

“A cultura representa para grupos e organizações o mesmo que o caráter para indivíduos”.

Dessa forma, a cultura organizacional se manifesta na convivência entre as pessoas, em como as decisões de negócios são tomadas, em quais critérios são considerados, etc.

Alguns valores são mais palpáveis, já outros são percebidos nas atitudes, enquanto outros são apenas sentidos.

Para integrar um novo colaborador nesse contexto, as empresas investem em um processo chamado de onboarding, que funciona como uma imersão para que o colaborador se envolva com a empresa.

O Google é uma referência frequente quando se trata de cultura organizacional. No IEV também valorizamos as características da nossa cultura para aproximar esses conceitos dos nossos clientes.

Os 3 níveis da cultura organizacional

Para ajudar a tornar a definição algo menos abstrato, Schein estabeleceu três níveis da cultura organizacional. São eles:

1. Artefatos: são as características mais fáceis de identificar, como o código de vestimenta da empresa, a estrutura hierárquica, o organograma da empresa;

2. Valores compartilhados: são as normas criados pelo fundador, ou seja, os valores já sedimentados e que todos reconhecem e seguem;

3. Pressuposições básicas: são as crenças e os sentimentos inconscientes em relação à organização e seu propósito, e que são menos prováveis de se alterar.

Os três níveis juntos constroem a identidade da empresa, que vai influenciar tanto o ambiente interno de trabalho quanto a imagem da empresa no mercado.

Qual o objetivo da cultura organizacional?

O objetivo de criar uma cultura organizacional forte é conseguir gerar senso de pertencimento na equipe.

Se todos abraçam os mesmos propósitos e valores, a missão e a visão do negócio podem ser alcançadas, pois o trabalho estará alinhado e todos caminharão para um mesmo objetivo.

Esse conceito passa pela ideia de “vestir a camisa”, como muitos se referem ao ato de abraçar o negócio e se dedicar a ele.

A cultura da empresa é a responsável por despertar esse senso de compromisso. Para isso, as organizações precisam ser coerentes, especialmente entre os líderes, que devem conduzir o planejamento e guiar suas equipes de forma consistente para alcançar os objetivos e metas.

Como determinar a cultura organizacional da sua empresa?

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A cultura organizacional é importante para diversos aspectos do negócio, como o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais, a retenção de talentos e a redução da taxa de turnover (rotatividade), entre outros aspectos.

Então, na hora de determinar a cultura organizacional siga os seguintes passos:

1. Defina a missão, visão e valores da empresa

Além de serem fundamentais para o planejamento estratégico, a missão, a visão e os valores também fazem parte da cultura organizacional.

Dessa forma, os líderes determinam onde querem que o negócio chegue e qual imagem querem construir no mercado.

2. Alinhe a visão interna e a externa

Não basta definir apenas qual a visão externa que a empresa deseja ter, é importante alinhar a percepção interna que a equipe tem do negócio.

Se as definições se alinharem com a forma que a equipe vê o negócio, isso aumenta as chances de conseguir criar uma cultura organizacional forte.

Para isso, o departamento de Recursos Humanos pode criar uma pesquisa anônima para que a equipe responda de forma sincera sobre o negócio e o trabalho. 

3. Descreva os aspectos gerais da cultura

É importante detalhar as regras que devem ser seguidas por todos, as práticas que vão nortear o trabalho, os comportamentos aceitos e os não toleráveis, entre outras políticas internas.

Cada documento deve ser oficializado e divulgado para toda empresa. Para facilitar o acesso, podem ser enviadas newsletters informativas, criados quadros internos, entre outras ações.

Lembre-se de que é importante usar uma linguagem acessível para facilitar a compreensão e a prática de cada regra criada. 

A importância da cultura para vendedores

Assim, como existe a cultura organizacional que norteia a empresa como um todo, a equipe de vendas também possui uma cultura para vendedores.

O departamento estabelece normas, valores e atitudes que orientam os vendedores a favor dos mesmos resultados.

A partir do planejamento geral, a área comercial ganha suas próprias metas, que vão orientar o trabalho da equipe.

Dessa forma, o time pode determinar quais posturas favorecem os objetivos como transparência, confiança e disponibilidade.

Com essas informações, os vendedores que chegam podem ser melhor orientados, o que facilita o alinhamento com a cultura do departamento de vendas.

O objetivo de criar uma cultura departamental também é criar um ambiente de trabalho favorável e que estimule o desenvolvimento.

Fortaleça a equipe de vendas da sua empresa

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional e como ela é importante na área comercial, pode analisar as necessidades da sua equipe de vendedores e buscar soluções.

Treinamentos e especializações são úteis para fortalecer conhecimentos, habilidades e atitudes , e ajudar a alcançar objetivos que foram traçados. Além, é claro, de fortalecer as habilidades que definem a cultura de vendas.

Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV) pode ajudá-lo. Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de líderes e equipes comerciais, com metodologias práticas e aplicáveis. 

Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos de vendas do IEV. Possuímos treinamentos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!